18 julho, 2018

Roma: o que ver na Capital Italiana em 3 dias – Pt. 1

Ciao a tutti!

Falar que a ‘Capitale’ italiana é espetacular será mais que um clichê. Conhecida por ser um verdadeiro museu à céu aberto, Roma é parada indiscutivelmente obrigatória de quem vem à Itália.


Colosseo
Colosseo: símbolo de Roma
Com cerca de 2,8 milhões de habitantes Roma é a cidade mais populosa da Itália e a quarta maior da União Europeia. Além disso é a cidade mais visitada da Itália, recebendo cerca de 90 mil  turistas todos os dias, interessados no seu legado histórico, cultural, monumental, arquitetônico ou religioso.

Apesar de ser muito visitada o ano todo, atente-se para o mês de Agosto! Em Agosto a Itália celebra o Ferragosto (feriado nacional de 15 de agosto) e tudo fica muito mais cheio de gente! O fato de ser alto verão aqui na Itália também contribui para o excesso de turistas. Portanto, se você quiser uma foto em frente ao Colosseo com poucas pessoas ao fundo, chegue bem cedo! Então vamos ao que interessa:



Onde ficar
A oferta de hotéis, pousadas, hostels e BBs em Roma é simplesmente gigante. Como já contei AQUI, uso sempre o Booking.com para fazer as reservas. Os preços, obviamente, variam de acordo com a região do hotel e com a localização. Costumo falar que a escolha da região do hotel deve ser de acordo com aquilo que o turista busca.

No meu caso, que prefiro passeios diurnos, escolho sempre hotéis mais afastados do centro (custo menor) mas que tenham fácil acesso ao transporte público, de preferência ao metrô.

Indico bastante a região onde ficamos. Um hotel em frente ao acesso do metrô Policlinico. A região é residencial e bem servida de comércio. Apesar de não ser uma localidade turística, em apenas 4 estações de metro estávamos no Colosseo. Além disso, a região fica há 20 minutos andando (ou 2 estações de metro) da estação Termini, onde chegam trens de toda a Itália e do próprio aeroporto.

Italia Roma
Oferta de Acomodações na região do metro Policlinico. Fonte: Google Maps
Fui no mês de junho e paguei o valor de 280 euros em um  quarto para quatro pessoas por três diárias. O hotel oferecia, incluso no preço, café da manhã e wi-fi.

Importante: os hotéis devem recolher dos turistas como forma de taxa municipal o valor de 3,50 euros por pessoa e por noite que se passa em Roma, além da tarifa da diária. Não se espante, faz parte das leis da cidade.

Como se locomover
Andando! Prepare um calçado confortável, chapéu e a garrafinha de água se você vier no verão e casaco e luvas se você vier no inverno. Mas priorize andar, Roma é bem plana e essa é a melhor forma de conhecer a cidade que expõe sua história milenar, em certos lugares ainda muitíssimo preservada, ao ar livre. Para distâncias maiores entre um ponto e outro utilize o metro. O valor do bilhete de uma viagem é de 1,50 euros e te levará muito próximo de todas as atrações citadas aqui.
Roma Italia
Roma é plana e caminhar é a melhor forma de conhecer a cidade
Como chegar
Como moro em Milão, costumo contar no blog o trajeto que faço sempre partindo daqui. Pois bem. Partimos de Milão com sentido a Roma de trem, utilizando a modalidade Frecciarossa da Trenitalia. Saindo da estação de Milano Centrale e chegando em Roma Termini o bilhete de adulto sai por cerca* de 29,90 euros por adulto por trecho e é realizado em 3 horas. Crianças de até 14 anos têm 50% de desconto. Não são previstas baldeações ou troca de composição e o trem faz apenas uma parada, ainda dentro da cidade de Milão. A partir daí, segue direto para a Capitale.

