09 maio, 2018

A Escola na Itália – Parte II


Ciao ragazzi!

Esse post é especial para as famílias que se mudam para a Itália com crianças em idade escolar! Logo que chegamos fiz um post sobre minhas primeiras impressões sobre a escola italiana, que você pode conferir AQUI.

Hoje, faltando menos de um mês para acabar o ano letivo (o calendário escolar aqui e em todo o hemisfério norte vai de setembro a junho), vou contar algumas curiosidades e um pouco do sistema pedagógico. Vale lembrar que minha filha estuda em uma escola estadual italiana e, portanto, 100% gratuita.

A Escola na Itália


Divisão da Escola Italiana
Minha filha fez 11 anos em março e está concluindo o 5º ano da Scuola Elementare, ou Scuola Primaria di Primo Grado.

Os próximos três anos farão parte da Scuola Secondaria di Primo Grado (que seria equivalente ao Ensino Fundamental do Brasil), também conhecida como Scuola Media.

Em seguida, ingressará no Liceo, ou Scuola Superiore, equivalente ao nono ano do Brasil + os três anos de Ensino Médio. Aqui o Liceo têm duração de 5 anos e já têm as disciplinas direcionadas para as áreas de Ciências e Tecnologia, Artística, Lingüística ou de Humanas.


Carga horária
Até a conclusão da Scuola Elementare, a grade escolar é de 40 horas semanais, ou seja, ingresso às 8h30 e saída às 16h30, com duas horas de almoço/descanso.

A partir da Scuola Media a grade escolar terá duração de 36 horas, com período prolongado duas vezes por semana. Nos demais dias o horário é das 7h50 às 13h35. Há também a opção facultativa de realizar 30 horas semanais, isso porque as seis horas/aulas extras são eletivas como teatro e esportes.

Aulas obrigatórias e Extra Curriculares
Durante o quinto ano da Scuola Elementare as disciplinas obrigatórias são: Matemática, Italiano, Inglês, Ciências, Geografia, História, Tecnologia, Música, Artes e Educação Física.

Além disso, faz parte da grade de forma não obrigatória a disciplina de Religião Católica.

Para os estrangeiros existe ainda o Laboratório de Língua 2, um tipo de suporte e atenção individual de introdução pedagógica e fonoaudióloga para as crianças que chegam à Itália sem ainda saber o idioma.

No caso da minha filha, que já estava alfabetizada em português e não falava o italiano quando chegamos, nos foi informado sobre o acompanhamento de uma tutora duas vezes por semana durante uma hora, sempre no horário da aula. Essa professora nos pediu autorização para desenvolver os livros de gramática da terceira e da quarta série, enquanto o da quinta ela faria com a professora em sala de aula normalmente junto da turma. Aceitamos a proposta, nos responsabilizando também por acompanhar as atividades em casa. Resultado: em poucos meses minha filha já falava o italiano melhor que eu!

Curiosidade: a partir do primeiro ano da Scuola Media (o equivalente à sexta série do Brasil) as crianças têm aula de Francês como terceira língua (após o italiano – madrelingua – e o inglês).

Tipos de Avaliação
Acho muito interessante o fato das crianças serem avaliadas progressivamente. Praticamente toda semana eles têm a “interrogazione”, que seria a “chamada oral” do Brasil. E só após acumular uma certa quantidade de matéria eles fazem a prova escrita.

Para os estrangeiros também é utilizado uma relação de materiais, livros e atividades em modo “facilitado”, o que faz com que eles sejam avaliados de acordo com a capacidade de cada um levando em conta as particularidades do aprendizado de uma nova língua.

A Pagella
Nós pais temos acesso à Pagella (ou Boletim) de forma online no site da Escola e também por meio do aplicativo para celular. Na página é possível acessar, além das notas, o comentário sobre cada atividade desenvolvida, a avaliação geral do aluno, além de marcar reunião com os professores e consultar notícias, circulares e outras ferramentas de comunicação entre pais e professores.

A Escola na Itália
Página inicial do website de acompanhamento do aluno

A Escola na Itália
Pagella, o "boletim" com as provas e avaliação do aluno

Atividades fora do ambiente escolar

Diversas atividades foram desenvolvidas também fora do ambiente escolar, dentre elas: aulas de natação na piscina pública da cidade, feira de ciências em um palácio histórico da nossa cidade, excursões culturais e didáticas para cidades vizinhas, visitas à empresas da região e uma visita guiada pelos alunos em inglês em um museu da nossa cidade.

Não tenho absolutamente nada do que reclamar! O ensino é realmente o que todos falam: de excelente qualidade e com uma preocupação muito grande do governo quanto à estrutura e das professoras em inserir os alunos estrangeiros. Grazie mille Italia 💚🌹!

Abbraccio e alla prossima!