21 julho, 2018

Roma: o que ver na Capital Italiana em 3 dias – Pt. 2

Ciao ragazzi, bentornati!

Hoje dou continuidade à primeira parte do post sobre o que ver em Roma em um roteiro de 3 dias. Se você chegou primeiramente nesse post, sugiro que leia a primeira parte AQUI.


Roma Italia
Fontana di Trevi
Nosso roteiro em Roma para o segundo e terceiro dia foi o seguinte:

2º DIA

Me programei para estarmos em Roma durante uma quarta-feira, dia que acontece a audiência com o Papa. E foi assim que começamos nosso dia em Roma. Durante toda a parte da manhã nos concentramos na região do Vaticano (contarei a experiência AQUI). Após o almoço, ainda no Vaticano, continuamos nosso passeio por Roma. Nesse dia mais focados na região central da cidade.

Castel Sant'Angelo
Um Castelo conservadíssimo em plena cidade. Sim, você também encontrará em Roma! O Castel Sant’Angelo, cuja construção data de 135 d.C a pedido do Imperador Adriano, foi durante a época medieval considerado uma grande fortaleza militar da cidade de Roma. Saindo da região do Vaticano, o Castelo estará imediatamente à esquerda, à margem do Rio Tibre.

Hoje abriga um museu nacional com esculturas e afrescos, mas o ponto alto da visita é caminhar pelos sete níveis da construção, passando por acessos, galerias, cortes, salas, aposentos e até mesmo por uma prisão. No sétimo nível chega-se ao terraço, onde a vista panorâmica permite apreciar Roma em 360 graus!

O valor do bilhete de ingresso é de 14 euros por adulto e gratuito para jovens de até 18 anos. Também é gratuito todo primeiro domingo do mês. Atenção: o valor do bilhete e a disponibilidade, que normalmente não requer pré reserva, pode variar se o local estiver recebendo alguma mostra específica. 


Roma Italia

Roma Italia

Piazza Navona

Uma das mais famosas praças de Roma, a Piazza Navona fica em pleno centro de Roma e foi construída originalmente para ser um estádio da Roma Antiga durante o século I. Apenas no século XV, com a construção de casas no lugar das arquibancadas que se deu origem à forma de uma praça. Para quem vem do Castel Sant’Angelo, chega-se à praça cruzando uma das Pontes do Rio Tibre sentido centro de Roma.

Em cada canto da praça, circundada por casas e restaurantes típicos, estão duas fontes: Fontana del Nettuno e Fontana del Moro. Já no centro da praça está a Fontana dei Fiumi, com seu imponente obelisco.


Roma Italia
 Roma Italia

Roma Italia

Roma Italia

Pantheon
Uma das arquiteturas que mais me encantam em Roma é a do Pantheon. De alguma maneira esse lugar me transporta para a época do Império Romano e me deixa sempre encantada! A partir da Piazza Navona, chega-se até aqui em menos de 5 minutos de caminhada.

O Pantheon é uma Igreja da época Romana onde está a tumba de importantes personalidades do País, incluindo a do Rei Vittorio Emanuele. Sua construção data do reinado do Imperador Augusto, ou seja, por volta do ano 27 a.C.

Sua fachada em forma de pórtico e grandes colunas de granito, com cerca de 12 metros de altura e 60 toneladas cada faz conjunto com a enorme cúpula de 5 mil toneladas, tornando a construção deslumbrante. De sua cúpula entram raios de luz, iluminando diferentes partes do interno da igreja, de acordo ocm a hora do dia e a época do ano.


Roma Italia

Roma Italia

Roma Italia

Roma Italia


Roma Italia

O ingresso ao Pantheon é gratuito e pode ser feito de segunda à sábado até às 19h15 e aos domingos até às 17h45.

Fontana di Trevi

Cenário do filme La Dolce Vita, do famosíssimo cineasta italiano Federico Fellini, a Fontana di Trevi é mais um dos principais cartões postais da capital italiana. O monumento cuja construção data de 1769 é extremamente frequentado e acredite: o difícil aqui, em qualquer época do ano, é tirar uma foto sem muitos turistas em volta. Se quiser tentar, chegue bem cedo!

Toda a procura pela Fontana não é para menos. A construção de mais de 26 metros de altura por 20 metros de largura é a maior fonte em estilo barroco da Itália, que originalmente marcava o final do mais antigo aqueduto que abastecia a Itália.

A lenda conta que para voltar a Roma é necessário jogar uma moeda na fonte e fazer o pedido, sempre de costas! E a crença parece realmente ser levada à sério: em 2016 foram retiradas da fonte moedas cuja soma ultrapassou o valor de 1,5 milhão de euros, destinados posteriormente à causas beneficentes. Pessoalmente falando, acredite quem quiser, comigo deu certo!


Roma Italia

Roma Italia

3º DIA

Terceiro e último dia em Roma, hora de se despedir da cidade eterna.