*Importante: os valores aqui citados são aproximados e referentes a uma compra de bilhetes com um mês de antecedência, para uma segunda-feira. Portanto, consulte sempre o site da Trenitalia para valores atualizados. Os preços oscilam (e muito!) de acordo com data, faixa horária, dia da semana, antecedência da compra, estação de férias, feriados nacionais, tempo de permanência na cidade, etc.
Roma Italia
Simulação no site da Trenitalia
Dica: como o Aeroporto de Roma Fiumicino recebe diversos voos vindos do Brasil e é um dos principais destinos italianos de voos que partem de toda a Europa, muito provavelmente sua viagem irá começar ou terminar por Roma. Então, do aeroporto para o centro da cidade você terá diversas opções para se transferir: trem, táxi, transfers, ônibus, etc. Eu indico ir de trem! O Leonardo Express parte do terminal localizado dentro do próprio aeroporto e chega ao centro de Roma em 32 minutos. O valor do bilhete é de 14 euros e para crianças de até 12 anos acompanhadas de um adulto pagante é grátis. Crianças de até 4 anos não pagam.

Quantos dias ficar
Fizemos uma viagem de quatro dias mas ficamos três em Roma. Acho que o tempo é justo, mas suficiente para visitar as principais atrações. No primeiro dia chegamos na hora do almoço e visitamos Roma a tarde. No segundo fomos para Assis e no terceiro e quarto ficamos em Roma.

1º DIA

Como falar de todos os pontos turísticos de Roma à fundo tornaria esse post extremamente gigante, resolvi citar apenas algumas características de cada lugar, com dicas que realmente valem a pena e focar na forma como distribuí os passeios nos dias em que fiquei por lá.

Colosseo
Chegamos em Roma por volta das 11 da manhã e logo após fazer o check-in para deixar nossas malas no hotel e almoçar começamos nosso passeio pelo Colosseo.

O mais famoso cartão postal da cidade de Roma, também conhecido mundialmente como o símbolo da Itália, chama-se originalmente Anfiteatro Flavio. Sua construção data do ano 72 d.c e é a maior herança da Roma Antiga para nossa civilização atual. Com capacidade para até 75 mil pessoas o Colosseo foi construído para ser palco de espetáculos de gladiadores e demais manifestações da civilização romana.

Roma Italia

Roma Italia

Roma Italia

O Colosseo ganhou esse nome por seu aspecto, desde sempre, colossal e pode ser visitado pelo valor de 16 euros (12 o bilhete e 4 a reserva).

Dica: Procure comprar com antecedência para entrar nas atrações evitando filas. O mesmo bilhete te dará o direito de entrar nos Fóruns Romanos e no Paladino. Porém, atenção! Apesar do bilhete ser válido por dois dias consecutivos, a entrada no Colosseo deve ser realizada no dia exato da reserva.

Fóruns Romanos (Foro Romano)
Seguindo construções de Imperadores anteriores, Júlio César em meados de 54 a.C decidiu ampliar a área dos Fóruns, região que deveria ser um lugar à altura de abrigar as sedes administrativas do grande Império. A área imponente dos Fóruns, entretanto, só retornou à luz do dia a partir do ano de 1924 após a demolição de prédios que haviam sido construídos sobre as ruínas dos fóruns imperiais. Ainda hoje são realizados trabalhos de escavação e restauração.

Dica: para quem não possui bilhete de ingresso a minha dica é caminhar pela lateral da área dos fóruns, onde se pode ver a arquitetura e as ruínas praticamente sem barreiras. Caminhe pela Via dei Fori Imperiali e dirija-se até a Via Monte Tarpeo, passando pela Piazza Campidoglio. A vista é incrível!


Roma Italia

Roma Italia

Roma Italia

Roma Italia

Roma Italia


Altare della Patria e Piazza Venezia
O monumento à Vittorio Emanuele (primeiro rei da Itália unificada, considerado o pai da pátria italiana), também conhecido como o Altare della Patria, mede de mais de 81 metros de altura e 135 de largura. A beleza de sua construção está focada principalmente nas escadarias e nas colunas, integralmente realizadas em mármore branco. Não deixe de entrar na construção e visitar seus diversos terraços. Aprecie a vista panorâmica, dos quatro lados do monumento, de toda a cidade de Roma.

Já a Piazza Venezia fica imediatamente em frente ao monumento  e tem como principal atrativo a bandeira Tricolore realizada com flores e folhas nas cores da bandeira italiana.

