25 junho, 2017

TransferWise x Seu banco no Brasil

Salve Amigos! Tutto bene? Já nos primeiros dias aqui na Itália precisei transferir dinheiro do Brasil duas vezes: a primeira para a assinatura do meu contrato de aluguel (contei AQUI ) e a segunda para mobiliar a casa e utilizar nos gastos do dia a dia.

Fiz a primeira transferência por meio da minha conta corrente no banco que utilizo no Brasil. Como transferi para a conta de um terceiro (o proprietário do imóvel) me senti mais segura em fazer a operação entre bancos.

Resultado? Mais custo, mais tempo de espera e mais burocracia!

Faço aqui o relato como consumidora, nas minhas duas experiências. Para detalhes técnicos sugiro consultar um profissional do ramo!

Enviar Remessa de Valores para o Exterior por meio de sua conta bancária

O primeiro problema que tive foi com relação ao valor. Depois de não consegui realizar a transação pelo bankline, fui informada pelo meu gerente que seria necessário realizar um tipo de aprovação prévia na minha conta para que pudesse transferir a quantia que precisava. Claro que me informei quando ainda estava no Brasil, mas parece que sempre terá as letras miúdas que ninguém (com boa vontade) te informa! Prazo para a aprovação dessa proposta de negócio: CINCO DIAS ÚTEIS, o suficiente para eu perder o negócio. Resumindo, tive de fazer a transferência só de metade do valor e completar com as reservas que trouxe do Brasil em espécie.

A operação da Remessa levou cinco (5) dias para chegar à Itália e ainda assim não aparecia na conta corrente do proprietário: para receber o valor, o correntista daqui teve de ir até o banco autorizar a entrada do dinheiro.

Enviar Remessa de Valores para o Exterior pelo TransferWise

envio de dinheiro para o exterior transferwise


Ainda no Brasil fiz meu cadastro no TransferWise e baixei o aplicativo no celular. Tudo muito simples e intuitivo.

Como está descrito no site, o TransferWise funciona assim: “Em vez de fazer uma transferência internacional, são feitas duas transferências locais. Por exemplo, se você deseja enviar reais  para o euro, em vez de fazer uma transferência internacional com taxas elevadas, o TransferWise faz duas transferências locais. Você enviará seus reais para a nossa conta no Brasil. E nós enviaremos o dinheiro da nossa conta em euros para sua conta. Assim, o dinheiro não viajou internacionalmente”.
Enquanto o banco levou cinco dias para mandar meu dinheiro para cá (dinheiro que já estava disponível na conta corrente deste próprio banco), o valor da remessa realizada pelo Transferwise chegou no meu IBAN aqui da Itália em DOIS dias!!! Simmm!!! Paguei o boleto (e ainda teve a compensação do boleto!) numa quarta-feira e na sexta o dinheiro já estava na minha conta, sem nenhuma necessidade de aceitação prévia.

Custo Banco x TransferWise

Vamos ao que realmente interessa! O custo!

O valor do câmbio do banco foi maior em comparação às casas de câmbio ou ao TransferWise, assim como a taxa pelo serviço. A taxa eu já esperava, mas com relação ao câmbio, me surpreendi com a diferença. Isso porque os bancos definem suas próprias taxas de câmbio para lucrarem com as transferências. Aí a surpresa passou. Rs.

O valor efetivo total (para ficar comparativo) saiu:


BANCO
TRANSFERWISE
VET
R$ 3,88
R$ 3,76

Ou seja, com o TransferWise economiza-se (em média) 0,12 CENTAVOS DE REAL para cada EURO enviado ao exterior... Nessa brincadeira, minha economia foi de R$ 480,00 !!!

Mais um ponto positivo para o TransferWise

A cada nova atualização do processo de envio você recebe um e-mail com o status da solicitação. É possível ficar sempre informado sobre como está andando seu processo, em cada estágio, assim como a previsão de recebimento do valor.

Motivo da Remessa

Vale a pena lembrar que no meu caso, que faço as transferências dos meus recursos no Brasil para meu benefício próprio no exterior, com valores não superiores aos 100 mil reais, o motivo que justifico a transferência é o de Auxílio financeiro à família ou manutenção de residentes no exterior. Para esse motivo, não é necessário anexar à operação nenhum documento extra (como imposto de renda, contratos etc.), o que se faz necessário em outras finalidades de utilização do recurso, com incidência de imposto de renda inclusive!

Para mais infos sobre o TransferWise, assista esse vídeo AQUI!

Bacione a tutti!