11 julho, 2018

Veneza: o sonho de 10 em cada 10 turistas. Passeio de um dia!

Ciao a tutti!

Veneza! Ahhhh Veneza! Só o nome dessa belíssima cidade já nos traz à mente a visão de gôndolas balançando suavemente pelos canais, ao som de uma canção italiana (rs).

Veneza Italia

Acredito sim que Veneza seja (talvez não o sonho, mas) um dos destinos mais cobiçados de qualquer turista de carteirinha que se preze! Brincadeiras à parte, a cidade é comprovadamente um dos destinos mais procurado na Itália, recebendo mais de 24 milhões de turistas do mundo inteiro, todos os anos. 24 mi-lhões de pessoas! É como se toda a população da Austrália viesse até Veneza durante o período de um ano!

Veneza Italia

Veneza Italia

E tem mais: todo dia atracam aqui até seis cruzeiros com cerca de 4 mil pessoas à bordo em cada um deles. É realmente muita, muita gente querendo vivenciar os encantos dessa cidade.


Capital da Região do Vêneto, Veneza têm hoje cerca de 55 mil habitantes e é dividida, resumidamente, nas porções Mestre e Santa Lucia. Mestre é onde fica a área residencial, comercial e industrial de Veneza, enquanto Santa Lucia é onde está a concentração da atividade turística, os canais, os gondoleiros, o porto e a Basílica de San Marco.


Veneza Italia


Como chegar

Partindo de Milão de carro, o percurso de 270 km leva cerca de 2 horas e 55 minutos e é realizado pela Strada A4/E70 Milano-Venezia. Existem pedágios no trecho no valor de 11,90 euros. Se seu carro for a Diesel com aproximadamente 40 euros você o abastece para a ida e para a volta.


Veneza Italia


Já de trem é possível utilizar a modalidade Regional que liga a estação Milano Centrale cidade de Veneza nas estações de Mestre ou Santa Lucia.

Dica: entre uma estação e outra leva-se aproximadamente 10 minutos de trem. Portanto, caso você encontre um bilhete mais barato mas que chegue apenas até Venezia Mestre, compre! Além da opção de trem (bilhete unitário a apenas 1,30 euros) também é possível pegar um ônibus (linha 2 sentido Santa Lucia) que te levará até a região dos canais. O percurso de ônibus leva em média 15 minutos porém a frequência de viagens é bem menor que a dos trens.

O valor do bilhete de trem optando pela modalidade Frecciarossa da Trenitalia, saindo de Milano Centrale e chegando em Venezia Santa Lucia, sai por 22,50 euros e é realizado em 2 horas e 25 minutos. Portanto, 45 euros ida e volta por pessoa. Não são previstas baldeações ou troca de composição mas o trem obedece sete paradas durante o trajeto.

Importante: os valores aqui citados são aproximados e referentes a uma compra de bilhetes com um mês de antecedência, para uma segunda-feira. Portanto, consulte sempre o site da Trenitalia para valores atualizados. Os preços oscilam (e muito!) de acordo com data, faixa horária, dia da semana, antecedência da compra, estação de férias, feriados nacionais, tempo de permanência na cidade, etc.

Veneza Italia

Ao chegar na estação de Santa Lucia você terá duas opções:

- A primeira, que eu prefiro infinitamente, é ir caminhando pelas ruelas até a Basílica de San Marco, passando por dezenas de pontes, apreciando os canais e conhecendo Veneza. O percurso leva aproximadamente 35 minutos. Parando para fotos e se perdendo (indico fortemente se perder por Veneza) pode ser realizado em cerca de uma hora;

- E a segunda é pegando o vaporeto, no valor de 7,50 euros por pessoa que te deixará próximo à Basílica em cerca de 40 minutos.

Dica: em caso de qualquer limitação ou simples opção por utilizar o transporte público em Veneza (ônibus ou barcos) opte por adquirir bilhetes de maior duração. Um ticket para um dia, de uso ilimitado, custa 20 euros. De 2 dias, 30 euros e de 7 dias, 60 euros, preços sempre por pessoa.

Acesse o site da Cidade de Veneza para consultar todas as opções e valores. 

Atenção!!! Passeios de gôndola não estão inclusos no ticket, infelizmente!

Estacionamento

Indico muito para quem irá a Veneza de carro fazer a reserva do estacionamento de forma antecipada. Principalmente em época de alta temporada. Veneza, em certas datas, fica tão cheia de turistas que, por segurança, os acessos da cidade ficam temporariamente bloqueados.

Reservei a vaga para o meu carro no estacionamento Garage San Marco Venezia e indico muito! Estacionamento coberto, com sete andares amplos e muito bem conservados. O valor da diária é de 32 euros (posso deixar o carro das 0h às 23h59) e não é necessário fazer pagamento antecipado ou colocar cartão de crédito. Pagamento apenas na hora da saída com cartão ou dinheiro. Além disso, não há hora limite para ingressar (no show) sob risco de perder a vaga.

A localização do estacionamento é privilegiadíssima! Em frente à estação de trem Santa Lucia, ao lado do terminal de embarque dos navios de cruzeiro e na entrada da região dos canais de Veneza.


Veneza Italia
Localização do Estacionamento. Fonte: Google Maps
O Passeio de Gondola

Vir a Veneza e não fazer o passeio de gôndola é praticamente não vir à Veneza. E vale muito, mas muito a pena! A cidade vista da perspectiva da água é outra, tão ou mais encantadora que por cima dos canais.


