13 fevereiro, 2018

Dia de San Valentino, o Dia dos Namorados na Itália

Ciao a tutti!

Amanhã, 14 de fevereiro, é o dia de San Valentino, e aqui na Itália é quando se comemora o dia dos namorados!

Dia dos Namorados na Itália

Assim como no Brasil, a data movimenta a economia e o comércio de presentes em geral. Além disso, as companhias aéreas, hotéis, restaurantes e até mesmo a Trenitália fazem promoções usando a data como pano de fundo.

Tenho que dizer que toda a propaganda das lojas e empresas com a motivação de incrementar as vendas com o dia dos namorados é muitooo menor que no Brasil, ainda que presente na televisão, nas vitrines dos shoppings, etc.

Aqui na Itália, Veneza e Verona estão entre os principais destinos dos apaixonados. Veneza devido à beleza de seus canais e dos românticos passeios de gondola com champanhe. E Verona por ser a cidade escolhida por Shakespeare para desenvolver a mais conhecida história de amor de todos os tempos, Romeo e Giulietta. Confira AQUI as minhas dicas de passeio por Verona!  

San Valentino

Dia dos Namorados na Italia
Pintura de San Valentino, Antonio Arrigoni, 1707

Mártir italiano, San Valentino nasceu em Terni no ano de 176 (não se sabe precisamente) e foi decapitado em Roma aos 97 anos, em 14 de fevereiro de 273.

San Valentino é considerado santo nas igrejas católica, ortodoxa e anglicana e conhecido como o padroeiro dos apaixonados.

Mesmo impedido pelo Imperador Aureliano de atuar como sacerdote, durante a perseguição aos cristãos, a popularidade de San Valentino cresceu.

San Valentino foi capturado após ter realizado o casamento entre uma jovem católica muito doente com o legionário romano Sabino. Durante a benção do matrimônio o casal teria falecido, ao mesmo tempo, e pouco tempo depois aconteceria o martírio de San Valentino.

Soldados romanos o capturaram e o decapitaram fora da cidade, afim de evitar manifestações contrárias às ordens do Imperador por parte da população.


Sendo assim, um lindo e romântico dia de San Valentino à todos os apaixonados!