17 junho, 2017

Tassa Rifiuti (taxa do lixo): oi?

Ciao! Quando dei entrada na inscrição da residência no comune (que você pode ler aqui), fui informada que deveria me dirigir ao setor de tributos para pagar a tassa rifiuti, ou seja, a taxa do lixo sólido urbano. Pensei: ebaaaa adoro pagar taxas, sqn!

Aqui na Itália essa é a taxa referente à coleta diferenciada do lixo e, portanto, destinada a uma excelente causa. Mas vamos por partes...

Morar na Itália

O primeiro passo é informar ao setor de tributos que agora você está residindo ali e, portanto, a cidade terá mais a sua família produzindo lixo. O atendente preencherá um formulário com seus dados, quantidade de pessoas que residem na habitação, informações do imóvel e data de início de sua residência na cidade.

O boleto que deve ser pago chegará em casa e, no caso da minha cidade, é pago todo mês de setembro. O valor é calculado com base nas características do imóvel (metragem) e no número de componentes da família e varia de 47,61 euros (para um só componente no núcleo familiar) a 244 euros (para famílias de seis ou mais componentes), valores corrigidos anualmente. Esse valor varia também de cidade para cidade. Importante salientar que a falta de pagamento da taxa do lixo pode acarretar multa entre 100 e 400 euros.

Retirando o kit da coleta

Feito o cadastro no comune você deve se dirigir até a empresa fornecedora do serviço de coleta diferenciada para retirar o seu kit. Aqui na província de Monza o serviço é realizado pela empresa Gelsia Ambiente. No meu caso foram entregues dois cestos plásticos para o armazenamento do lixo orgânico e de vidros e um jogo composto de 120 sacos plásticos coloridos, referente aos outros tipos de material a ser descartado. Recebi também uma cartilha explicando todo o processo da coleta diferenciada.

Morar na Itália

Divisões da coleta

A coleta é feita em dias previamente estipulados, sendo um dia dedicado a cada tipo de material. Existe uma regra para a disposição do lixo na rua: só posso colocá-lo do lado de fora da minha casa entre as 22h do dia anterior e 6 horas da manhã do dia referente àquele tipo de material. Na zona da cidade onde eu resido a agenda é a seguinte:
Morar na Itália

Secco: terças-feiras, coleta de resíduos indiferenciados como materiais não recicláveis, cds, dvds, brinquedos, e utensílios de plástico não biodegradáveis. Deve ser colocado no saco cinza;

Umido: quartas e sextas, coleta de lixo orgânico como restos de comida e cascas de fruta. Deve ser colocado em sacos biodegradáveis;

Multimateriale: quartas, coleta de embalagens plásticas, latinhas, embalagens tetrapak previamente lavadas e embalagens metálicas. Deve ser colocado no saco de lixo amarelo;

Vetro: sextas, coleta de garrafas e demais embalagens de vidro. Deve ser colocado no cesto plástico verde;

Carta: sextas, coleta de papéis como jornais, revistas e embalagens de alimentos. Deve ser colocado em uma caixa ou saco também de papel.

Curiosidade para quem ainda não veio à Itália: aqui o papel higiênico é descartado no próprio vaso sanitário, já que tanto a tubulação de esgoto das casas quanto o tipo do papel vendido nos supermercados são preparados para esse fim.

Diferente, né? Mas como disse anteriormente, todo esse empenho é por uma excelente causa: cuidar bem de nosso planeta!

Abbraccio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário