17 maio, 2018

Dica pra quem tem saudade do Arroz e Feijão brasileiros!


Ciao, ragazzi!!!

Pode soar estranho, mas mesmo com a infinidade de coisas maravilhosas que temos para cozinhar aqui na Itália é natural bater aquela saudadezinha do nosso arroz e feijão de cada dia!

Arroz
A prateleira de arroz do supermercado parece infinita em modalidade, nome, tipo, origem... Mas a grande maioria é para risoto! E não dá para mudar a receita. Usar arroz de risoto para tentar fazer um arroz “soltinho” será tempo e dinheiro jogados fora.

Fiz diversos experiementos no que diz respeito a tipos de arroz e definitivamente existe muita diferença entre eles. Para resumir: o que mais se assemelha ao arroz que conhecemos no Brasil aqui se chama Arroz Basmati, um grão longo, de origem indiana. O preço de um saco de 1 kg é em média 2,65 euros.

Arroz e Feijão na Itália



Faço o preparo exatamente como estamos acostumados no Brasil, porém coloco um pouco mais de água. Normalmente em fogo médio faço uma medida de arroz para três medidas de água. Dessa forma, sinto o arroz até mais soltinho que as boas marcas que temos no Brasil.

Arroz e Feijão na Itália

Arroz e Feijão na Itália

Um outro tipo, chamado Thaibonnet também é bem parecido com o arroz que cozinhamos no Brasil. E bem mais barato que o Basmati. Esse é possível encontrar nos supermercados em pacotes de 5 kg, a um custo médio de 3,80 euros. Porém, não ficará tão soltinho quanto o Basmati.

Em supermercados grandes como o Carrefour já vi também o Tio João, importado do Brasil. Mas o preço é literalmente de um produto importado: em torno de 7 euros um pacotinho de 1 kg.

Feijão
Já o feijão que mais se parece com o carioquinha que cozinhamos no Brasil é o do tipo Borlotti. O cozimento é idêntico ao Brasil e, se tiver deixado de molho algumas horas antes, em trinta minutos na pressão já estará cozido.

Aqui a curiosidade é que o pacotinho tem apenas 450 gramas. Ou seja, quando cozinho um pacotinho temos feijão para apenas três refeições. O preço médio é de 1,60 euros.

Arroz e Feijão na Itália

Arroz e Feijão na Itália

O feijão Borlotti também é encontrado facilmente enlatado. Preço de 0,60 centavos a latinha de 400 gramas (240 gramas drenado). O gosto, bom... é um produto enlatado! Portanto, se essa for a sua única opção, capriche no tempero!

Arroz e Feijão na Itália


Abbraccio!