30 maio, 2019

Ensino Médio na Itália - Como funciona?

Salve!

Nessa postagem quero compartilhar um pouquinho uma nova realidade que estamos vivendo aqui em casa: a preparação para a Scuola Superiore (o Ensino Médio no Brasil). 

Para quem não sabe, o sistema de educação na Itália é dividido em três momentos: a scuola elementare (5 anos, equivalente ao período da primeira à quinta série no Brasil), a scuola secondaria di primo grado (no passado conhecida como scuola media, com duração de 3 anos, referente ao período da sexta à oitava série no Brasil) e a scuola superiore (que pode ter duração de 3 à 5 anos, referente ao ensino médio no Brasil).

Acontece que aqui a Scuola Superiore (Ensino Médio) já é direcionada para a vocação/área que o aluno deseja seguir na universidade e no mercado de trabalho. Muito parecido com o SENAI ou as ETECs no Brasil, com a diferença que todos os alunos seguem essa modalidade.

Escola na Itália



Existem basicamente duas modalidades de escolas: 

- O Liceu prepara os alunos para a vida acadêmica, para o ingresso na universidade. Esse tipo de curso tem duração de 5 anos e é dividido nas áreas Científico, Clássico, Linguístico, Musical, Artístico e de Ciências Humanas. Algumas instituições oferecem mais de uma modalidade no mesmo espaço físico. Outras, entretanto, são voltadas exclusivamente para um único ramo.

- Os Institutos Técnicos são voltados para desenvolver competências que preparem o aluno para o mercado de trabalho, mas nada impedem que o mesmo ingresse na universidade após sua conclusão. Nesse caso, os endereços de estudo são Marketing, Administração, Finanças, Tecnologia da Informação, entre outros. Aqui os cursos têm duração de 3/4 anos e preveem horas de estágio supervisionado em empresas da região. 

Para ambas modalidades existem as opções de escolas estaduais e escolas particulares.

Ingresso
A matrícula na Scuola Superiore é realizada por meio do portal do Ministério da Educação Italiano (MIUR). O estudante deve fazer a inscrição no portal no período pré estabelecido (que acontece no início do segundo semestre do último ano da scuola media) e aplicar a candidatura para as escolas por ele escolhidas. Podem ser apontadas até três opções de escolas, por ordem de preferência. A segunda e a terceira opção serão "acionadas" somente caso o aluno não seja aceito na primeira.

Critérios
Muitas escolas usam como critério para a aceitação do aluno as notas obtidas nos últimos três anos de ensino ou a nota obtida no Esame di Stato (tipo de avaliação aplicada pelo Ministério da Educação ao final da scuola media). Caso o número de interessados seja superior ao de vagas oferecidas, alguns institutos são autorizados ainda a realizar um "vestibulinho" próprio com o intuito de selecionar os alunos.

O MIUR oferece uma plataforma com todas as informações sobre as Scuole Superiori da Italia, no portal Scuola in Chiaro. A ferramente traz, além do elenco de todas as escolas italianas, informações estatísticas como número de alunos, índice de aprovação e reprovação, o plano pedagógico e a grade horária do instituto, entre diversas outras coisas. Vale a pena se informar!

Caso você esteja planejando a mudança para a Itália e tenha filhos em outras idades escolares, fiz dois posts logo que cheguei sobre a escola aqui na Itália, que você pode ler AQUI a primeira parte e AQUI a segunda parte. 

Bacione e alla prossima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário