03 abril, 2018

Como é voar com a low cost Ryanair!


Ciao a tutti, come va?

Esse fim de semana utilizei pela primeira vez a companhia aérea Ryanair. E, resumidamente, posso dizer que não há nada que desabone, levando em conta, claro, a relação custo benefício.

A Ryanair é uma companhia irlandesa low cost, ou seja, que opera em trajetos de curtas distâncias ligando mais de 30 países europeus com valores reduzidos e, sendo assim, sem serviços adicionais inclusos como por exemplo refeições à bordo.

Como é voar de Ryanair


Minha experiência

Fiz o trecho Milão (Aeroporto de Bergamo) a Timisoara (Romenia) no último fim de semana. Minha viagem foi de três dias e a turismo cultural. Os voos, tanto de ida quanto de volta saíram dos destinos nos horários exatos que estavam marcados. Essa era uma apreensão grande minha, pois nos últimos meses acompanhamos as notícias de centenas de voos da Ryanair cancelados e remarcados devido à greve de pilotos e comissários da companhia. Não tive nenhum problema quanto a atrasos ou cancelamentos.


Já havia viajado com a EasyJet como contei AQUI e acho ambas muito parecidas no que diz respeito ao serviço que oferecem e aos preços. A não ser a questão dos cancelamentos, que ultimamente são mais frequentes na Ryanair. 

Os voos são operados em sua maioria por aeronaves Boing 737, aqueles com apenas um corredor e fileiras de três poltronas de cada lado, com capacidade para cerca de 190 passageiros. O conforto é de um avião normal que opera em pequenas distâncias e, apesar das poltronas não reclinarem, o espaço para as pernas é bom, me parece até melhor que nos aviões grandes, de longas distâncias.
Comissários bem atenciosos e sempre falando em inglês e italiano.

Como é voar de Ryanair
Nosso embarque no aeroporto de Bergamo

Como é voar de Ryanair
O espaço para as pernas entre as poltronas é bom

Como é voar de Ryanair
Interior da aeronave

Como é voar de Ryanair
Coloquei minha bolsa embaixo do assento da frente, sem comprometer meu espaço

A bordo apenas lanches e snacks a pagamento. Desculpem a ausência de fotos, mas não consumi nada durante o voo (rs). E acho de fato que nesses voos de pequenas distâncias não tem necessidade. Meu voo levou apenas 1 hora e 20 minutos e preferi tomar meu café da manhã no destino a pagar 3,50 euro por um cappuccino a bordo.

Quanto à bagagem, minha passagem foi standard, ou seja, não previa malas despachadas. Pude levar a bordo uma bolsa de tamanho pequeno (medida máxima de 35 cm x 20 cm x 20 cm). Uma segunda bagagem “de mão” de até 10 kg e dimensões 55 cm x 40 cm x 20 cm é permitida sem custo adicional, mas deverá ser despachada no portão de embarque e retirada na esteira do aeroporto de destino. Para levar as duas bagagens a bordo é necessário escolher uma modalidade de tarifa superior à standard (e o valor do bilhete duplicará!).

Já estou ficando expert nessa de viajar de mochileira e, sendo assim, consegui levar meus pertences para um fim de semana apenas na bagagem de mão! Resultado: tarifa pela metade do preço!

Como é voar de Ryanair
Bilhetes na modalidade Standard devem despachar a bagagem de até 10 kg no portão de embarque

Como é voar de Ryanair
Sinalização de embarque prioritário

Vale lembrar que desde a compra do bilhete a Ryanair te abastecerá com e-mails recorrentes sobre o status do voo, o status do check-in, promoções de aluguel de carro e reserva de hotéis no destino. O aplicativo para celular da companhia é bastante intuitivo e oferece a opção de check-in com manutenção do cartão de embarque no próprio dispositivo por QR Code.

Como é voar de Ryanair
Cartão de Embarque no celular

Comprei as passagens em novembro para viajar em março. E como comprar passagens com antecedência sempreeeeee é um bom negócio paguei cerca de 175 reais ida e volta! Super negócio! 

Na simulação abaixo, viagem prevista para daqui a cerca de 40 dias, é possível notar a diferença de valor do bilhete com relação aos serviços inclusos, principalmente quanto à bagagem despachada e às políticas de bilhete flexível.

Como é voar de Ryanair


Arrivederci!