Buongiorno!
Vir para a Itália em definitivo foi um processo de tomada de decisão e muito
planejamento. E o fator de maior peso e importância para mim foi, além do
trabalho, a inserção da minha filha na escola
italiana.
Um ano e meio antes de nos
transferirmos, minha filha começou a frequentar um curso de italiano no Brasil. Porém, muito também
por conta da idade dela (9 anos na época), a didática do curso sempre foi muito
lúdica. É clara a importância desse primeiro contato com a língua que ela teve
ainda no Brasil: já sabia as cores, animais, principais frases de apresentação
e alguns verbos. Mas não posso dizer que ela veio para a Itália falando o
italiano.
Dito isso, a decisão da
transferência teve essa preocupação: ela entrará no quinto ano de uma escola sem falar o idioma. Uau!
Assusta! Ainda mais porque não encontrei muitas informações na internet antes
de vir. O que li muito no site do Ministério
da Educação Italiano (site MIUR) foi acerca de uma
constante preocupação do governo em inserir as crianças na cultura italiana e
muitas ações voltadas para o aprimoramento e capacitação dos professores. E
assim viemos!
No dia 7 de setembro a minha
bambina começou na escola. Hoje, com apenas 20 dias, já colho algumas primeiras
impressões que compartilho aqui:
Modalidade da Escola
Minha filha frequenta uma escola estatal, que compõe um Instituto
Compreensivo da cidade onde resido. Desse Instituto fazem parte uma escola da
infância (inferior à primeira série), três escolas primarias, incluindo a da
minha filha (da primeira à quinta série, correspondente ao ensino fundamental I
do Brasil) e uma escola secundária de primeiro grau (da sexta à nona série,
correspondente ao ensino fundamental II do Brasil).
Horário Escolar
De forma facultativa, os pais
escolhem entre período normal e estendido. O normal inicia às 8:30 e termina às 12:30 com 15 minutos de pausa. O
estendido termina às 16:30 com 15
minutos de pausa e duas horas de almoço.
Facilidades Referentes ao Horário
Pais que precisam podem optar
pelo pré e pós escola, ou seja, as
crianças podem ainda entrar uma hora mais cedo ou saírem uma hora mais tarde,
de acordo com a necessidade dos pais e opção pré solicitada à escola.
Almoço
A mensa, ou o almoço na escola, é um dos fatores que mais me chamou a
atenção até o momento. Desde o primeiro dia de aula que minha filha volta para
casa elogiando muito o sabor e a diversidade do cardápio. Essa semana recebi o
menu do almoço e algumas coisas me chamaram bastante atenção.
Recebi por meio da agenda uma
circular sobre o serviço de restaurante
da escola, que faz questão de evidenciar que o menu é desenvolvido e validado pelo
Ministério da Agricultura Italiano, pelo Instituto Nacional de Nutrição da
Itália e pelo Departamento de Saúde da Região da Lombardia.
Nesse mesmo material recebi
instruções sobre as demais refeições
que ela faz em casa: café da manhã e jantar. As instruções são relacionadas à
quantidade de calorias que devem ser ingeridas por refeição para a idade dela,
assim como quais tipos de alimentos devem ser consumidos visando o equilíbrio
do consumo de proteínas, carboidratos, fibras, etc.
Além disso, recebemos também o
menu do ano que se divide em cardápio de
inverno (onde os pratos são diferentes todos os dias da semana e só se
repetem depois de oito semanas) e o cardápio
de verão (onde os pratos também são diferentes todos os dias e só se
repetem depois de quatro semanas).
Todos os dias as refeições são compostas por um primeiro
prato (massas, risotos, polenta, sopa), pelo segundo prato (carne, peixe ou
frango), além do contorno (legumes e pães) e da salada (verduras, batata,
tomate, mussarela) e uma sobremesa (bolo, fruta, sorvete, iogurte).
O valor que se paga é de 4,80 euros por pranzo. As famílias com renda
inferior à 15 mil euros por ano podem também solicitar a isenção do pagamento
da mensa, mediante apresentação de imposto de renda.
Também é possível fazer solicitações
junto à secretaria escolar de opções por cardápios
diferenciados, como por exemplo para crianças vegetarianas, crianças com
restrições religiosas à determinados alimentos ou mesmo restrições alérgicas.
Material escolar e Livros
Os livros didáticos são financiados pelo Governo Italiano. São
solicitados antes do ínicio das aulas de
forma gratuita em papelarias credenciadas para recebê-los e entregá-los aos
pais, por terem acordo com os órgãos estatais de educação e com os livreiros.
A lista de material, bastante simples se comparada à do Brasil é
composta basicamente por cadernos (de pauta e quadriculados), folhas de pauta e
quadriculadas e itens para uso diário como canetas, lápis, borracha, lápis de
cor, régua, tesoura e compasso. A relação completa da lista de material escolar
da minha filha (quinto ano) saiu por 54 euros.
A agenda é fornecida pela escola
e de muito boa qualidade por sinal.
Uniforme
Para a alegria das crianças e
desespero dos pais, as crianças não têm uniforme! Usa-se apenas um tipo de avental preto por cima da roupa, o famoso "grembiule". No
início odiamos (eu e minha filha), mas agora já estamos acostumadas. Todas as
crianças usam a capa (ou avental, ou jaleco) que ajuda bastante a proteger a roupa dos respingos de
tinta ou comida. Vou confessar que nunca tinha visto a peça e fiquei bastante resistente no começo (rs), parece algo muito anos 20 na primeira impressão.
|
"Grembiule": avental usado pelas crianças na escola em substituição aos uniformes |
Pullman
O ônibus escolar, chamado por
aqui de pullman ou scuolabus é outra
facilidade oferecida aos pais que não podem pegar ou deixar as crianças na
escola. O valor anual é de 262 euros e deve ser solicitado diretamente no
comune por meio de módulo de serviços.
Outras curiosidades
Todo dia minha filha tem meia
hora (no mínimo) de acompanhamento da
tutora no que diz respeito ao aprendizado da língua. Além de frequentar
todas as matérias juntamente com as demais crianças ela recebe a atenção da
pedagoga para agilizar o aprendizado da língua italiana até ela estar fluente
no idioma.
A Itália tem um esforço muito
grande em inserir as crianças
estrangeiras na escola, assim como na cultura e vida italiana em geral. Por
isso, existe um limite máximo de 20% de alunos estrangeiros ou com dupla
cidadania que ainda não dominam o idioma por turma. Na sala da minha filha são
22 crianças sendo ela ítalo-brasileira, duas paquistanesas e um chinês. Os outros 18 alunos são italianos.
Também por essa diversidade e
realidade italiana na absorção de crianças de outras culturas as aulas de religião católica são opcionais. Por
sermos católicos, minha filha frequenta normalmente essas aulas, mas as
crianças paquistanesas, por exemplo, fazem nesse período outros tipos de aulas
eletivas.
Bom, como falei, essas foram as
primeiras impressões dos primeiros (APENAS) 20 dias de aula. Conforme for
fazendo novas descobertas, compartilho por aqui!
Arrivederci!