20 fevereiro, 2018

Londres é logo ali! Bate-volta de Milão a Londres!

Ciao a tutti!

Um dos assuntos que mais gosto de falar com meus amigos é sobre a facilidade de viajar dentro da Europa. Não canso de dizer que essa foi uma (se não a maior) motivação que me fez trocar de continente.

A ideia desse post não é fazer um roteiro de Londres, mas mostrar como é possível aproveitar bastante em apenas um fim de semana aquela que é uma das cidades mais alucinantes da Europa! Portanto, divido aqui minhas dicas!

Dicas Londres
Tower Bridge

Aéreo

Saímos do aeroporto de Malpensa em Milão às 7h30 de um sábado. A ideia era sair bem cedo no sábado para aproveitar o dia inteiro em Londres e retornar no domingo a noite.

Escolhi a low-cost Easy Jet e definitivamente não tenho do que reclamar. Já voei outras vezes por essa companhia e nunca tive problema com atrasos ou cancelamentos.

Mas que fique sempre claro: a companhia é uma low-cost. Portanto, tome seu café da manhã em casa ou terá de adquirir um lanchinho no avião. Não são inclusas refeições, visto o trecho de curta distância. Mas haverá um biscoitinho e algo para beber.

Para baratear a passagem são sempre as dicas de sempre: comprar com antecedência, simular diferentes horários de partida e chegada, cogitar aeroportos diferentes de ida e retorno.

Como meu hostel ficava no centro de Londres e todo meu roteiro foi baseado nas atrações do centro, qualquer aeroporto que eu desembarcasse na cidade me serviria. Para baratear, cheguei pelo aeroporto de Gatwick, que fica ao sul de Londres e retornei pelo aeroporto de Luton, que fica ao Norte, ou seja, opostos extremos.

Porém, decidi não variar o aeroporto em Milão. Fui e retornei por Malpensa. Isso porque, para aproveitar melhor os dois dias, meu voo saiu muito cedo e retornou bem tarde a Milão. Logo, a melhor escolha foi deixar o carro em um estacionamento próximo ao aeroporto.


Estacionamento em Milão

Sempre que faço voos internos na Europa reservo uma vaga nos estacionamentos da empresa FastParking. Os preços são os mais econômicos e, apesar do estacionamento ficar há alguns minutos dos aeroportos, a empresa oferece serviço de traslado sem taxas adicionais.

A van que faz o transfer sai a cada 5 minutos do estacionamento com destino ao aeroporto. No retorno, basta se informar onde é o ponto de encontro da empresa e lá estará a van para te transportar até o estacionamento.

Você pode (e deve) realizar uma reserva prévia pelo site da FastParking para obter desconto no valor da diária. Basta colocar alguns dados pessoais, data de partida e retorno e a hora prevista para deixar e retirar o carro.

Não é necessário colocar número de cartão de crédito ou fazer pagamentos antecipados. Você receberá o voucher no seu e-mail e sua vaga no estacionamento já estará reservada. Paguei o valor de 18 euros pelas duas diárias.

Dicas Viagem Londres
Voucher do Estacionamento em Milão

Reserve com antecedência!

Minha premissa de viagem é o planejamento! Sempre que viajo é para me divertir e por isso tento fazer um bom planejamento, com antecedência, para evitar o quanto puder de ter imprevistos.

Por isso, reservo sempre o aéreo com bastante antecedência (atenta às políticas de cancelamento), o hostel (aqui prefiro também pagar um pouquinho a mais e ter o reembolso total em caso de desistência), locomoção na cidade destino, estacionamento, restaurantes e atrações que precisem de reserva, entre outras coisas.

Hostel

Aqui está uma questão muito particular... tem quem ame e quem odeie! Eu não me incomodo em ficar hospedada em hostel, mas como viajo com a minha filha faço questão de pegar sempre um quarto individual e com banheiro privativo. Pode ser pequeno, sem luxo, mas oferecer uma boa localização é o imprescindível!

No centro de Londres existem infinitasssss opções de hostel. Porém, é muito comum ver na porta de entrada a plaquinha de que não há vagas. Por isso, mais uma vez, planeje e reserve com antecedência!

Ficamos no The Blair Victoria Hotel, que reservei pelo site AMOMA.com. O hostel fica numa área de muitos hotéis e há apenas 5 minutos andando da estação centralíssima de Victoria. O Buckingham Palace  fica há 18 minutos de caminhada e todas as outras atrações do Centro são próximas como o Big Ben, Parlamento e London Eye.

O hostel é muito bom, no que se refere à custo-benefício, e a localização é perfeita!

Trem em Londres – Do aeroporto à City

Dessa vez comprei com antecedência, inclusive, os bilhetes dos trens que levam dos aeroportos ao centro de Londres.

Realizei a compra diretamente no site da empresa ThamesLink (https://ticket.thameslinkrailway.com/search), escolhendo os horários de acordo com meus voos de chegada e partida de Londres.

O pagamento é realizado por cartão de crédito e você receberá um voucher por email. Com o número do voucher basta se dirigir a uma das máquinas de tickets do terminal de trem no aeroporto e imprimir seus bilhetes, sem nenhum outro custo adicional.

Os preços irão variar de acordo com o horário e o dia da semana, mas custam em torno de 10 libras por adulto.

A viagem de trem de Gatwick ao centro de Londres levou 30 minutos, ou seja, estava na cidade antes das 11 da manhã e pude aproveitar o sábado inteiro.

Dica do Transporte Público de Londres

Londres é giganteeeeee! E, portanto, o metrô, trens e ônibus são tarifados por zonas, ou seja, quanto maior a distância a percorrer maior será o valor do bilhete.

