29 maio, 2019

Como é financiar a casa própria na Itália - O "mutuo"

Ciao a tutti!

Quero compartilhar aqui como foi a experiência de compra (financiamento/mutuo) da nossa casa própria na Itália (fato que justifica imensamente o tempo que fiquei sumida daqui do blog)! 😄😏🙆

Mas, para o texto não ficar muito longo e pela grande semelhança com o Brasil que existe em todo o processo, decidi fazer em tópicos, focando principalmente no passo a passo. Veja o que acham e me façam perguntas caso necessário! Vamos lá!

Comprar casa na Itália



A busca pela casa perfeita
Indico sempre o site immobiliare.it. É um site excelente que traz milhares de imóveis na Itália toda e ainda oferece dezenas de filtros para facilitar as buscas como valores, metragem, número de cômodos, gastos extras como condomínio, etc. São as imobiliárias que expõem seus imóveis ali. Portanto, basta contatar o corretor e agendar a visita.  

O cheque caução (assegno)
Uma coisa que no começo nos deixou apreensivos foi ter de deixar um cheque caução (nominal ao vendedor) no valor de 5 mil euros para demostrar nosso interesse em fazer a aquisição do imóvel. Nos informamos e vimos que esse é o procedimento comum por aqui. A partir da entrega do cheque e da assinatura de um contrato de intenção de compra a casa fica parada para qualquer outro possível comprador que aparecer. Como todo o processo no banco para a obtenção do financiamento leva alguns meses, é uma segurança também para os compradores que o vendedor não vai fechar negócio com outra pessoa antes de você ter uma resposta da instituição financeira. No final do processo o cheque nos foi devolvido, ou seja, nunca foi depositado e esse valor não fez parte do negócio. Aqui o importante é entender as cláusulas do contrato. No nosso caso, o valor seria devolvido sem nenhum custo caso o banco tivesse negado o financiamento, por exemplo. Vale ficar atento para não perder dinheiro à toa! 

O que significa "Mutuo"
É o que conhecemos como Financiamento de Imóveis no Brasil. Aqui, o prazo para financiamento varia de 5 a 40 anos, desde que quitado antes do comprador completar 70 anos. Quanto mais longo, mais juros!

O Broker
É a figura intermediária entre o cliente e o banco. Esse profissional tende a conseguir junto às instituições financeiras o crédito para a liberação do mutuo para os clientes. Além de sua  comissão os juros concordados costumam ser menos atrativos que quando o negócio é feito diretamente com o banco. A imobiliária nos ofereceu o contato de alguns profissionais parceiros deles, mas optamos por solicitar o mutuo diretamente ao banco, sem a figura de terceiros. 

Pedindo Financiamento no Banco
Documentos de todos os componentes do núcleo familiar. 2 anos de residência (com entrevista com o diretor da agência bancária onde temos conta conseguimos fazer com 1 ano e meio de residência na Itália). Contrato de trabalho a tempo indeterminado do requerente ou de ao menos um cônjuge. Relações positivas com o banco  e com o país (lê-se "nome limpo" na praça), relacionamento de pelo menos um ano com o banco. Assim como no Brasil, a chance do banco aprovar o financiamento da casa será maior se o valor de entrada for de pelo menos 20% do valor do imóvel. De qualquer forma, nada impede do banco aprovar um financiamento de 100% do valor do bem.

Comprar casa na Itália


Taxas e Incentivos
Assim como no Brasil as taxas de financiamento podem ter juros fixos ou variáveis. Para a primeira casa os juros são bastante reduzidos, assim como para compradores com menos de 35 anos de idade o incentivo do governo prevê taxas mais baixas. Para mais detalhes, sugiro procurar no site das grandes instituições bancárias da Itália como Intesa São Paulo, Unicredit, entre outras.

Visita do engenheiro - Perícia do Imóvel
Assim como no Brasil, todo o processo de aprovação do Banco passa pela visita do engenheiro, que avalia as condições estruturais do imóvel assim como a coerência do valor acertado entre as partes.

Gastos certos
- 5% de comissão da agência imobiliária (esse valor pode variar, mas na maioria das vezes pagam tanto quem compra como quem vende, o valor de 5% do valor do imóvel cada parte).
- Perícia do Imóvel: valor na casa dos 320 euros variando de região, instituição financeira,etc., pagos diretamente ao banco.
- Processo de solicitação do financiamento junto ao banco: despesa na casa dos 850 euros.
- Gastos com o registro do contrato estão em torno dos 2% do valor do Imóvel. 
- Despesas com os atos notoriais na casa dos 3.600 euros.

Pode-se dizer, em síntese, que um imóvel no valor de 100 mil euros têm um custo médio de documentação de 11 mil euros para os compradores.

A reunião com o notaio e a entrega das chaves
Notaio é o "cartório de imóveis" aqui na Itália. É o profissional que é reconhecido pelo Estado como oficial público para lavrar os atos da compra e venda de imóveis, por exemplo. Muito semelhante ao Brasil, na reunião com o notaio estão presentes os vendedores, os compradores, um representante da agência imobiliária que intermediou o negócio e um representante do Banco, para casos de financiamento como o nosso. O notaio então faz a leitura de toda contrato de compra e venda do imóvel. O banco passa o cheque administrativo (assegno circolare) no valor total do imóvel para os vendedores e as chaves são entregues nesse momento.

Comprar casa na Itália

Prazos
No nosso caso aconteceu de tudo! Desde gerente entrando em licença maternidade e "abandonando" nosso processo de financiamento até o diretor da agência "encrencando" que tínhamos menos de dois anos de residência na Itália. Mas de forma bem sucinta, fizemos a primeira visita ao imóvel em julho e pegamos as chaves em novembro. Então, tudo resolvido em aproximadamente 4 meses.

Espero ter sido clara e não tão chata com tantos termos técnicos!

Bacione e alla prossima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário