23 abril, 2018

Bologna: a bellissima “Cidade Vermelha” – Passeio de um dia

Ciao a tutti!

Há tempos que queria conhecer Bologna, cidade de 390 mil habitantes famosa por suas universidades e arquitetura única! A Universidade de Bologna é, inclusive, a mais antiga do mundo ocidental, fundada em 1088. Bologna é uma das cidades com o centro histórico mais preservado na Itália.

Conhecida como “Cidade Vermelha”, devido à cor dos tijolos predominantemente utilizados na construção de seus edifícios, Bologna é a capital da Região da Emilia Romagna e abriga centenas de palácios históricos, sede de diversas universidades, museus, bibliotecas, teatros e centros econômicos, culturais e políticos.

Bologna
Torre degli Asinelli, um dos principais pontos turísticos de Bologna

Como chegar

Fomos de ônibus até Bologna (presente de uma amiga que me acompanhou nessa passeggiata) com a empresa Flix Blus. O percurso foi de aproximadamente 2 horas e 20 minutos, partindo de Milão.


A Flix é uma empresa de ônibus de viagem low cost que liga centenas de cidades em centenas de trechos dentro de toda a Europa. Já havia utilizado a Flix na viagem que fiz para Munique, na Alemanha. E você pode conhecer melhor a empresa Aqui

Nossa ida e volta em um domingo de abril ficou em 19,80 euros por pessoa. Para se ter uma ideia, no comparativo com um trem da Trenitalia ( que faz o mesmo percurso na metade do tempo), teríamos gastado em torno de 40 euros cada uma, ida e volta. Ou seja, levamos o dobro do tempo para chegar mas pagamos a metade do preço no bilhete. Para pequenas e médias distâncias, o ônibus é uma excelente opção de custo-benefício. 

Atrações

Além da famosíssima Lasanha à Bolognesa, que aprovei e indico imensamente, a cidade oferece inúmeras atrações arquitetônicas  de “cair o queixo”. O gostoso aqui é andar a pé. Portanto, prepare um bom calçado e seu pescoço pois toda a arquitetura medieval vai te fazer olhar para cima durante boa parte da sua estada por Bologna.

Pórticos

Da estação de Bologna até o centro histórico da cidade, andamos em linha reta cerca de 15 minutos pela Via dell’Indipendenza e desde ali já é possível encontrar a primeira marca registrada da cidade: os pórticos!

Esses arcos são muito comum nos edifícios da região central e, apesar de ser extensão dos prédios, “cobrem” as calçadas, muito transitadas pelos turistas.

Bologna

Bologna


Bologna

Bologna


Piazza Maggiore

É a partir da Piazza Maggiore que você se locomoverá para os demais pontos turísticos de Bologna. E é ali que estão concentradas as mais bonitas construções medievais do centro da cidade. Reserve uma parte boa do tempo para esse local, pois uma volta na praça te renderá fotos e memórias incríveis.
Na entrada leste da praça você encontrará a Fontana del Nettuno, obra renascentista construída por vontade do Papa Pio IV, cuja construção data de 1564.

Bologna
Fontana del Nettuno

À esquerda da Fontana está o Palazzo Re Enzo, construção que data de 1246, residência do então Rei Enzo da Sardegna. O palácio hoje abriga convenções, mostras de artes e eventos corporativos.

Bologna

Bologna

Bologna


Mais à frente, do lado direito, está o Palazzo d'Accursio, atual sede da Prefeitura de Bologna. Construído no fim dos anos 1200 o edifício é hoje um complexo de várias construções adjacentes, com salas de exposição de arte e um relógio no alto da Torre à sua esquerda.

Bologna

Bologna

Bologna


Na fachada é possível ver a estátua de San Petronio di Bologna. Nascido nos anos de 450 foi posteriormente bispo da Igreja Católica  e é o padroeiro da cidade.

Bologna


Também na Piazza Maggiore fica a imponente Basilica di San Petronio, dedicada ao padroeiro da cidade. A construção tem 132 metros de comprimento, 66 metros de largura e 47 de altura, o que a torna a maior e mais importante igreja Bolognesa. Sua construção data de 1390 e abrigou a Coroação do Rei Carlo V assim como duas reuniões do Consílio de Trento. Pra mim é fascinante estar em um lugar assim!

Bologna


A fachada é visivelmente inacabada.  Apenas a parte inferior da igreja é revestida pelo mármore devido à falta do mesmo na época de sua construção.

Bologna


No interior da Basílica vemos a Meridiana di San Petronio, o maior relógio solar do mundo, medindo 67 metros de comprimento e onde é possível identificar o meio-dia solar durante todo ano. Construído pelo cientista bolognese Domenico Cassini, o relógio atravessa todo o chão da igreja desde 1657.

Bologna

Bologna

Bologna

Bologna


Le Due Torri (As duas Torres)

Com mais de 20 delas em toda a cidade, Bologna é também conhecida por suas exuberantes Torres. Bem perto da Piazza Maggiore estão as duas mais famosas da cidade: Garisenda e degli Asinelli.

Garisenda, assim como a famosa Torre de Pisa na Toscana, está inclinada em 3,22 metros devido a um precoce sedimento do solo. É a menor das duas torres com 47 metros.

Bologna

Bologna
A inclinação da Torre é ainda mais visível em sua base
Já a Torre degli Asinelli, a irmã mais alta, data de 1109 e mede 97 metros. Com seus exatos 498 degraus recebe o título de a mais alta Torre Medieval do mundo. O bilhete para subir a Torre e defrutar de uma vista panorâmica de Bologna custa 5 euros e deve ser comprado antecipadamente pela internet (https://www.duetorribologna.com/discover/).

Bologna

Bologna


Palazzo dell'Archiginnasio

Atual sede da Biblioteca Universitária de Bologna o Palácio foi construído em 1562, em meio ao clima cultural do Concílio de Trento. Suas paredes e mais de 30 arcos são densamente decorados com brasões e inscrições em memória dos celebres mestres e estudantes de Bologna. Esse lugar visitei sem por acaso e foi a atração que mais me encantou em toda a cidade.


Bologna

Bologna

Bologna

Bologna

Bologna

Bologna


Praças e Vielas

Perca-se por Bologna! E assim encontre vielas, praças e monumentos incríveis por toda a cidade.

Bologna
Piazza Galvani

Bologna
Estátua em homenagem ao físico italiano Galvani

Bologna
Feira de antiguidades na Piazza Santo Stefano

Bologna
Piazza Santo Stefano

Bologna
Centro Histórico de Bologna

Bologna
Centro Histórico de Bologna


Roteiro Gastronômico

Entre restaurantes, osterias e trattorias, o que não falta à Bologna é uma infinidade de ótimas opções gastronômicas.

Bologna

Bologna


Paramos para almoçar no Pino (Via Goito, 2) e claro que a opção foi a Lasagna à Bolognesa (primo piatto com preço médio de 10 euros e taça de vinho a 5 euros, acompanha vaschetta de pão e água). 

Uma curiosidade: o molho que conhecemos no Brasil como “à Bolognesa” na verdade aqui se chama “Ragù”. E sim, a Lasagna “nativa” Bolognesa é uno SPETACOLO!

Bologna

Bologna

Bologna


Un abbraccio e alla prossima!