20 abril, 2018

Curiosidade: como viajo entre Itália e Brasil com dupla cidadania!


Ciao ragazzi!!

Hoje o post é bem curtinho, apenas para contar uma curiosidade!

Passaporte Italiano


Quando vou ao Brasil à passeio e volto para a Itália, que é onde resido, não recebo carimbos no meu passaporte ao passar pela imigração seja na Europa, seja no Brasil.

E o motivo disso é muito simples, mas gera curiosidade e dúvidas: quando saio da Itália apresento o passaporte italiano (seja na Itália ou em qualquer outro país da Europa onde eu vou fazer a conexão) e quando entro no Brasil apresento o passaporte Brasileiro.

No retorno para a Europa é a mesma coisa: saindo do Brasil apresento o brasileiro e entrando na Europa apresento o Italiano.

Isso porque, sendo cidadã dos dois países eu tenho o direito (e todos os deveres, obviamente) de transitar livremente em ambos, sem a necessidade de um carimbo no passaporte e uma validade estipulada de estadia em um dos dois países.


Para viajar dentro da Europa, se o destino for um dos países do espaço de Schengen (acordo entre 30 nações da Europa que prevê a livre circulação de pessoas nos países signatários), basta apresentar meu documento de identidade italiano, sem a necessidade de levar o passaporte.

Já em uma viagem para outra localidade qualquer que não exija visto para italianos, basta entrar e sair com o passaporte italiano e tudo certo!

Passaporte Italiano

Ah sim! Nos aeroportos aqui na Europa posso pegar a fila de "Passaportes UE" na imigração. Porém, nem sempre ela será mais rápida que a fila da imigração para "Todos os Passaportes". O que vale a pena é a leitura óptica do passaporte, uma espécie de imigração eletrônica e "self-service" onde você mesmo scaneia o seu passaporte e aproxima seu rosto para identificação. Essa sim sempre será a opção mais ágil na hora de passar pela imigração aqui na União Europeia.

Bacio!!!