No site da empresa de transporte público de Londres (AQUI) você encontra todas as informações sobre bilhetes e valores, mas quero dar duas dicas interessantes!

A primeira é que o valor pago por viagem só de ida em dinheiro (bilheteria ou máquinas) será sempre muito mais caro que qualquer outra opção de bilhete. Por isso, veja as opções de bilhete para um dia inteiro ou para mais de um dia. 

Vale muito a pena também adquirir um cartão Oyster, cartão de plástico, não nominal, onde é possível fazer recargas e pagar mais barato pelo transporte em Londres. O mesmo pode ser comprado em bilheterias de metrô ou no comércio de Londres.

Para se ter uma ideia, um bilhete simples comprado em dinheiro sai ao custo de 4,90 libras enquanto aquele carregado no Oyster custará 2,40 libras!!! Ou seja, menos da metade! Confira abaixo a simulação que realizei no site da empresa.

Dicas de Viagem Londres
Diferença no preço do bilhete comprado em dinheiro e carregado no Oyster


E a segunda dica é quanto aos cartões contactless, utilizando a modalidade de bilhete Pay as You Go. É possível passar seu cartão de crédito diretamente na catraca de entrada das estações de trem e metrô e no ingresso dos ônibus. Porém, o mesmo deverá ter a tecnologia contactless (leitura por aproximação, muito comum aqui na Europa).

Com o cartão contactless a tarifa terá o mesmo custo que do Oyster, porém com a conveniência de utilizar seu próprio cartão de crédito. Antes de utilizar o serviço, realize um pré cadastro de seu cartão no site da Transport for London nesse link.

Outra dica muito interessante de utilização do cartão contactless é que ao atingir um número específico de viagens o valor da tarifa congela. Ou seja, toda vez que você passar o cartão para entrar novamente em um metrô ou ônibus não haverá cobrança da nova tarifa. De acordo com as zonas viajadas será computado no fim do dia um valor máximo a ser cobrado. No caso de uma ou poucas viagens, será cobrado o valor unitário  normalmente.

Por exemplo, no caso de um adulto, o valor diário máximo a ser pago para viagens ilimitadas entre as zonas 1 e 2 será de 6,80 libras, mais barato que dois bilhetes adquiridos em dinheiro na máquina (9,60 libras). Esses mesmos valores valem para o cartão Oyster, que eu indico de ser adquirido caso seu cartão não seja contactless.

Dicas Viagem Londres
Simulação de tarifa máxima diária em Londres

Para que o controle seja eficiente e você esteja sempre de acordo com as normas do transporte de Londres não se esqueça de aproximar seu cartão também no momento em que sair da estação. Isso vale para trens e metrôs. Nos ônibus não é necessário aproximar o cartão na saída pois as tarifas são fixas e não variam por zonas.

O que dá pra ver em Londres em 2 dias

Bastante coisa, mas infelizmente não tudo. Abaixo deixo a relação dos locais que eu visitei nos dois dias que estive em Londres e uma ordem boa para a locomoção a pé e com o metrô:

Dia 1:

  • Chega ao Aeroporto de Gatwick
  • Trem até o centro de Londres, estação Victoria
  • Palácio de Buckingham
Dicas Londres
Victoria Memorial

Dicas Londres
Palácio de Buckingham

Dicas Londres
Bandeira Real no Palácio de Buckingham mostrando que a Rainha está no Palácio
  • St James's Park
  • Catedral de Westminster
  • Abadia de Westminster
  • Big Ben
  • Westminster Bridge
Dicas Londres
Westminster Abbey

Dicas Londres
Westminster Abbey

Dicas Londres
Big Ben em restauração

  • Parlamento Britânico
  • London Eye
Dicas Londres
London Eye

  • Waterloo Bridge
  • Covent Garden Market
  • Picadily Circus
  • (Pausa para o almoço)
Dicas Londres
Covent Garden Market

Dicas Londres
Covent Garden Market

Dicas Londres
Covent Garden

  • Trafalgar Square
  • Hyde Park
  • Museu de História Natural (gratuitooooo)
Dicas Londres
Museu de História Natural

Dicas Londres
Museu de História Natural

Dicas Londres
Pista de Patinação em frente ao Museu de História Natural

  • (Ida ao Hostel para realizar o check-in)
  • London Bridge
  • Tower Bridge
Dicas Londres
Tower Bridge

  • (Pausa para o jantar tipicamente inglês, com muita cerveja no Pub TheHorniman)
Dicas Londres
Cheerssss!!!

  • Tower of London
  • Oxford Street (que já estava toda iluminada para o Natal).
Dicas Londres
Oxford Street

Dicas Londres
Oxford Street

Dicas Londres
Oxford Street




Dia 2: Numa pegada bem mais tranquila que o dia anterior (rs)...
  • Café da manhã no hostel
  • Stamford Bridge (estádio do Chelsea)
Dicas Londres
Entrada de Stamford Bridge

Entrada de Stamford Bridge
  • Palácio de Buckingham (fomos para ver a troca da guarda e acabamos vendo a Rainha Elizabeth saindo de carro)
Dicas Londres
Rainha Elizabeth e o Príncipe Philip
  • King's Cross e a Plataforma do Harry Potter
  • Camden Town
  • (Pausa para o almoço)
Dicas Londres
Plataforma de alusão ao filme de Harry potter

Dicas Londres
King's Cross Station 

Dicas Londres
Camden Town 

Dicas Londres
Camden Town 

Dicas Londres
Estátua da Amy no coração de Camdem
  • Estação Blackfriars e trem para o Aeroporto de Luton.

E a foto de turista?

Clarooo que não poderia faltar!




Espero que as dicas tenham sido úteis!
Baci e alla prossima!