07 fevereiro, 2018

Como nos preparamos (ou não) para o primeiro inverno europeu!

Buongiorno!!!

Ahhhh o inverno europeu! Tudo branquinho de neve (em muitas regiões da Itália), roupas elegantes, comidinhas quentes... Fazer uma viagem em dias assim é de fato uma delícia! Mas e viver assim todos os dias, por três, quatro meses a fio? Bem, é preciso estar preparado. Como falo sempre a quem me pergunta, quando se está preparado tudo fica bem mais tranquilo.

Tivemos poucos dias de neve esse inverno, porém com temperaturas sempre entre -5°C e 3°C. Assim ficou a cidade (eu, particularmente, acho lindo):


Inverno na Europa

Inverno na Europa

Inverno na Europa


Chegamos em maio, início do verão, e tivemos tempo (teoricamente) de nos preparamos para o inverno. Se o fizemos? Em partes. E explico já mostrando as opções mais comuns de se aquecer por aqui  no inverno.

Riscaldamento por gás
É a forma mais comum de instalação nas casas por aqui. A alimentação se dá por meio do gás encanado, o mesmo que já temos para as torneiras, chuveiros e fogão. O custo, que vem na conta bimestral, porém, é bem salgado. Fato é que não paguei (teoricamente) para ver o quanto salgado realmente é. Conversei com minha vizinha italiana sobre o riscaldamento a gás logo que cheguei e ela me disse a seguinte frase: “se eu usar o riscaldamento por gás não sobra dinheiro para eu comer no fim do mês!”. Vindo de quem viveu aqui desde sempre, achei melhor procurar outras formas e pouquíssimas vezes fiz uso do riscaldamento a gás, mesmo tendo a instalação do termosifone em todos os ambientes da minha casa.

Inverno na Europa
Termosifone do quarto

Inverno na Europa
Termosifone do banheiro

Dica: quem for comprar um imóvel por aqui deve prestar atenção se o riscaldamento da construção (sobretudo se for prédio) é autônomo ou centralizado. Em poucas palavras, sendo autônomo você controlará a temperatura e a atividade do fornecimento do calor individualmente, dentro da sua casa, de acordo com suas necessidades. Sendo centralizado o mesmo será ligado em uma determinada hora do dia, com temperatura e duração pré estipuladas para todo o prédio e haverá uma conta a ser paga mensalmente pelo serviço (normalmente junto do condomínio). Pelo que costumo ver por aqui, para um apartamento de cerca de 85 metros quadrados o valor mensal do riscaldamento centralizado varia de 100 a 150 euros mensais. O que pra mim é realmente muita coisa!

Estufa a gás (por raios infravermelho)
Essa foi a solução que encontrei para nos aquecer prioritariamente. O aquecimento é feito por  meio de raios infravermelhos e a alimentação por gás (bombola de gás GPL) . É possível controlar a intensidade do aquecimento em três níveis (três painéis de cerâmica que se acendem de forma independente) e o fabricante diz que ela é indicada para ambientes de até 45 metros quadrados. A estufa é portátil, com rodinhas 360 graus e aqui em casa a chamamos de cachorrinho (rs), por nos acompanhar onde estamos, seja no sofá, na cama ou na mesa da cozinha.

Inverno na Europa
Nosso cachorrinho rsrsrs
A verdade é que ela esquenta diretamente a pessoa, e não o ar do ambiente. Como ligamos apenas quando estamos em casa é perfeita para nossas necessidades.


A estufa tem válvula de segurança e é extremamente importante, claro, utilizar tanto o botijão quanto as mangueiras certificadas e específicas.

Um botijão de GPL é suficiente para um mês de uso, ligando cerca de três horas por dia no nível intermediário. Para trocar o botijão vazio por um cheio pagamos 40 euros. E o botijão em si é emprestado em comodato mediante um valor de 5 euros. O valor da estufa na Leroy Merlin foi 69 euros.

Ar condicionado
Esse também tenho aqui em casa, um na sala e outro no quarto. Acontece que o mesmo é alimentado na rede elétrica e, portanto, outra modalidade que não paguei para ver o quanto custaria. Utilizamos nos finais de semana e depois das 23h, período que corresponde a faixa de energia azul (nossa conta de energia é biorária, ou seja, pagamos cerca de 70% a menos para usar em determinados horários).

Inverno na Europa


Dica: uma coisa que dá muito certo é ligar o cachorrinho (lê-se a estufa a gás) imediatamente embaixo no ar condicionado. O aparelho de ar condicionado irá capturar um ar já parcialmente quente e espalhar para o restante do ambiente, aquecendo o local de forma mais rápida e, por consequência, mais econômica.

Aquecedor Elétrico
Outra opção que é alimentada pela energia elétrica e, portanto, usada com muita cautela aqui em casa, sempre visando a economia. O aparelho tem cerca de 60 centímetros de altura e é bastante leve. Aquece por meio de resistência, quartzo ou infravermelho. Vale para aquecer pequenos espaços ou diretamente as pessoas e o faz de forma bastante rápida. Paguei 12 euros (na Euronics) nesse de três lâmpadas, que podem ser acesas de forma independente. Aqui o que vale é a praticidade de levá-lo para qualquer lugar.

Inverno na Europa


Caldaia a pellet ou a legno
Essa é aparentemente a forma mais econômica de aquecer ambientes. Trata-se de uma estufa alimentada a pellet (aglomerado de madeira, em forma cilíndrica, de cerca de 20mm) ou a lenha. O problema é que a mesma necessita de uma preparação na estrutura do ambiente, com um escape para os detritos do pallet ou da lenha queimados. Como nossa casa ainda é alugada, não quis fazer esse investimento. A caldaia custa entre 400 e 2000 euros, dependendo da capacidade.

Inverno na Europa
Caldaia a Pellet. Fonte: Leroy Merlin

Inverno na Europa
Pellet, combustível proveniente da madeira em forma de pequenas cápsulas. FonteB-Energy

Saldão de Janeiro
Mas e para sair na rua? Aí a melhor solução é estar sempre bem aquecido com roupas específicas para a época do ano. A dica é aproveitar o saldão da primeira semana de janeiro, que acontece em toda a Itália e já comprar as roupichas para o próximo inverno. O saldo de fato vale a pena e os descontos chegam a 70%. Sou muito fã da combinação segunda pele térmica + felpa (moletom) ou blusa de fleece + giubbotto/giaccha/cappotto (casaco) por cima de tudo. Luvinha e touca e partiu pra neve!

Na verdade, não houve da nossa parte muita preparação para o inverno, a não ser a aquisição de roupas próprias para a estação e a aquisição da estufa a GPL. Claro que me informei acerca dos custos para não ter surpresas nas contas de gás e energia, mas o saldo para o nosso primeiro inverno europeu foi bastante positivo! Sobrevivemos quentes e gastando pouco!

Abbraccio e alla prossima!