26 junho, 2017

Comprando um Chip (SIM) de Celular

Salve amigos! 

Quando eu cheguei aqui na Itália a primeira coisa que quis adquirir foi um chip de celular! Com muitos, muitos mas muitos dados para que eu pudesse fazer ligações e chamadas de vídeo pelo WhatsApp com a minha família e meus amigos. Pesquisando na internet descobri um plano da Tre que oferece 10 Gigas por apenas cinco euros por mês. 5 EUROS!!! Comprei de cara!

A verdade é que aqui na Itália não existe muita diferença dos planos de celular que estamos acostumados a ver no Brasil. Você pode optar por um plano de conta e pagar todo mês com boleto ou débito no cartão de crédito, ou fazer um plano que seja de recarga pré-paga debitado mensalmente do crédito resíduo que houver no seu celular (e fazer recargas periódicas).

Planos
Todas as operadoras têm diversos pacotes à disposição, para as mais variadas necessidades, compostos por minutos de voz, SMS (sim! os italianos ainda usam muito o SMS) e Gigabits para acessar a internet.

Preço Médio
Um plano considerado básico, com 400 minutos de voz, 4GB de internet e 400 SMS custa aproximadamente 9,00 euros por mês, debitados da recarga pré-paga que houver no seu celular.

No momento da aquisição, além do valor do primeiro mês referente ao plano adquirido, são cobrados mais 10 euros (em média) referentes à scheda (o chip em si) e a ativação do número.

Quem quer trocar de aparelho, como no Brasil, vale a pena adquirir um plano de celular juntamente com o novo smartphone. Dessa forma, o aparelho será atrelado a um plano (similar ao nosso pós-pago) e um período de fidelidade deverá ser obedecido.

Operadoras
As principais operadoras da Itália, mais conhecidas e com melhor cobertura são: Vodafone, Tim Itália, Wind e Tre. Em todas elas é possível encontrar planos muito semelhantes e tarifas aproximadas.

operadoras de celular na italia

Minha lambancinha básica!
Quando comprei o chip da Tre e voltei para casa toda feliz e contente com meus 10 GB a apenas 5 euros achei que tivesse feito uma excelente aquisição! E fiz! Mas não tinha nada além dos dados! Sequer conseguia receber ligações, mesmo tendo “crédito” no celular. Voltei à loja para entender e o rapaz me informou que o chip adquirido é EXCLUSIVAMENTE de dados, não sendo possível a realização de chamadas e nem seu recebimento. Para completar, não é possível se quer alterar o plano para outro que contenha voz!

O erro? Não ter perguntado na hora da compra! Simples assim! Enquanto no Brasil basta ter crédito no celular para realizar uma ligação, aqui é diferente. O chip deve estar habilitado para esse serviço (primordial, diga-se de passagem).

A solução foi comprar um novo chip, devidamente habilitado para fazer e receber chamadas! Como meu celular é dual chip (muito incomum por aqui, #ficaadica*), não precisei me desfazer do antigo e continuarei usando meus 10 Gigas de dados! Hihihi!!!

Importante
Para comprar um chip de celular você precisa de um documento de identificação e de seu códice fiscale. Para estrangeiros, o passaporte! E vale muito a pena comprar um chip aqui mesmo que você venha a passeio. O valor a ser pago será consideravelmente menor que habilitar o serviço de roaming das operadoras do Brasil.

*#ficaadica: se você gosta ou precisa (por qualquer motivo) ter dois chips no celular, compre seu aparelho dual ainda no Brasil. Aqui a comercialização desse tipo de aparelho é minúscula! Encontrei apenas alguns da Asus e alguns da Wiko.

Bacione a Tutti!