25 julho, 2018

Vaticano: Basílica, Museus, Capela Sistina e a Piazza San Pietro

Ciao a tutti!

Ao visitar Roma normalmente os turistas de todo o mundo destinam cerca de meio dia para conhecer o Vaticano. Independente de crença, tão particular a cada um, acredito que visitar o Vaticano é uma oportunidade única de conhecer uma arquitetura realmente magnífica, entrar em museus com coleções milenares (como na área destinada ao antigo Egito) e admirar pinturas apreciadas em todo o mundo (como A Criação de Adão de Michelangelo, no teto da Capela Sistina).

A Cidade Estado do Vaticano abrange uma área de apenas 0,44 km quadrados, murada, localizada dentro da cidade de Roma. Desde 1929, o Vaticano é a menor unidade territorial soberana do mundo, ou seja, administrada por um Estado. É a sede da Igreja Católica e onde acredita-se que está o túmulo de São Pedro.


Vaticano Italia
Basilica San Pietro vista a partir da Piazza San Pietro



Leia também:
Os Museus
Nos museus localizados dentro do Vaticano é possível apreciar verdadeiros tesouros ligados tanto à história do papado quanto à antiguidades da humanidade. É possível apreciar, no interior dos diversos museus pertencentes ao complexo, afrescos e esculturas de Rafael, Botticelli, Michelangelo, entre tantos outros artistas mundialmente renomados do Renascimento. Como admiradora de arte, estar na presença desses tesouros da humanidade me deixou em êxtase. A visita aos Museus Vaticanos acontece em aproximadamente 2 horas, dependendo sempre do interesse particular de cada pessoa (eu seria capaz de passar um dia inteiro, sem sombra de dúvidas!). O museu funciona das 9h00 às 16h00.

Vaticano Italia

Vaticano Italia

Vaticano Italia

Vaticano Italia

Particularmente, duas instalações que me chamam muito a atenção. A Sala dos Mapas: nessa galeria estão cerca de 40 cartografias em estilo renascentista, apresentando as conquistas territoriais da Igreja em seu passado remoto. Toda a extensão da galeria é composta por um teto em forma de abóboda, igualmente pintado com afrescos e elementos decorativos que reproduzem retratos e cenas cotidianas da antiguidade. O lugar é incrível!

Vaticano Italia

Vaticano Italia

Vaticano Italia

Museu Gregoriano Egípcio: nove salas e um terraço guardam coleções que são verdadeiras preciosidades do Egito antigo, peças vindas de regiões como a Mesopotâmia, Síria e Palestina reportam o visitante a um período de mais de 25 séculos de história. A atmosfera da instalação nos reporta ao Egito de uma forma realmente fascinante. 


Vaticano Italia

Vaticano Italia

Vaticano Italia

Vaticano Italia

Bilhetes: o valor do bilhete é de 17 euros por pessoa realizando a visita livre. Pode-se acrescentar 8 euros para receber o aparelho de áudio-guia (disponível com comentários também em português). Para visitas guiadas em grupo o preço sobe para 33 euros por pessoa (guia falando em inglês, italiano, espanhol e outras línguas, exceto português). Para realizar a visita guiada com guia falando em português, será necessário recorrer diretamente à agências de turismo em Roma. Nesses casos, o valor aproximado do bilhete é de 65 euros por pessoa. Todos os preços foram consultados em julho/2018.

Dica: não deixe de chegar com antecedência de uma hora, aproximadamente, pois é realizado um controle por raio-x na entrada do Vaticano. E prepare-se para muita fila! Essa é uma das atrações que considero inclusive a compra do bilhete com a opção de saltar filas, principalmente se você vier durante a alta temporada (junho/agosto). Importante: aos domingos os museus não abrem (exceto o último domingo de cada mês, mas sem a opção de visita guiada), assim como em outras datas festivas e aleatórias. Consulte o calendário do Vaticano ao planejar sua visita. 

A Capela Sistina
O tour pelos museus inclui a possibilidade de adentrar à Capela Sistina. Aqui, dezenas de guardas zelam pela conservação do local onde acontece o Conclave da Igreja Católica sempre que um novo Papa é escolhido. Inclusive é daqui que sai a chaminé que “avisa” ao mundo por meio da fumaça branca que a Igreja já tem um novo Papa.

Fotos e vídeos são extremamente proibidos e os guardas ficarão realmente furiosos caso alguém tente desobedecer à essa regra. Portanto, as foto abaixo não é minha.

