16 junho, 2017

Lugano: um pedacinho da Suíça no quintal de casa

Buongiorno! Uma das maiores motivações que me fizeram largar tudo no Brasil e vir morar na Europa foi a possibilidade de viajar para outros lugares da U.E.! A ideia de pegar um trem ou um voo de uma, duas horas, e estar em Paris, por exemplo, me anima D-E-M-A-I-S!

Meu primeiro destino “internacional” foi Lugano, cidade suíça localizada há 26 km da divisa com Como na Itália, com 65 mil habitantes que falam... italiano! O que facilitou muito a comunicação para quem não arranha nada de alemão.

Turismo Viagem Suíça Itália

Como chegar

Partimos da estação de Seregno, que é a mais próxima da minha casa, com o trem RE 10. Esse trem parte da estação Milano Centrale e têm como destino Erstfgeld na Suíça. Faz parada nas estações italianas de Monza, Seregno e Como San Giovanni, e em Chiasso, Mendrisio e Lugano (essas três últimas já na Suíça).

Turismo Viagem Suíça Itália

Saímos de Seregno pontualmente às 8:31 e chegamos em Lugano às 9:19 (exatos 48 minutos). O bilhete não pode ser adquirido pela internet ou pelo app, apenas na bilheteria das estações. O valor para esse trecho é de 25 euros (ida e volta/adulto) e 13 euros (ida e volta/criança até 14 anos).

Turismo Viagem Suíça Itália

Dica: não se esqueça de levar o passaporte ou carta d’identità! Apesar de ser perto e não ser necessário fazer imigração (estamos na União Europeia) você entrará em outro País. Tenha um documento de identificação.


Estação de Lugano

Amo a arquitetura das estações! E a de Lugano, apesar de simples, não decepcionou! A estação é muito bem sinalizada, de onde partem trens para outras cidades suíças como Zurich. Algumas lojinhas fazem parte do complexo: uma farmácia, uma loja de conveniência e, claro, uma loja de chocolates suíços.

Turismo Viagem Suíça Itália

A estação fica na parte da alta da cidade. Para chegar ao grande atrativo que é o Lago de Lugano é possível descer por entre as casas e vielas da cidade (essa foi nossa opção) ou pegar o funicular que leva até a orla em apenas 3 minutos. O funicular custa 1,50 francos.

Turismo Viagem Suíça Itália

Turismo Viagem Suíça Itália

Orla do Lago de Lugano

Apenas sente num banquinho e desfrute da vista. A orla do Lago di Lugano é simplesmente linda! As pessoas praticam corrida na orla, os barcos atracam e partem a todo o momento, pedalinhos e motoscafos completam a paisagem, juntamente com os Porsches, Audis e Ferraris que desfilam glamourosas na avenida da orla.

Turismo Viagem Suíça Itália

Turismo Viagem Suíça Itália

Você verá também as barraquinhas de souvenir e de gelato! Mas prepare-se para os preços! Um gelato de uma bola no copinho sai por 3,00 francos, um panino de presunto e queijo sai por 6,50 francos e uma coca cola de 600 ml por 3,50 francos. Esse lanchinho básico fica em 13 francos, algo como R$ 46,00 (sim, quarenta e seis reais por um lanchinho, uma coca e um sorvete de uma bola). A saída? Pic-nic no parque!

Parco Civico di Lugano

No final da orla, sentido esquerdo do Lago, está o Parque Civico. Fomos em junho então a primavera nos apresentou um parque todo florido e um dia de muito sol e calor! O parque acompanha todo o Lago o que faz a paisagem ficar deslumbrante.

Turismo Viagem Suíça Itália

Turismo Viagem Suíça Itália

Turismo Viagem Suíça Itália

Os grandes gramados são o lugar ideal para tomar sol e as sombrinhas das árvores a melhor opção para o pic-nic. Ao norte do parque deságua o rio Cassarate. Uma faixa de cascalho vira rapidamente uma prainha onde os visitantes se refrescam no lago e se bronzeiam. Mas a água é gelada, bem gelada, muuuito gelada!

Turismo Viagem Suíça Itália

Turismo Viagem Suíça Itália

Os cisnes são uma atração à parte. Mais de dez casais circulam entre as pessoas, já acostumados aos mimos, pãezinhos e sementes de girassol. Também existem marrecos e dezenas de pássaros de espécies diversas.

Turismo Viagem Suíça Itália

Dentro do parque estão a Biblioteca Pública, o Museu de História Natural e uma escola de ensino médio.

Turismo Viagem Suíça Itália

Turismo Viagem Suíça Itália

Claro que no inverno a paisagem é outra e tudo fica bem cinza quando está embaixo da neve. Eu gosto muito do verão e do sol, mas a beleza da paisagem no inverno é também inquestionável!

Abbraccio e arrivederci!