Veneza Italia

Veneza Italia


Comprei o bilhete de forma antecipada pela internet com a empresa Gondolieri Travel e, como já havia escolhido o dia e o horário, não precisei pegar filas ou aguardar quem estava na frente. O embarque foi imediato assim que chegamos na estação.


Dica: no momento em que comprei o bilhete me atentei à informação de que poderia remarcar o horário e a data desde que avisasse de forma antecipada e formalizada por e-mail. Isso passa muita segurança, caso aconteça algum imprevisto. Atente-se sempre a esse tipo de informação!

O custo do passeio de gôndola é de 95 euros para até 6 pessoas. Ou seja, indo apenas um casal ou seis pessoas, o custo será o mesmo.


Veneza Italia

Veneza Italia

Veneza Italia


Dica: é muito comum ver as pessoas “racharem” o passeio de gôndola com outros turistas. Assim, todos passeiam juntos e pagam bem menos!

É possível escolher online os canais que se deseja navegar entre 3 trajetos diferentes, todos com duração de 30 minutos. Escolhemos o trajeto partindo da Estação Danieli (em frente ao famoso Hotel Danieli) e passamos por lugares incríveis como a Ponte do Suspiro e a Igreja Santa Maria Formosa.


Veneza Italia


Veneza Italia


É possível ainda adquirir serviços extras como jantar na gôndola, serenata com músicos e passeios noturnos, tudo de acordo com a ocasião. Afinal, você estará em Veneza!

A Ponte dos Suspiros, o Palazzo Ducale e o Palazzo delle Prigioni

Lembro que da primeira vez que vim a Itália, nossa guia nos falou: não achem que esse nome tem algo romântico, porque definitivamente não tem! Rs.

A ponte leva esse nome pois liga dois prédios: o Palazzo Ducale, que fica imediatamente ao lado da Basílica de San Marco, local onde que abrigava tribunais onde presos eram julgados com o Palazzo delle Prigioni, onde os presos condenados ficavam encarcerados (se trata inclusive da primeira construção no mundo realizada com o intuito de ser uma prisão).


Veneza Italia

A travessia dessa ponte era, portanto, a última vez que os condenados viam o mar, o horizonte de Veneza e a paisagem do mundo exterior. Motivo de suspiros, sem dúvida alguma!

Em estilo Barroco, a Ponte foi construída no ano de 1600 e trata-se de uma estrutura totalmente fechada, exceto pela presença de duas pequenas janelas laterais.


Veneza Italia

Veneza Italia


Piazza e Basílica San Marco

A Piazza San Marco é uma das construções mais emblemáticas de Veneza. Sua construção na forma como se conhece hoje data de meados dos anos 1100. Em todo seu redor estão importantes  instalações da cidade como museus, bibliotecas, prédios de repartições públicas, além dos dezenas de cafés instalados na parte térrea das construções. Em formato retangular a praça tem em sua lateral a Basílica de San Marco.

Sempre repleta de turistas a Piazza San Marco está constantemente nos noticiários do mundo quando as águas do mar Adriático sobem com a maré e a deixam, literalmente, embaixo d’água. Por sorte, conseguimos vê-la assim, sequinha!


Veneza Italia

Veneza Italia

A Basílica de San Marco, por sua vez, teve sua construção iniciada no ano de 1071 e é a mais importante igreja de Veneza. Em estilo bizantino, a Basílica pode ser visitada de forma gratuita, das 9h30 às 17h00 de segunda à sábado e das 14h às 16h30 nos domingos e feriados.

Veneza Italia

Veneza Italia

Importante: a entrada não será permitida sem o uso de trajes apropriados, ou seja, bermudas e saias na altura dos joelhos e colo e ombros cobertos.

Vale lembrar que não é permitido fotografar dentro da Basílica. E como boa cidadã italobrasileira, obedecer as regras é dever!

Dica: Não deixe de subir no terraço da Basílica para apreciar a vista deslumbrante da Piazza de San Marco e do Grande Canal de Veneza! O bilhete custa apenas 2 euros por pessoa, adquirido no acesso ao terraço.


Veneza Italia

Veneza Italia

Veneza Italia


Ponte Rialto

Tente encostar no parapeito para fazer uma foto! Mas tenha paciência pois esse é o maior objetivo por aqui, já que o local está sempre lotado de turistas. E não é para menos, a ponte Rialto é realmente encantadora! Ela foi a primeira ponte construída (hoje existem outras três) a cruzar o Grande Canal de Veneza.

Veneza Italia
Fonte: Pixabay
Sua construção no estilo arqueada data de 1588 e liga os dois lados do canal em uma travessia de 48 metros. A Ponte conta ainda com uma largura de 22 metros.

Crédito: Gisele Halas


Vielas e Canais de Veneza

Essa é a minha atração preferida. E está à céu aberto, 24 horas por dia, de forma completamente gratuita. Apenas percorra as vielas e as pontes de Veneza. As vielas que mais parecem labirintos que escondem uma surpresa a cada esquina. Atravesse os canais olhando para baixo, para os lados e para o alto. Sinta Veneza, respire Veneza. Com certeza essas imagens ficarão na sua memória para sempre. E sobre essa “atração” eu paro por aqui e deixo as imagens que, obviamente, valem muito mais que mil palavras!


Veneza Italia

Veneza Italia

Veneza Italia

Veneza Italia

Veneza Italia

Veneza Italia

Abbraccio a tutti!

Atenção: Todas as fotos sem menção de fonte do Blog Gis na Bota do Nonno são de minha autoria. Ao reproduzi-las favor conferir os créditos da imagem à Gisele Halas.