Vaticano Italia
A Criação de Adão, obra de Michelangelo localizada na parte central do teto da Capela Sistina. Foto: Pixabay
Não deixe de destinar alguns (ou vários) minutos de sua passagem por aqui para apreciar os afrescos da sala, em especial A Criação de Adão, obra de Michelangelo localizada na parte central do teto da Capela. Todo o teto da Capela é obra de Michelangelo e é uma das maiores preciosidades artísticas da humanidade ainda nos dias atuais. As paredes da Capela trazem ainda afrescos de Botticelli, Ghirlandaio,  entre outros. Na parede esquerda estão retratadas cenas do Velho Testamento, enquanto na direita estão passagens do Novo testamento.

A Basílica
Ponto turístico principal do Vaticano e seu principal cartão postal, a Basílica de São Pedro é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Sua construção data do ano de 1506 e teve início nesse lugar já que aqui foi encontrado o túmulo do Apóstolo Pedro. Desde lá, diversos papas foram enterrados na Basílica. Construída em uma área de mais de 23 mil metros quadrados, a Basílica é um dos principais edifícios católicos do mundo. Seu teto é realizado em forma de naves, sempre separadas por colunas. Na área central é onde encontra-se o altar, imediatamente embaixo à cúpula.

Vaticano Italia

A visita à Basílica de São Pedro pode ser realizada em grupos guiados ou de forma gratuita e autônoma, das 7h às 18h30 durante o inverno e até às 19h durante o verão. Às quartas-feiras a Basílica abre após a audiência papal, por volta das 13h00. É necessário vestuário de acordo com o local sagrado, saia ou bermuda na altura dos joelhos e colo e ombros cobertos.

É possível também visitar a cúpula da Basílica e apreciar do alto a Piazza São Pedro e a cidade de Roma ao fundo. Por escadas o bilhete custa 8 euros (cerca de 551 degraus) ou parcialmente de elevador com bilhete a 10 euros (320 degraus), das 8h00 às 17h00 durante o inverno ou até às 18h00 durante o verão. Importante: por verão, entenda prioritariamente de 1º de abril a 30 de setembro. E por inverno, de 1º de outubro a 31 de março.

Vaticano Italia
Pietà. Michelangelo, 1499. Em mármore. Está exposta na primeira capela da Basílica.

Vaticano Italia

Vaticano Italia

Vaticano Italia


Piazza San Pietro
O tour pela Vaticano normalmente finaliza na Piazza San Pietro. A arquitetura da Piazza é de inspiração barroca e clássica e suas extremidades são delimitadas por dezenas de colunas cujas pontas são adornadas por esculturas. As colunas formam um semi-círculo, o que seria a representação de “dois braços”, acolhendo peregrinos na área central da praça. Compõem ainda a área o obelisco central e duas fontes.

Vaticano Italia

Vaticano Italia

Vaticano Italia

Quando e como ver o Papa
De forma geral, excluindo datas festivas e celebrações da Igreja Católica o Papa aparece aos domingos, durante o Angelus, na segunda janela do último andar (estará sinalizada com um adereço vermelho) do prédio à direita da Praça São Pedro (para quem olha para a Basílica). Os fiéis concentram-se na praça, em pé, imediatamente embaixo à janela. O discurso do papa tem duração média de 10 à 15 minutos.

Já às quartas-feiras acontece a Audiência Geral e os peregrinos concentram-se nas cadeiras posicionadas ao lado do altar montado em frente à Basílica São Pedro. Nesses casos é necessário solicitar o bilhete de forma antecipada, sempre gratuita, escrevendo para a Secretaria do Vaticano. Para mais informações, confira o site do Vaticano

Se você não receber os bilhetes, terá duas opções:

1ª: tente verificar se os mesmos estão à disposição para serem retirados na secretaria do Vaticano, portão de bronze na Praça São Pedro, na terça-feira que antecede a audiência, das 15h às 19h ou na própria quarta-feira, a partir das 7h30.

2ª: a Audiência Geral tem início às 10h e vai até aproximadamente 11h30. Chegue na Praça São Pedro por volta das 7h00 e aguarde na fila formada à direita da Praça, na calçada da Via di Porta Angelica. Após passar pelo controle de raio-x, que inicia por volta das 9h00 se acomode nas cadeirinhas posicionadas na praça. Contudo, entram apenas o número de pessoas que se acomodam sentadas.

Atenção! Dê preferência para se sentar o mais próximo possível aos tapumes que delimitam a região das cadeiras, é por ali que o Papa passará com o Papa Móvel.



Abbraccio e arrivederci!

Nenhum comentário:

Postar um comentário