01 setembro, 2019

Dote Scuola: como obter a contribuição do Estado para a aquisição de livros escolares


Ciao a tutti!

Quem tem filhos na escola aqui na Itália, e quero dizer especialmente nas escolas estaduais, pode usufruir de uma ajuda de custo do governo para a aquisição dos libros didáticos, o chamado Dote Scuola (Contributo per l’acquisto di libri di testo). Isso porque, apesar da escola ser gratuita (não há o pagamento de mensalidades ou anuidade nas escolas estaduais), cabe aos pais a aquisição dos livros escolares das séries da scuola média e scuola superiore (equivalente do sexto ano do ensino fundamental do Brasil até a conclusão do Ensino Médio). Durante a scuola primária (da primeira à quinta série, os livros são concedidos pelo Estado).

Em poucas palavras, o valor do auxílio dependerá do ISEE da família. ISEE é a sigla de Indicador de Situação Economica Equivalente e, de uma forma muito simploria, trata-se de um indicador economico familiar obtido ao relacionar toda renda salarial com o número de componentes da família.

Escola na Itália


O benefício para a aquisição de livros vai de 90 até 120 euros anuais para a scuola média (ensino fundamental) e de 130 a 240 euros para alunos da scuola superiore (ensino médio).

A título de curiosidade, para o primeiro ano da scuola media paga-se em média 300 euros de livros. Para o segundo e terceiro anos, sempre da scuola média, o valor cai para cerca de 150 euros, visto que alguns livros adiquiridos no primeiro ano são volume único e, portanto, utilizados durante os três anos da scuola media.

Como solicitar

O passo a passo para solicitar o Dote Scuola é o seguinte:

- Dirigir-se ao CAF (Centro di Assistenza Fiscale) de sua cidade para solicitar seu atestado ISEE. Todo atestado tem validade até o dia 31 de dezembro do ano que foi emitido. Munir-se de documentos de identificação dos componentes do núcleo familiar, assim como do patrimônio da família e dos rendimentos obtidos na Itália nos 2 anos anteriores.

- Em posse do ISEE, acessar o site da sua Região (no nosso caso da Lombardia) e preencher online a requisição. Atenção! Essa solicitação tem um período certo para ser requisitada. Em 2019 foi de 15 de abril a 14 de junho, referente ao ano escolar 2019/2020.

Aproximadamente no final de agosto, ou seja, cerca de 15 dias antes do início das aulas, a Região envia um SMS com o código a ser apresentado na livraria no momento da aquisição dos livros escolares.

Caso você esteja planejando a mudança para a Itália e tenha filhos em idade escolar, fiz dois posts logo que cheguei que você pode ler AQUI a primeira parte e AQUI a segunda parte.




Bacione e alla prossima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário