10 julho, 2018

Genova: a paisagem do Mar Ligure e do maior Porto Italiano. Passeio de um dia


Ciao a tutti!

Genova! Convivi com essa palavra desde o dia do meu nascimento, pois esse é o sobrenome do meu avô, amado e italiano Giuseppe Di Genova! E sem ele, por meio da minha mãezinha, hoje em pleno 2018 não haveria uma Gisele aqui na Itália e nem um blog na “Bota do Nonno”...

Mas vamos ao post sobre Genova, a cidade, rs...

Genova é a capital da Liguria e a sexta maior cidade da Itália, com mais de 580 mil habitantes. Está situada em um dos lugares mais estratégicos da costa italiana e europeia para o comércio e transporte marítimo. E foi exatamente a sua localização privilegiada que consagrou esse lugar nos anos 1500 como a “República Di Genova”, reduto de mercantes italianos de muita posse.

Genova Italia
Vista do acesso ao Porto Antigo de Genova

Genova Italia
Vista da Piazza della Vittoria. Ao centro, o Arco della Vittoria

É em Genova que está localizado o maior porto italiano, com dimensões superiores a 700 hectares no continente e mais 500 hectares no mar, que escoa mercadorias de e para todo o mundo em navios de contêineres. Recebe ainda embarcações da marinha e é rota europeia de navios de cruzeiros.


Genova Italia


Foi daqui também que saíram centenas de navios de imigrantes italianos no século XIX com destino ao Brasil e demais países da América. Italianos esses cheios de sonhos e esperanças de viver e progredir no novo mundo.

Como chegar

Muitas pessoas não incluem Genova em seus pacotes de viagem na Itália e, definitivamente, não sabem o que estão perdendo. Mesmo fazendo um passeio de um dia, do tipo “bate-volta”, cogite dar um pulinho aqui. Não há do que se arrepender!

Partindo de Milão de carro, o percurso de 150 km leva cerca de 2 horas e 15 minutos e é realizado pela Strada A7 Milano-Genova. Existem pedágios no trecho no valor de 10,60 euros. Se seu carro for a Diesel com aproximadamente 20 euros você o abastece para a ida e para a volta.

Genova Italia
Cartela do pedágio. Basta retirar uma dessas ao passar pela cabine do primeiro pedágio e validá-la na última praça de pedágio ao sair da estrada. O sistema fará o cálculo do valor de acordo com a quilometragem percorrida

Não preciso nem falar que a qualidade das estradas italianas está de acordo com os padrões europeus e é no mínimo excelente!

Já de trem é possível utilizar a modalidade Regional operada pela Trenitalia, que liga a estação Milano Centrale à zona portuária de Genova na Estação Genova Piazza Principe. O valor do bilhete é de 13,45 euros por pessoa (26,90 ida e volta) e o percurso dura aproximadamente 2 horas. Não são previstas baldiações ou troca de composição mas o trem obedece oito paradas durante o trajeto.

A cidade de Genova possui diversas opções de estação de trem e metro, mas a parada Piazza Principe é uma excelente opção para começar o roteiro.

Atrações

O ponto alto da cidade é a paisagem que se vê ao caminhar pela orla de Genova com vista pro Mar Ligure. O trecho localizado no centro de Genova possui pouco mais de 3 quilômetros. Da área mais alta é possível ver os navios e embarcações adentrando ao Porto de Genova.

Genova Italia

Genova Italia

A Praia

Uma particularidade, mas muito comum nas praias aqui da Itália, é que a faixa de areia normalmente é privativa. Ou seja, um restaurante ou uma pousada adquiri o direito da área como propriedade e para o banhista usufruir desse espaço paga um valor equivalente a uma diária. Nesses casos, estão inclusas as cadeiras de praia, guarda-sol, serviços do local como banheiro e piscinas e até mesmo refeições.

Genova Italia

Os preços podem variar muito dependendo da estação do ano, do perfil do estabelecimento e dos serviços inclusos. Fiz um orçamento para a alta temporada do verão italiano (junho a setembro) e o valor de uma diária é de: 9 euros por adulto, 7 euros para jovens de até 16 anos, além de 7 euros por guarda-sol e 8 euros por cadeira de praia. Para a minha família de 3, pagamos em um dia 50 euros, sem refeições.

Quando a faixa de areia (ou no caso de Genova, pedras) não é demarcada, aí sim o acesso é livre e sempre bem cheio!

Genova Italia

Curiosidade: nessa região, como em diversas outras da Itália, no lugar da areia da praia você encontrará pedras! Muitas, dos mais variados tamanhos e cores. Mas não há nada que desabone, a não ser a necessidade de caminhar de chinelo! Apesar das pedras serem sempre bem lisas e sem pontas cortantes, caminhar descalço pode ser um pouco desconfortável. Aliás, aproveite para apreciar o barulho que acontece quando a água atinge a orla e retorna para o mar, rolando as pedrinhas. É fantástico!

Genova Italia

O Aquário de Genova

O maior Aquário da Europa! Esse é um bom chamariz para os turistas que terão a possibilidade de visitar mais de 12 mil espécies de animais aquáticos em uma superfície expositiva de 27 mil metros quadrados.

A visita tem duração aproximada de 2 horas e meia e pode ser realizada de domingo a domingo das 8h30 às 21h00, com o último ingresso às 19h00. O preço, porém, carrega um pouco do salgado da água do mar: 26 euros por adulto e 18 euros para crianças de até 12 anos. Crianças até 3 anos não pagam.

Genova Italia


Dica: pelo site oficial do Aquário de Genova é possível adquirir os bilhetes de forma antecipada, escolhendo dia e horário da visita, o que é fortemente recomendado durante a alta temporada.

O Navio Pirata

Ancorado em Genova desde 2001 o navio pirata que atrai a atenção dos turistas que chegam a Genova foi construído na década de 80 para o filme “Piratas” (Roman Polanski). A atração pode ser visitada, mas apenas o visual de fora do barco já proporciona uma experiência incrível.

Genova Italia
 
Genova Italia


Traghetti di Genova e o Porto

É daqui que chegam e partem os navios de cruzeiro. Caminhe também pelo porto, sinta a brisa salgada das águas do Mediterrâneo, se encante pelo tamanho (gi-gan-tes-co) dos navios de cruzeiro aportados por aqui. E mais nada! Ou melhor, saboreie um bom gelato italiano e vivencie a experiência de estar em um dos lugares históricos mais importantes para o desenvolvimento da Itália e da Europa como um todo. Aberto 24 horas por dia e com custo zero (rs).

Genova Italia

Genova Italia
  Genova Italia

Scalinata delle Tre Caravelle e Arco della Vittoria

Indo sentido centro de Genova e portanto afastando-se da área do Porto, é possível visitar a Scalinata delle Tre Caravelle, um conjunto de escadas ornamentada por plantas e flores cuja disposição formam o desenho de três caravelas.

Genova Italia

Genova Italia

Do alto das escadas têm-se uma linda vista panorâmica da cidade de Genova, incluindo a Piazza e o Arco della Vittoria, uma espécie de “Arco do Triunfo” dos genoveses.
A escalada é árdua, mas a vista compensa 😉.

Genova Italia

Genova Italia


Casa de Cristovão Colombo

O talvez mais célebre cidadão genovês tem conservada a casa, local de seu nascimento, ainda nos dias de hoje em Genova. Na fachada é possível ver a inscrição que marca o lugar, sempre muito procurado por turistas. O valor do bilhete é de 5 euros por adulto. Jovens de até 18 anos não pagam!
Espero que tenham gostado e que em breve possam visitar Genova pessoalmente!

Genova Italia

Genova Italia


Abbraccio a tutti!