18 abril, 2018

Dica de estudos em Italiano!


Buongiorno a tutti!

Assim como muita gente que sai do País para uma experiência no exterior, não vim para a Itália com a língua fluente e ainda estou me dedicando para aprender e falar corretamente.

A internet é uma “mãe” para quem busca o aprendizado... Desde blogs, aplicativos, vídeo-aulas no Youtube e tantas outras opções gratuitas podem ser acessadas de forma gratuita.

Outra opção é matricular-se aqui em um curso de Italiano, gratuito ou não, ou estudar em casa. Eu fiz as duas coisas nesse primeiro ano aqui e, como tudo, encontrei prós e contras.

aprender italiano
Estátua em homenagem a Dante Alighieri, o "pai" da língua italiana, em Verona. Foto minha no verão de 2017

Buscando um curso de língua italiana para estrangeiros

Minha primeira opção foi buscar um curso gratuito de italiano para estrangeiros na região onde moro. Encontrei na paróquia central da minha cidade e um outro oferecido pelo CPIA (Centro Provinciale per l’Istruzione degli Adulti) em parceria com a prefeitura (o CPIA existe em toda a Italia). Ambos com uma taxa anual de inscrição de 20 euros e sem mensalidade. Porém, por ter a cidadania italiana e “não ser uma estrangeira” não pude me matricular. Essa na verdade foi a primeira informação que tive. Dias depois me ligaram e disseram que a informação estava equivocada, mas naquele momento já estava matriculada em um outro local.


Um ótimo site para localizar cursos de italiano oferecidos para estrangeiros aqui na região de Milão em paróquias, públicos e privados é o http://milano.italianostranieri.org/

A segunda opção foi procurar por escolas tradicionais particulares de idiomas e antes de amadurecer a ideia desisti: aqui na região de Milão, os módulos variam de 600 a 1800 euros. O que pra mim, recém chegada e na contenção total de gastos, não era alternativa.

Acabei me matriculando em um curso chamado “La Nostra Lingua Italiana”, oferecido para italianos por um ONG da minha cidade, principalmente para a terceira idade que ainda fala muito o dialeto Brianzolo, onde moro. Paguei uma taxa de 90 euros durante o ano todo de curso e fiz amizade com algumas senhorinhas (rs). Porém, não é um curso para estrangeiros e apesar de acreditar piamente que conhecimento nunca é demais, o conteúdo gramatical de ensino médio não é o que preciso para me dar a fluência na língua. De qualquer forma valeu a experiência.

Aulas particulares

Cheguei a pensar em fazer aulas particulares com professores nativos e o que encontrei foram preços entre 8 e 15 euros por hora/aula. Seria uma boa opção, já que fazendo cerca de 4 horas por mês eu teria a atenção exclusiva do professor que me ensinaria exatamente baseado nas minhas atuais limitações.

Estudando sozinha

Eu sei que estudar sozinho requer disciplina e muito comprometimento. Como sou uma pessoa que gosta disso e tem facilidade de estudar por conta, me comprometi comigo mesma a fazer o curso na escola e estudar a gramática que ainda não tinha visto durante os 18 meses de curso de italiano que fiz no Brasil.

Comprei o libro Facile Facile B1 (que inclusive é o material de apoio do CPIA). Indico para quem me pergunta pois toda a coleção (são 6 exemplares, a partir do A0) é bastante fácil de entender, com exemplos práticos do dia a dia (ótima forma de aprender vocabulário) e uma estrutura lógica de explicação dos tempos verbais na gramática. O preço de cada exemplar é de apenas 6 euros e  a coleção inteira sai por 21 euros.

Vale lembrar que o nível A0 é para quem terá seu primeiro contato com a língua, enquanto o B1 (exemplar mais alto da série) é um nível intermediário (congiuntivo presente, condizionale presente, etc).

aprender italiano


É claro que tem aquelas dicas já meio clichê: falar e ouvir os nativos, ver televisão, filmes, ouvir música e entrar de cabeça na imersão do italiano. Como diz um amigo, é no dia a dia que se aprende? Também, e muito! Mas estudar é imprescindível para saber o “porque” de estar falando daquela forma, assim como ter a certeza de estar falando o idioma mais nobre e belo do mundo da forma correta. Então, bora estudar!

Abbraccio e alla prossima!