16 junho, 2017

PostPay Evolution, você conhece?

Buongiorno! No tópico anterior (que você pode ler aqui) contei um pouquinho sobre como fiz o planejamento da grana para me mudar para a Itália. Mas planejamentos furam, e ainda bem que o meu furou!

Como contei, trouxe uma reserva em espécie para me manter por um tempo, mas tive a sorte (e muita sorte!) de conseguir alugar uma casa ainda no primeiro mês aqui na Itália! Uhuuul! O assunto do aluguel rende e contarei no próximo post, mas para resumir: os proprietários aqui na Itália solicitam um adiantamento de três alugueis na assinatura do contrato e para não perder o negócio, lá se foi uma boa parte do dinheiro que trouxe em espécie...

Aí bateu o desespero: a grana tinha ficado curta!

Não tinha salário aqui então precisava transferir recursos do Brasil. Mas para onde? Não tinha conta em banco, não tinha comprovante de residência, nem residência fixada na prefeitura da cidade. A opção foi...


Esse cartão-salvador-da-pátria nada mais é que um cartão de débito, pré-pago e recarregável, fornecido pelos Correios da Itália (Poste Italiane). Com ele é possível fazer as principais transações de uma conta corrente como saques, depósitos, transferências, compras na bandeira MasterCard, crédito do salário e colocar contas de consumo em débito automático como gás, luz e internet. Tudo isso graças ao código IBAN (International Bank Account Number) atribuído a ele, que funciona como o número de uma conta corrente.

Dinheiro Câmbio Remessa para o Exterior

Adquirindo seu PostePay Evolution

Em qualquer agência da Posta é possível adquirir seu Evolution, a um custo de 5.00 euros. Basta apresentar sua carta d’identità ou passaporto e seu codice fiscale (CPF italiano). Importante: em algumas agências não são aceitos protocolos do codice, apenas o documento em formato de cartão. Caso você não o tenha, poderá apresentar a Tessera Sanitária, que consta o número do codice fiscale.

No ato da aquisição é necessário fazer um carregamento de 10.00 euros referente à mensalidade do primeiro ano (sim, a tarifa é debitada apenas uma vez por ano!). E a partir daí é só utilizar! Você já sai da agência com seu cartão e uma senha pré-definida. Para não ter surpresas desagradáveis lembre-se de ler com atenção as informações do contrato, pois alguns serviços são tarifados.

Para gerenciar as transações, baixe o app do PostePay no celular. Super fácil de usar e intuitivo!

Dinheiro Câmbio Remessa para o Exterior

Hoje tenho as minhas contas de consumo em débito automático diretamente no Evolution e também recebo as remessas de dinheiro do Brasil diretamente nele... mas isso é assunto para uma próxima conversa!

Baci!