Basilica di San Giovanni in Laterano

Próxima ao metrô San Giovanni, a basílica de mesmo nome é a mais antiga e mais importante basílica papal do mundo. Sua arquitetura em estilo barroco data do século IV.

Em seus mais de 19 mil metros quadrados a igreja é onde se abriga a cátedra do Bispo de Roma, sendo assim, é reconhecida como a mais alta na ordem das igrejas católicas de todo o mundo. Aqui está o túmulo de seis papas da Igreja Católica.

Roma Italia

Roma Italia

Roma Italia

Scala Santa
Em frente à Basilica di San Giovanni in Laterano fica a Scala Santa. Uma escada interna cujo mármore dos 28 degraus teria sido trazido do Palácio de Pôncio Pilatos, em Jerusalém e, sendo assim, seria sagrada por marcar os passos de Cristo durante a Paixão. Na tradição católica, o Imperador Constantino teria trazido o mármore a Roma a pedido de sua mãe, Santa Helena.

A Scala Santa só pode ser subida de joelhos. Para se acessar o topo da escada em pé é possível recorrer a duas outras escadas nas laterais. No alto está uma capela com relíquias da época de Jesus, como diz a tradição. O acesso à escada é gratuito.


Roma Italia
Anexo onde está localizada a Scala Santa
Piazza di Spagna

Da Scala Santa andamos até o Colosseo (optamos por dar mais uma olhadinha nesse lugar incrível!) e em seguida andamos cerca de 25 minutos até a Piazza di Spagna.

A Scalinata di Trinità dei Monti é uma escadaria de 136 degraus localizada na Piazza di Spagna, cuja construção data de 1725. As escadas levam até a igreja Trinità dei Monti e proporcionam uma vista incrível da cidade de Roma. A atração turistica aqui consiste em se sentar nas escadas e fazer uma foto típica! O visual, também da parte de baixo da escada, é simplesmente incrível.

Na parte debaixo, propriamente na Piazza di Spagna, está localizada a Fontana della Barcaccia, uma fonte cuja construção data de 1629 e a forma de uma barca traz em seu interior o desenho de um sol despejando a água.


Roma Italia

Roma Italia

Roma Italia


Almoço
Não gosto de citar estabelecimentos pois acredito que tanto hotel quanto restaurante são opções extremamente particulares que variam de acordo com gosto, bolso, e outras infinitas variantes.

Mas almoçamos em um lugar delicioso, que vale muito a pena citar. A Osteria Della Vite Maddalena fica nas arredores da Piazza Spagna (Via della Vite, 96 – Roma) e tanto o atendimento quanto a comida são excelentes! Menu turístico composto por entrada, primo piatto de pasta (ou pizza) e bebida por 10 euros. Stupendo! Ahhh, prove o Spaghetti alla Carbonara ou o Spaghetti Cacio e Pepe, sensacionais!

Piazza del Popolo

Outra praça muito visitada de Roma é a Piazza del Popolo, que fica há menos de 10 minutos de caminhada da Piazza di Spagna. A grande praça tem como protagonista as igrejas Santa Maria dei Miracoli e Santa Maria in Montesanto. Olhando de frente as igrejas parecem praticamente espelhadas, tamanha semelhança entre ambas.

Nas laterais da praça estão as fontes Fontana della Dea di Roma e a Fontana del Netuno, enquanto ao centro se faz presente um grande obelisco. Em oposição às igrejas está a Porta del Popolo, que fecha a forma oval da praça.

Roma Italia

Roma Italia


Villa Borghese e Terrazza del Pincio
A partir da Piazza del Popolo suba as escadas (ficam à direita de quem olha para a Porta del Popolo) e chegue até a Terrazza del Pincio, um mirante de onde é possível ver toda a região central de Roma incluindo a cúpula da Basílica de São Pedro e o Altare della Patria (como contei na parte 1 desse post).

Toda a parte de traz do mirante abriga um grande parque chamado Villa Borghese. Aqui será possível caminhar pelas alamedas, alugar uma bicicleta e até visitar museus e um zoológico (BioParco di Roma). Aproveite para sentar em um dos diversos banquinhos à sombra e admirar a paisagem.


Roma Italia

Roma Italia

Roma Italia


Retorno a Milano pela Estação Termini
De volta à Piazza del Popolo pegamos o metrô na estação Flaminio sentido Anagnina e descemos na estação Termini (4 estações, menos de 10 minutos), de onde partiria nosso trem de volta à Milão.

Opinião: Roma é verdadeiramente encantadora! Fiz em três dias, visitando os principais pontos e “turistando” durante os dias inteiros. Claro que com um pouco mais de investimento é possível ficar mais dias e conhecer ainda outros lugares. Tendo a oportunidade, venha, conheça e fique o maior tempo que puder! Seguramente você não irá se arrepender!

Un abbraccio grande e alla prossima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário