18 setembro, 2019

Check List: Mudança de endereço na Itália

Ciao a Tutti!

Quem passa pelo processo de reconhecimento de cidadania aqui na Itália sabe que uma das etapas mais importantes é a realização da inscrição da residência junto ao departamento anagrafico do Comune onde iremos morar.

Acontece que todo o trâmite de inscrição da residência (incluindo a visita do vigile) deve ser refeito também quando já somos cidadãos italianos e nos mudamos de uma cidade para outra.

Trata-se, na verdade, de um DEVER do cidadão comunicar à prefeitura a mudança de endereço, inclusive, se essa ocorrer dentro do próprio municipio.

Abaixo, para quem estiver ou for passar por isso nos próximos meses, deixo um check-list de todas as ações que devem ser realizadas! Espero que seja útil!

Morar na Italia
Imagem: Pixabay



Ações de Cancelamento (disdetta) referentes à casa antiga:
  1. Cancelar ou suspender fornecedores das contas de consumo como energia, gás, internet, telefone e água. No caso de casas alugadas, vale dialogar com o proprietário qual a melhor opção, já que é possível apenas suspender o fornecimento para que o próximo inquilino religue no próprio nome (procedimento chamado voltura). Atenção para os contratos de telefonia! Muitos deles preveem multas se a linha for cancelada antes de 2 anos da contratação. Nesses casos, é preciso conferir junto à operadora se vale mais a pena transferir a linha (que também tem custo) ou simplesmente cancelar e fazer um novo contrato na casa nova. E por falar em custo, a maioria das operadoras, seja de energia, seja de telefonia cobra uma taxa administrativa para suspender o serviço, que gira em torno de 30 euros!
  2. Não deixe de ir até o departamento de Tributi do antigo comune para dar baixa na taxa do lixo. Do contrário, certamente aparecerão débitos surpresa no futuro.
  3. Se o imóvel for alugado, não é necessário dirigir-se à Agenzia delle Entrate para dar baixa no contrato de locação. Essa ação cabe ao proprietário do imóvel.
Ações de novas Contratações referentes à casa nova:
  1. Fazer a inscrição residencial da família na anagrafe do comune novo. Muitos comunes já disponibilizam esse procedimento de forma telemática, por e-mail. Não deixe de informar no formulário os dados do seu veículo e do seu animal de estimação, se for o caso.
  2. Inscrição no departamento de Tributi do novo comune para o pagamento da Taxa de lixo.
  3. Confirme junto ao seu comune se é necessário proceder com a atualização do seu endereço junto à Agenzia delle Entrate (órgão simular à Receita Federal brasileira). Muitos comunes (como o meu) realizam esse procedimento de forma interna.
  4. Realizar novos contratos em todas as concessionárias (energia, gás, água, telefone e internet).
  5. Para quem tem filhos em idade escolar deve-se realizar a transferência para a nova escola, assim como a eventual contratação dos serviços de mensa e transporte junto ao novo comune.
Ações de atualização do endereço:
  1. Informar a mudança de endereço para a sua fonte pagadora (empresas onde trabalham todos os componentes do núcleo familiar).
  2. Dirigir-se à ASL (Agenzia Sanitaria) de seu novo comune para a escolha de um novo médico de família. Esse procedimento deve ser realizado após a visita do vigile e a confirmação de residência feita pelo comune, ou seja, depois de 45 dias da nova inscrição. 
  3. Pedir a atualização do endereço junto à seguradora dos veículos da família, se for o caso. Importante: o departamento de trânsito da província irá enviar para o novo endereço da família um adesivo para "colar" no documento do carro, com a informação do novo endereço. Esse procedimento é realizado automaticamente por meio de comunicação entre o comune e a motorizzazione e leva cerca de 60 dias.
  4. Realização a atualização do endereço junto às instituições bancárias ou Poste Italiana onde houver vínculo (conta corrente, cartões pré pagos, entre outros)
Vale lembrar que não é necessário atualizar a Carta d'Identità ou o Passaporto, visto que ambos contém o endereço da pessoa. Os mesmos podem ser utilizados normalmente até a data de validade expirar, sem nenhum problema (e sem ter a dispesa com emissão de novos documentos). Para os cidadãos italianos, a Tessera Eletorale também será emitida de forma automática pelo novo comune e deve chegar em casa após alguns meses da troca de endereço.

Quer ler mais algumas publicações sobre procedimentos burocráticos aqui na Itália? Confira esses links:




Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário