15 julho, 2018

Duomo di Milano: o cartão postal da capital financeira da Itália

Buongiorno!!!

Estava reparando esses dias no Instagram que, ao procurar por #milano ou #milão, é incrível como aparecem fotos do Duomo! E realmente não é para menos. O principal cartão postal de Milão, a capital financeira, econômica e da moda italiana, é exuberante visto por fora, por dentro ou até mesmo de cima!

Duomo de Milão
Duomo de Milão, visto das escadas de acesso ao terraço

Duomo de Milão
Duomo de Milão na minha primeira visita, durante o inverno de 2015

Visitei o Duomo em seu interior e no alto de sua cobertura duas vezes. E mais dezenas de outras sempre que estou de passagem pelo centro de Milão. Amo sua arquitetura e acho que não vou cansar nunca de apreciá-la!


O Duomo

A Catedral Católica, mais conhecida como o Duomo está localizada em pleno centro de Milão. Construída a partir do ano de 1386 em estilo gótico, a catedral possui cerca de 160 metros de comprimento, por 110 de largura e 45 metros de altura. A conclusão da construção aconteceu somente após a invasão de Napoleão à Itália, ou seja, quase 400 anos depois.

Curiosidade: o mármore utilizado para a construção da Catedral era trazido até o centro de Milão por barco, através de canais construídos exclusivamente para essa finalidade. A fábrica de mármore existe ainda hoje e, inclusive, é de propriedade do próprio Duomo, que ainda utiliza da pedra para realizar as restaurações.

Duomo de Milão


Como chegar

Difícil é não chegar ao Duomo. Isso porque, uma vez em Milão, o Duomo será sempre seu ponto de referência. A Piazza del Duomo fica na região central de Milão e é atendida por duas linhas de metrô (linha amarela e lina vermelha) que ligam as regiões leste-oeste e norte-sul de Milão. Portanto, onde quer que você esteja hospedado, seguramente irá passar pelo Duomo.

Além disso, diversas linhas de tram passam em frente, atrás e nos arredores do Duomo. No site da prefeitura de Milano é possível localizar todas elas, assim como os horários, destinos e paradas.

Bilhetes

Como sempre, gosto de comprar os bilhetes antecipadamente. Mas já fiz das duas formas: a primeira vez que visitei o Duomo foi durante o inverno. Portanto, não peguei fila para comprar e nem para ingressar na Catedral.

Da última vez, agora em junho, comprei o bilhete pela internet e, portanto, peguei apenas a fila para entrar. Passamos exatos 45 minutos na fila, em uma manhã de quarta-feira. Isso porque, além do acesso ser controlado, com revista pessoal e das bolsas pelo exército, o fluxo só vai sendo liberado à medida que as pessoas vão saindo da igreja.

Comprando pelo site TicketOne o valor do bilhete para acesso à Catedral é de 3,50 euros, incluindo 0,50 centavos de taxa de conveniência. O mesmo dará direito ao ingresso na Catedral e visita ao Museu.

Quem desejar subir até o terraço terá de escolher entre duas opções: a primeira é subir os cerca de 600 degraus até o topo a pé (bilhete por 12,50 euros) e a segunda é subir de elevador (bilhete a 16,50 euros). Lembrando que esses valores já contemplam os 3,50 euros de ingresso na Catedral.

Importante: preços e informações consultadas em julho/2018.

Dica: o bilhete não tem data ou horário predefinido. Comprei o meu no mês de fevereiro, utilizei em junho, e o mesmo era válido até 31 de dezembro, como é possível ver no print abaixo. Isso é uma excelente opção para quem não planejou a viagem ainda ou mudar de planos durante a visita aqui em Milão.

Duomo de Milão


O que ver

Entrar no Duomo é algo que todo turista deve fazer, independente de suas crenças. A arquitetura secular da Catedral é algo incrível a se admirar em seu interior.

Todo o teto da Catedral é realizado em forma de naves, com colunas gigantescas que conferem uma atmosfera espetacular ao lugar.

Duomo de Milão

Duomo de Milão


Os vitrais são outra característica imponente do Duomo, com suas dezenas de metros de altura, que recontam personagens e acontecimentos bíblicos em toda a circunferência da Catedral.

Duomo de Milão

Duomo de Milão

Atrás do altar é possível ver a réplica da “Madonnina”, estátua dourada representativa de Maria, em tamanho real, que está também no ponto mais alto da torre mais alta do Duomo. A Madonnina é o símbolo da cidade de Milano.

Ainda dentro da Catedral outra figura que chama muito a atenção é a estátua de São Bartolomeu Apóstolo. O Santo é retratado nessa escultura (realizada por Marco Agrate) em seu martírio, após ter a pele arrancada (repare na pele enrolada em seu pescoço). A realidade da escultura é impressionante!

Duomo de Milão

Por fim, no topo do altar, em uma redoma sinalizada por uma cruz com uma luz vermelha no centro  está o que se acredita ser uma das relíquias de Jesus: um dos três pregos da Santa Cruz. A relíquia teria sido trazida a Milão pelo Imperador Constantino, por vontade de sua mãe a Imperatriz Helena.  

Duomo de Milão

Importante: para entrar na Catedral é necessário estar com vestimentas apropriadas, ou seja, bermudas ou saias na altura dos joelhos e colo e ombros cobertos.

Já no terraço (ou telhado, como muitos dizem), após subir os cerca de 600 degraus, tem-se uma vista panorâmica de toda a cidade Milão. Os degraus são de uma altura mediana, mas a largura da escada em si é limitada, além de ser em ambos os lados fechada e com o teto rebaixado. A escada sobe praticamente o tempo todo em forma de caracol, ainda que com os ângulos retos. Sendo assim, não indicaria para quem sofre de claustrofobia. Já com relação aos 600 degraus, uma pessoa com a saúde em ordem sobe sem grandes problemas. Cansa, mas nada que não seja possível fazer!

Duomo de Milão

Duomo de Milão

Duomo de Milão

Durante os últimos degraus, já na área externa do Duomo, é possível apreciar na altura dos olhos algumas das mais de 135 agulhas que trazem em suas pontas estátuas. Em todo o Duomo, interna e externamente, existem aproximadamente 3400 esculturas.

Duomo de Milão

Duomo de Milão

E para terminar o dia, ainda fomos agraciados por um pôr do sol ENCANTADOR do alto do Duomo. Um presente dos céus, com certeza!

Duomo de Milão

Duomo de Milão

Abbraccio e alla prossima!