20 abril, 2018

BikeMi: uma dica super legal para andar de bicicleta por Milão


Ciao a tutti, come va?

Aqui na Europa as pessoas das grandes cidades têm um costume que eu simplesmente adoro: se locomover em bicicletas! E, apesar de não sermos uma Amsterdã com mais bicicletas que pessoas (rs), aqui na Itália não é diferente! Para quem vem a Milão, uma ótima dica é o aplicativo de “bike-share”, ou seja, compartilhamento de bicicletas, BikeMi.

Seja para turistas que desejam conhecer a cidade em curtos trajetos ou para os residentes que se locomovem no dia a dia, o compartilhamento de bicicleta é uma alternativa interessante: são mais de 4.600 bicicletas, entre as modalidades tradicional e elétrica, espalhadas em pontos de retiro por toda a cidade.

Aplicativo de Compartilhamento de Bicicletas em Milão


Aplicativo
O primeiro passo para ter acesso às bicicletas é fazer o download e se cadastrar no aplicativo BikeMi. É por meio dele que você realizará o pagamento, a liberação da bicicleta e obter qualquer outro tipo de informação que precise.


Aplicativo de Compartilhamento de Bicicletas em Milão


Valores, forma de pagamento
Ao se cadastrar será solicitado o número de seu cartão de crédito e as tarifas são debitadas de acordo com o uso.

Na seção “Abonamento” é possível realizar o tipo de contrato do serviço que deseja: anual (36 euros), semanal (9 euros) e diário (4,50 euros).

Para casos de abonamento semanal e diário você receberá por sms ou e-mail um código a ser utilizado na liberação da bicicleta no totem ao lado da estação. Para casos de abonamento anual, além do código você receberá também um cartão e, nas próximas utilizações, basta que o aproxime do totem para realizar a liberação da bicicleta.

Liberação da bike
Para liberar a bicicleta perceba que em cada estação existe um totem como na foto abaixo. Basta digitar o código de usuário e a senha (recebidos no momento do cadastro no aplicativo) e seguir as instruções na tela. Será mostrado qual a posição da bicicleta que está liberada para retirar.

Já na hora de devolver basta encaixar a bicicleta na vaga livre e bloqueá-la. Por precaução é possível dirigir-se com o código mais uma vez ao totem e verá a confirmação que a bicicleta foi devolvida corretamente. Você também receberá um e-mail de confirmação da devolução, que deve ser conservado como comprovante.

Aplicativo de Compartilhamento de Bicicletas em Milão


Pontos de retiro e devolução
Na seção “Mapa” você consegue não só verificar qual a localização dos pontos de retiro e devolução de bicicletas como também a disponibilidade de cada um deles. Se o sinal for verde (como no print abaixo) é porque a estação dispõe de pelo menos 5 bicicletas e mais 5 vagas livres para devolução. Se houver pontos amarelos é porque o ponto dispõe de menos de 5 bicicletas e menos de 5 vagas livres. E se estiver vermelho não há bicicletas e vagas disponíveis.

Aplicativo de Compartilhamento de Bicicletas em Milão


Aplicativo de Compartilhamento de Bicicletas em Milão


Algumas regras
Para que a oferta seja sempre ampla para turistas e moradores de Milão é proibido superar o tempo de 2 horas com a mesma bicicleta. Portanto, se seu passeio terá duração superior a isso, será preciso devolvê-la e fazer uma nova liberação.

Outras regras de utilização do serviço que, se descumpridas podem gerar multas, são:

- o cartão/código é de uso pessoal e intransferível;
- nunca deixar a bicicleta sozinha ou não devolvê-la no local apropriado;
- será cobrado uma multa de 150 euros caso a bicicleta não seja devolvida em 24 horas;
- obedecer o intervalo de 5 minutos entre a devolução e uma nova liberação;
- o serviço é concedido a maiores de 16 anos.

O estado de conservação das bicicletas é muito bom e o custo benefício vale muito a pena.

Buona passeggiata!