28 julho, 2018

Transporte Público: compre e valide seu bilhete!

Ciao a tutti!

Resolvi fazer esse post bem curtinho para mostrar um detalhe aqui da Itália que hoje em dia já passa despercebido para mim, mas logo que cheguei me chamava muito a atenção: nem todas as estações de trem possuem catracas ou bloqueios! Sim, o acesso nas estações de trem na grande maioria das vezes é livre!
Transporte na Itália
Acesso da rua diretamente à plataforma, sem catracas ou bloqueios
Transporte na Itália
Outro exemplo de acesso à plataforma livre
É claro (e lógico, óbvio e expressamente plausível) que a compra e validação do bilhete é obrigatória. Mas me chamava muito a atenção um detalhe que sempre ouvi dizer dos europeus: parte-se sempre do princípio da honestidade, cotidianamente. Você deve e irá comprar seu bilhete toda vez que usar o transporte público!


O mesmo pude perceber em viagens que fiz na França, Alemanha, Áustria e outros países aqui da Europa. O que acontece é que, já dentro do trem (ou ônibus, tram, enfim, qualquer transporte público que não exista catraca de ingresso) passam fiscais e solicitam que você apresente o seu bilhete válido. Caso esteja tudo ok, a conversa termina com um “grazie, buon viaggio”.

Leia Também:

Trenord: como é utilizar os trens na Região da Lombardia

Do contrário, dependendo da “justificativa apresentada”, a pessoa poderá ter a opção de comprar um bilhete com o próprio fiscal, por um valor acrescido, ou será convidada a se retirar do trem (de maneira nada gentil) além de receber uma multa!

Transporte Público na Itália

Certa vez presenciei duas turistas japonesas, cujos bilhetes não estavam validados, sendo abordadas pelo fiscal. Não houve acordo. Tiveram de pagar novamente o valor do bilhete para o fiscal. Nesse caso, deveriam procurar posteriormente uma bilheteria e solicitar o reembolso. Ou seja, nada de jeitinho nessas horas irá resolver.

Em um outro caso o rapaz não tinha o bilhete (tentou a “sorte”) e se recusou a pagar o valor, dizendo que não tinha dinheiro e nem cartão (sim, os fiscais já tem uma maquininha de cartão com eles). Foi retirado do trem pelo fiscal na estação seguinte onde um oficial já aguardava por ele na plataforma.

Enfim. Em mais de um ano utilizando o transporte público aqui, acredito que fui abordada para apresentar o bilhete em cerca de metade das viagens que fiz. Sem regra: horários de pico, horários vazios, de noite, domingo, etc. O “procedimento” é muito simples: comprar o bilhete, validar nas maquininhas verdes que estão nas estações e plataformas (será impresso na parte de trás a data e a hora da validação) e viajar de acordo com a lei!


Transporte Público na Itália
Em caso de bilheteria fechada e ausência de bilheteria eletrônica viaje no primeiro vagão e
informe ao fiscal que procederá com a venda do bilhete a bordo

Transporte Público na Itália
A validação do bilhete é obrigatória e sem ela o mesmo não terá valor

Nenhum comentário:

Postar um comentário