14 junho, 2017

Água Potável na Itália: dica quente (ou melhor, geladinha!)

Nas minhas andanças por Roma e pelo sul da Itália, quando vim a passeio, não precisei de muito esforço para ver na rua, ou melhor, em cada esquina, uma fonte, torneira ou bica de água potável e geladinha para consumo. É normal inclusive ver os italianos com garrafas PET ou galões maiores transportando água para o consumo em casa.

Aqui no norte da Itália a água, ainda que potável, é mais carregada de calcário, o que faz com que ela tenha gosto... e um gosto não muito agradável, vamos assim dizer. A opção é comprar água mineral no supermercado (a um preço médio de 0,18 centavos de euro por litro) ou comprar no...

Le Case dell’Acqua (Quiosques de água)!

Água Potável Itália Morar

Essas estruturas estão presentes aqui na província de Monza e são uma iniciativa da empresa de tratamento de água BrianzAcque.

Funciona assim:

O primeiro passo é adquirir no comercio local uma tessera ou scheda (cartãozinho de plástico similar ao do metrô no Brasil) pelo valor de 3.00 euro.

Água Potável Morar na Itália

Com o cartão em mãos é só carregá-lo com a quantia desejada (isso é feito no mesmo ponto de venda do cartão) e dirigir-se ao quiosque para encher suas garrafas. Cada litro de água potável (muito gostosa, segura e controlada) do quiosque sai por 0,05 centavos de euro, quase três vezes menos que no supermercado! Isso sem contar nos benefícios ao meio ambiente com a reutilização das garrafas!

Água Potável Morar na Itália


E o melhor de tudo: o quiosque oferece água nas versões ambiente gassata (temperatura ambiente da água com gás), ambiente naturizzata (água tratada em temperatura ambiente) e refrigerata naturizzata (água tratada gelada, prontinha para o consumo na hora)! Para o melhor proveito da água prefira garrafas retornáveis de vidro e consuma dentro de 48 horas.
Água Potável Morar na Itália


Os quiosques ficam em lugares abertos como parques e vias e, por isso, funcionam todos os dias em qualquer horário!

Abbraccio!