06 fevereiro, 2018

Voo São Paulo – Milão com escala em Paris (e uma “esticadinha” até a Torre Eiffel)!

Ciao a tutti, come state?

Em janeiro estive no Brasil pela primeira vez depois de me mudar em definitivo para a Itália. A estadia no Brasil foi bem curtinha e para baratear os custos dos bilhetes aéreos a opção mais econômica era voltar com uma escala de 8 horas em Paris.

Escala em Paris
Viemos para a Europa de AirFrance pelo Aeroporto de Guarulhos

Mas estar em Paris por 8 horas e não ver Paris não valeee! Então, se sua escala for a partir de 8 horas é possível sair do aeroporto com tranquilidade e fazer um micro passeio pela Cidade Luz.

Chegamos (eu e minha filha) em Paris pelo aeroporto de Charles de Gaulle. Como ela é menor de idade, tive de pegar a fila normal de imigração para cidadãos da União Europeia. Isso porque, como cidadãs, entramos na Europa sempre com o passaporte italiano. Caso ela fosse maior de idade, seria possível passar diretamente no leitor eletrônico de passaportes.

Logo após a imigração, seguimos as placas do aeroporto de retirada de bagagem. Mesmo que não fossemos retirar as nossas, sabemos que depois dali as pessoas se dirigem para a saída. E foi exatamente o que aconteceu... após as esteiras de bagagem já começamos a ver as placas de saída e de transporte público.

Andamos cerca de 10 minutos dentro do aeroporto e em seguida pegamos o shuttle interno (gratuito) que nos levou até o Terminal 2 D/F. Ali nos deparamos com um painel GIGANTE com os próximos voos e no piso inferior já localizamos o guichê para a compra dos bilhetes.


Escala em Paris
Aeroporto Charles de Gaulle - Painel próximo à estação de trem

Optamos por ir de trem (linha RER B), ainda que um pouco mais caro que de ônibus, para evitar problemas como trânsito ou minimizar inconvenientes pelo caminho. A passagem de ida e volta do Terminal Charles de Gaulle até Paris (que compreende cinco zonas da cidade, ou seja, a abrangência mais cara de tarifa do transporte público de Paris) foi de 20,60 euros.

Comprei os bilhetes na bilheteria com um atendente já que não tinha certeza se minha filha teria desconto ou não pela idade (pagam menos crianças de até 11 anos e 11 meses). Mas existem também as máquinas self, que são brancas e ficam no saguão dos embarques para os trens. A bilheteria tem um letreiro onde está escrito Billets Paris et Ile-de-France SNCF.

No site da empresa SNCF é possívelhttp://www.sncf.com/en/passengers
encontrar todas as informações acerca do transporte. Acesse em

Nos dirigimos para as plataformas 11 e 12, de onde partem os trens RER B. O bilhete é validado na catraca de entrada para a plataforma e deve ser conservado até o final da viagem, caso haja fiscalização. A viagem durou cerca de 40 minutos (algumas paradas um pouco mais demoradas devido a um problema na estação Gare du Nord), mas no retorno fizemos o mesmo trecho em cerca de 25 minutos.

Desembarcamos na estação Saint Michel Notre Damme onde fizemos uma baldiação para a linha RER C, sentido Torre Eiffel. Esse segundo trecho levou menos de 10 minutos. Atenção! Nas estações de metrô e trens das grandes cidades da Europa é muito comum passarem trens com diversos destinos na mesma plataforma. Atente-se sempre aos monitores que mostram o destino final e as principais paradas do próximo trem a dar entrada na plataforma.

ESCALA EM PARIS

Escala em Paris

Como já tínhamos o bilhete de volta, aproveitamos (mesmo que num dia nublado) algumas horinhas da beleza de Paris!

Dica! Muito importante lembrar que suas malas deverão ir para o destino final caso você queira sair do aeroporto e ir até o centro de Paris (ou da cidade onde você fará a escala). Isso porque se tiver de retirar as malas será preciso cerca de mais 2 horas de escala (para pegar as bagagens e despachá-las novamente no embarque para o segundo trecho). Muitos aeroportos oferecem o serviço de guarda-volumes. Então, planeje-se quanto ao tempo e também para esse gasto.

Deixo algumas fotinhos da passeggiata (mesmo com a cara amassada depois de 10 horas de voo!).






Alla prossima!