14 junho, 2017

Como é voar de Alitália – Voo direto São Paulo/Roma

Ciao amici! 

Cheguei na Itália entrando por Roma pela Alitalia! Comprei as passagens em dezembro de 2016 (seis meses antes do embarque), antes da divulgação da crise financeira que a companhia atravessa (leia mais aqui). Dica: como de costume nas companhias aéreas, comprar passagens de ida e volta barateia o custo, mesmo se você vem em definitivo e não usará os bilhetes de retorno.

A qualidade dos serviços de embarque e de bordo atendem bem às expectativas. Essa foi a quinta vez que viajei de Alitália (dez trechos entre internacionais e domésticos) e em todas as vezes não tive problemas. Pelas minhas experiências anteriores posso dizer que a companhia supera outras como TAP e Ibéria e se compara à Lufthansa e Latam (voos internacionais).

Check-In
Fiz o check-in sem problemas 72 horas antes do embarque por meio do site na Alitália. Escolhi gratuitamente os assentos e utilizei o cartão de milhas da companhia (MilleMiglia). Os e-tickets são recebidos por e-mail, mas ao despachar as bagagens você também recebe os cartões físicos de embarque.

Serviços de Bordo
Sim, os comissários são italianos e te atenderão com muita cordialidade na língua deles (nossa hehe)! Mas também arriscam algumas palavras em português! Na dúvida, pasta é massa, carne é carne, acqua é água e vino é vinho! Aproveite a oportunidade e tenha ainda em ares brasileiros seu primeiro contato com a bellissima língua de Dante Alighiere!

Pois bem, vamos ao que interessa!

O voo, em classe econômica com duração de aproximadamente 11 horas, partiu de São Paulo às 15hs. Por volta das 18hs é servido o jantar. As opções são pasta (um tipo de lasagna) e carne (com legumes), padrão avião, ou seja, comida congelada mas ”comível” 😅. Acompanha um pãozinho, salada, queijo, peito de peru, uma sobremesa ou frutas. Para beber vem a parte boa: vinho branco, tinto, cerveja, suco, água ou refrigerante, tudo incluso (e muito bem pago já na passagem aérea!).
Viagem passagem aéreo voo São Paulo Roma Itália Milão


Faltando duas horas para a aterrisagem é servido o café da manhã: frios, pão, pão doce, geleia, manteiga e iogurte. Para beber café, suco ou água. Nota 8,0 para o serviço de alimentação!
Viagem passagem aéreo voo São Paulo Roma Itália Milão


Desde o fim de 2016 a Alitália realizou modernizações no sistema de entretenimento dos voos internacionais. As telas individuais deixaram de precisar do controle e agora são touch, com entrada de USB (ótima opção para chegar em solo italiano com a bateria do celular 100% carregada!).
Viagem passagem aéreo voo São Paulo Roma Itália Milão


A caixa metálica desagradável que diminuía (e muito!) o espaço das pernas embaixo das poltronas foi reduzida para menos da metade do tamanho! Ponto pra companhia!
Viagem passagem aéreo voo São Paulo Roma Itália Milão


Wi-fi no voo
A Alitália oferece a opção (paga 😬!!) de wi-fi a bordo! Não utilizei o serviço, portanto não posso garantir a qualidade, mas o sinal no avião é forte e estável! Custo: $2.00 por 10 MB, $6.00 (50 MB), $12.00 (90 MB) ou $20 (200 MB) e o pagamento é por PayPal ou cartão de crédito (habilitado para utilização internacional).
Viagem passagem aéreo voo São Paulo Roma Itália Milão

Você já voou de Alitalia? Teve as mesmas impressões? Deixe seu comentário!
Arrivederci!