Buongiorno!
Hoje quero contar sobre como foi
minha primeira experiência ao levar minha filha ao pediatra pela primeira vez
aqui na Itália. Com quase 10 meses de residência definitiva foi a primeira vez
que ela apresentou febre alta e muitas queixas de dor de cabeça e dor de
garganta.
Como já contei AQUI, ao realizar o
cadastro na Agência Sanitária do comune eu escolhi o pediatra meio que “às
cegas”. Isso porque como era recém chegada aqui, não tinha indicação e optei
por escolher aquele mais próximo da minha casa. Para crianças até 14 anos a
escolha do médico da família deve ser o pediatra. Após essa idade, realiza-se a
alteração para um clínico geral.
Pois bem. Ao fazer a escolha
recebi uma guia com os dados da pediatra (é uma doutoressa), endereço, telefone
e horários de atendimento. Liguei antes de ir até o consultório e agendei a
consulta para o dia seguinte de manhã. Havia, entretanto, vaga para o mesmo
dia, mas como ela estava na escola, com a febre controlada, optei por levá-la
na manhã seguinte.
Fomos atendidas exatamente no
horário agendado, pela própria médica que fica sozinha no consultório. Existe
apenas uma antesala de espera e a sala de consulta da médica.
Minhas impressões
Totalmente positivas! A pediatra
foi super acessível para que eu explicasse os sintomas e interessada em ouvir
detalhes. Examinou a minha filha de forma muito completa, não só com relação às
queixas, mas outros fatores como desenvolvimento e puberdade. Sobre isso,
inclusive, me deu várias informações e esclarecimentos da fase que ela está
entrando (11 anos!).
Realizou a pesagem e mediu a
altura. Achei muito interessante que na própria consulta a doutora colhe a
secreção da garganta e faz reagir com algumas substâncias para confirmar a
presença de bactérias e prescrever a medicação correta. Trata-se na verdade de
um tipo de antibiograma bem mais simples, de resultado imediato, que aumenta consideravelmente
a chance de acerto do medicamento.
Após as instruções com relação à
alimentação, febre e persistência dos sintomas a pediatra me deu a receita (vermelha)
prescrevendo o antibiótico e um papel adicional com informações sobre a
posologia do medicamento.
Retirada do antibiótico na farmácia
A modalidade de receita vermelha,
com indicação de antibiótico, é isenta de qualquer custo para o cidadão. Fui
até a farmácia central da minha cidade (e poderia ter sido em qualquer uma) e
apresentei a receita juntamente à tessera sanitária. A farmacêutica confirmou
as informações de posologia e buscou as duas caixas de antibiótico. Ela então
retira um código de barras em adesivo que consta na parte de trás do
medicamento e o cola na receita. Com o leitor de código de barras, para controle,
ela joga no sistema as informações dos medicamentos, da receita ( que fica
retida) e da tessera do paciente.
No nosso caso, apenas retiramos o
medicamento, sem a necessidade de nenhum pagamento pelo mesmo! Satisfação
define!
O antibiótico prescrito foi a Amoxicillina, assim como estava acostumada no Brasil. |
Bacione!