06 julho, 2018

Cenacolo Vinciano: visitando a Última Ceia de Leonardo da Vinci

Ciao a tutti!

Quem vem a Milano não pode deixar - absolutamente - de visitar uma das grandes obras primas de Leonardo da Vinci, “L’Ultima Cena”, ou “A Última Ceia”.

Leonardo realizou a pintura entre 1495 e 1498 no refeitório do então Convento de Santa Maria delle Grazie, em Milão.

A pintura, famosa ao redor do mundo, trata da última ceia de Jesus, onde Ele revela que será traído por um de seus apóstolos, como conta o Evangelho de João.

Pintada na parede lateral do refeitório a obra mede 4,6m x 8,8m e é a grande representante do Renascimento Italiano. É declarada como Patrimônio da Humanidade e Bem Protegido pela UNESCO.

Leonardo da Vinci

A obra é também material de estudo de diversos autores que tentam, ao longo dos anos, desvendar os segredos e mensagens que Leonardo, segundo eles, ocultou na cena pintada. O livro (de Dan Brown), e posteriormente o filme “Código da Vinci”, tratam desse assunto.


Ingressos
A visita deve ser obrigatoriamente reservada com antecedência. E rápido, pois os ingressos se esgotam muitas vezes no dia em que abrem as vendas.

Pelo site do Viva Ticket é possível adquirir o ingresso e acompanhar o calendário que abre com uma antecedência de 2 a 3 meses. Por exemplo: dia 9 de maio abriram as vendas para julho e agosto. Dia 14 de junho abriram as vendas para o mês de setembro, e assim sucessivamente.

O valor do ingresso é de 10 euros por pessoa e taxa de conveniência de 2 euros. Crianças e jovens de até 18 anos têm a entrada gratuita, pagando apenas os 2 euros da reserva. É possível adquirir online até 5 bilhetes.


A Última Ceia


Atenção!!! Algumas agências de turismo no centro de Milão cobram até 45 euros pela venda dos bilhetes. Portanto, reservar com antecedência de forma autônoma garantirá uma super economia!

Dica: o primeiro domingo de cada mês é sempre gratuito, mas o bilhete deve ser reservado da mesma forma. Nesse caso, não é possível realizar a reserva online, apenas pelo call center +39 02 92800360.

No dia do evento é necessário levar até a bilheteria o voucher impresso da compra e trocar pelos bilhetes, com no mínimo 20 minutos de antecedência.


O local
Quem desejar chegar até a Igreja Maria delle Grazie, onde está o Cenacolo, por meio de transporte público pode pegar o Tram 18 e descer na parada Corso Magenta - Santa Maria delle Grazie. De metrô é possível chegar pelas linhas M1 (estação Conciliazione) ou M2 (estação Cadorna).

O tour
A visita têm duração de 15 minutos dentro do local onde está a pintura e é feita com grupos de no máximo 30 pessoas.

Dica: alguns horários ao longo do dia oferecerá ainda a visita guiada. Nesse caso, existe uma taxa adicional de 3,50 euros por pessoa.

Na entrada do local você passará pelo raio x. Vale lembrar que é vetado o acesso com mochilas grandes. A partir daí será conduzido por um corredor largo de vidro, com vista para os jardins do convento, onde as portas se fecham atrás do grupo e se abrem na medida em que os grupos da frente vão passando. O local é extremamente supervisionado e controlado.


A Última Ceia
Jardim anexo ao Cenacolo

Ao entrar na sala onde está a pintura é só apreciar (e se emocionar) com uma das maiores obras de arte de todos os tempos.


A Última Ceia

A Última Ceia

A Última Ceia

A Última Ceia


Aproveite muito os seus 15 minutos!

Arrivederci!