Roma Italia

Roma Italia

Roma Italia

Roma Italia
Vista da Piazza Venezia a parti do Altare della Patria
Bocca della Verità
Conta a lenda que a “Boca da Verdade” pode morder a mão das pessoas que falam mentiras. Trata-se na verdade de uma escultura, cujo desenho remete a um homem com barbas e com a boca semi-aberta, construída em mármore com 1,75 metros de diâmetro. Sempre haverá uma pequena fila de pessoas interessadas em “colocar a mão na boca da verdade”, mas o período de espera é curto e há sempre a supervisão de um funcionário do local. A Bocca fica no pátio de ingresso da Igreja de Santa Maria de Cosmedin.
Roma Italia
A fila normalmente é pequena e anda rápido

Roma Italia


Circo Massimo
Ainda na região do Colosseo e do Altare della Patria está o espaço aberto onde um dia existiu o Circo Massimo. O local, que hoje é apenas um grande campo verde aberto ao público, foi abrigado pelo maior e mais antigo circo romano, com capacidade para mais de 300 espectadores. Entre as atrações, eram realizadas ali corridas de bigas e competições esportivas.


Roma Italia

Roma Italia

Roma Italia

Roseto di Roma Capitale
Aberto apenas durante a primavera na Itália (entre os meses de abril e início de junho) o Roseto di Roma é um roseiral localizado imediatamente em frente ao Circo Massimo. De uma beleza e organização incríveis, se você estiver na Capital durante esses meses eu garanto que vale a pena realizar o passeio!

Roma Italia

Roma Italia

Giardino degli Aranci
Quer um lugar incrível para admirar o pôr do Sol em Roma? Vá até o Giardino degli Aranci. O acesso é feito pela Via Clivo dei Publicii (virando à esquerda, esquerda e direita, imediatamente após sair da Bocca della Verità).

Daqui é possível ter a visão do alto de uma grande porção da cidade de Roma, assim como da Basílica de São Pedro no Vaticano. Sente-se nos bancos ou acomode-se no peitoral do terraço e sinta Roma!

Dica: o jardim e o terraço são de acesso gratuitos mas fecham durante a noite. No verão o horário de abertura é das 7h às 21h. Já no inverno, das 7h às 18h.

Roma Italia

Roma Italia

Roma Italia

Roma Italia
Vista da cidade de Roma a partir do mirante do Giardino

Roma Italia
Vista do Rio Tibre a partir do mirante do Giardino
Buco della Serratura di Roma
Indico fazer essa parada antes de visitar o Giardino degli Aranci, que descrevi aqui acima. O Buco della Serratura, ou “o buraco da fechadura de Roma” está localizado poucos metros à frente da entrada de acesso ao Giardino e consiste em uma grande porta com uma fechadura. Você verá uma fila (pequena, na maior parte das vezes) de pessoas aguardando para olhar pelo buraco da fechadura.
Mas o que se vê através do buraco da fechadura? Ahhh isso é surpresa! Venha até Roma e descubra! Claro que o Google pode e vai te dar essa resposta, mas eu garanto que a surpresa do que se vê torna a experiência infinitamente mais incrível. Experimente!

Roma Italia

Roma Italia

Roma Italia

Aproveitando a estadia
Aproveitamos a estadia em Roma para visitar a cidade de Assis (confira aqui o relato dessa viagem incrível), que fica há cerca de 2,5 horas da capital. Como Roma é uma região central, pode-se aproveitar a estadia para realizar passeios tipo “bate-volta” em cidades próximas. Outras opções são ir até Napoli, Pompeia ou Perugia. Nesses casos, planeje-se com antecedência para economizar e evitar contratempos. Em Napoli, por exemplo, com trem expresso, pode-se chegar em apenas 1 hora e 10 minutos de viagem. Esses passeios breves podem ser uma excelente oportunidade de incluir uma cidade à mais em seu giro pela Itália.

Trenitalia: por falar em planejamento, gosto sempre de lembrar que a janela de venda de bilhetes da Trenitalia, a principal operadora italiana de transporte ferroviário, abre com 4 meses de antecedência e, quanto antes se compra os bilhetes, mais barato se paga por eles!

Confira a segunda parte desse post, com o roteiro para o segundo e o terceiro dia, aqui.

Arriverci!

Nenhum comentário:

Postar um comentário