07 fevereiro, 2018

Lecco – Passeio de um dia

Ciao!

O norte da Itália possui belíssimas cidades cuja paisagem é emoldurada por lagos e montanhas, principalmente na proximidade dos Alpes e da fronteira com a Suíça. Já estivemos em Como (confira as dicas aqui) e visitamos também a cidade de Lecco. O resultado é um visual de tirar o folego em qualquer época do ano.

Lecco - Itália
Vista da orla do lago, em Lecco

Lecco tem pouco mais de 48 mil habitantes e foi eleita em 2017 como a cidade mais romântica da zona dos lagos na Itália setentrional.

Lecco - Itália



Como chegar

Partindo de Milão de carro, o percurso de 55 km leva cerca de 1 hora e é realizado em sua maior parte pela Strada Statale 36. Não existem pedágios no trecho e se seu carro for a Diesel com menos de 10 euros você o abastece para a ida e para a volta.

Já de trem será preciso utilizar a linha Suburbana S8, operada pela Trenord, que liga a estação Milano Porta Garibaldi ao centro histórico de Lecco. O valor do bilhete é de 4,80 euros (9,60 ida e volta) e o percurso dura aproximadamente 1 hora. Não são previstas baldeações ou troca de composição.

A Trenitália também oferece a linha Regional RE8 que cumpre o percurso em 39 minutos, saindo da estação Milano Centrale. O valor do bilhete é o mesmo, ou seja, 9,60 euros ida e volta.

A cidade de Lecco possui duas estações: Lecco Maggianico, que fica em uma zona mais industrial da cidade e a estação Lecco, que fica no centro histórico e turístico e mais próxima ao lago.

Lecco - Itália
Estação de Lecco, no centro histórico da cidade

Atrações
O ponto alto da cidade é a paisagem que se vê ao caminhar pela orla do Lago de Como, ramo Lecco. O trecho possui pouco mais de 3 quilômetros e a cadeira montanhosa que limita o lago é o visual que se aprecia em toda sua extensão.

Lecco - Itália

Lecco - Itália


Existem também trechos de pequenas “prainhas” onde é possível sentar-se e apreciar a paisagem e, porque não, um belo pôr do sol.

Lecco - Itália

Lecco - Itália


Sempre estarão presentes as diversas embarcações aportadas nas margens do lago, que é navegável e oferece ligação para diversas cidades como Bellagio, Lenno e Como.

Lecco - Itália


Como é comum na região, aves como cisnes e marrecos circulam desinibidos entre os turistas. Um toque a mais para embelezar a paisagem.

Lecco - Itália


A Basílica de San Nicolò fica nas proximidades da orla do lago e possui o segundo maior campanário da Itália. Sua torre está entre as mais altas da Europa e enriquece ainda mais o cenário ao seu redor.

Lecco - Itália

Lecco - Itália


Em toda a extensão da orla é possível encontrar bares e restaurantes da tradicional cozinha italiana.

Vale muito o passeio a Lecco. Assegure-se, porém, de que o dia terá tempo firme, já que a natureza é o ponto alto da viagem.

Lecco - Itália



Buona giornata!