18 setembro, 2019

Como é voar de AirFrance: São Paulo-Milão com escala em Paris

Buongiorno!

Em junho desse ano estivemos no Brasil e viajamos ida e volta pela AirFrance (em parceria com a KLM, onde comprei as passagens).

A qualidade dos serviços de aeroporto e à bordo atendem bem às expectativas, mas sem grandes diferenciais para a classe econômica de outras empresas. Essa foi a quarta vez que viajei de AirFrance e em nenhuma delas tive problemas com cancelamentos ou atrasos. Pelas minhas experiências anteriores posso dizer que a companhia supera outras como TAP e Ibéria e se compara à Alitalia e Latam, por exemplo. Minha preferida continua sendo a Lufthansa.


Como é voar de AirFrance


Bagagem
Em linha com as novas regras (um tanto quanto absurdas, na minha opinião) das companhias aéreas, nossa passagem não incluia bagagem para despachar. Tinhamos direito de levar dentro do voo até 12 kg cada passageiro, separados em dois itens: um acessório (nas dimensões 30x40x15 cm) e uma bagagem de mão (na dimesão máxima de 55x25x35 cm). 

Para a volta, precisei comprar uma bagaem extra. Paguei o valor de 45 euros para trazer uma mala de 23 kilos. Importante: se for seu caso, opte por comprar a bagagem extra pelo site ou app da companhia. Esse valor subiria para 60 euros caso decidisse comprar no aeroporto, no momento do embarque.


Como é voar de AirFrance
Check-In
Fiz o check-in sem problemas 36 horas antes do embarque por meio do site da Airfrance. É possível escolher gratuitamente os assentos standard no momento do check-in, enquanto assentos com mais espaço ou em filas duplas são cobrados adicionalmente. 

Os e-tickets são recebidos por e-mail, mas ao despachar as bagagens você também recebe os cartões físicos de embarque.

Dica: como viajei com a minha filha menor de idade, mesmo sem a necessidade de despachar as bagagens na ida, tive de passar pelo balcão de check-in. Durante o check-in online consegui reservar o assento dela mas não foi gerado o cartão de embarque. A medida é necessária para o controle do passaporte do menor de idade no aeroporto.

Poltronas
Viajamos nas últimas poltronas do avião. Enquanto as filas frontais obedecem o esquema de 3 lugares nas janelas e 4 lugares no centro do avião, as últimas poltronas das aeronaves da Airfrance (mais precisamente as 5 últimas fileiras das janelas) têm apenas 2 lugares, o que gera uma super comodidade para quem viaja a dois (já que elimina a necessidade de pedir licença para o passageiro do lado toda vez que vamos levantar, lembrando que estamos falando de um voo de aproximadamente 10 horas!).

Viajamos literalmente nas últimas poltronas do avião e posso dizer que a poltrona reclina igualmente às demais da classe econômica. Não tivemos problemas com a proximidade do banheiro, a não ser pelo fato que a fila se formar ao lado da sua poltrona. Mas nada que incomode realmente.


Como é voar de AirFrance

Como é voar de AirFrance


Como é voar de AirFrance


Serviços de Bordo
Os comissários são na maior parte franceses, mas falam também inglês e um pouco de português (com sotoque de Portugal).

O voo, em classe econômica com duração de aproximadamente 10 horas, partiu de São Paulo às 15hs. Em seguida da decolagem é servido um snack acompanhado de bebida (suco, refrigerante ou champagne). Por volta das 18hs foi servido o jantar. As opções são pasta (um tipo de penne) e carne (frango com purê de legumes). Nada que desabone, mas nada de especial também. Acompanha um pãozinho, tabule de vegetais, uma sobremesa e frutas. Para beber vinho branco, tinto, cerveja, suco, água ou refrigerante. Durante a noite passam os comissários com água e sorvete. E pouco antes da aterrisagem é servido o café da manhã.



Como é voar de AirFrance

Como é voar de AirFrance



Como é voar de AirFrance

Como é voar de AirFrance


Como é voar de AirFrance


Wi-fi no voo
Os voos da Airfrance contam com o serviço de wi-fi à bordo. Porém, a conexão se manteve  interrompida durante todo nosso trajeto. Se tivesse sido possível acessar, o valor da navegação é gratuito para troca de mensagens (como por whatsapp por exemplo) ou a pagamento para navegar na internet com as opções por uma hora ou por todo o voo. Os valores variam de acordo com o voo.

Sistema de Entretenimento
Muito bom! Com filmes que acabaram de sair do cinema, inclusive. Acho que esse foi o ponto mais positivo do voo.

Como é voar de AirFrance



Como é voar de AirFrance
Fones de ouvido e viseira

Milhas
O percurso de ida e volta ao Brasil rendeu 1322 milhas para cada passageiro.

Escala
Realizamos escala em Paris, onde tivemos que aguardar cerca de 3 horas para pegar o voo para Milão. O aeroporto Charles de Gaulle é muito bem sinalizado e, como todo grande aeroporto, conta com uma variedade imensa de lojas e restaurantes nas áreas de embarque e desembarque. 
Como é voar de AirFrance

Para escalas maiores de oito horas, é possível fazer um bate e volta até a capital francesa. Fizemos isso em 2018 e eu relatei AQUI nessa postagem do blog.

Também contei AQUI como foi nossa experiência com a Alitália em 2017 quando viemos em definitivo. Já faz um tempinho, mas vale dar uma conferida também! 

Um abraço e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário