14 setembro, 2018

5 curiosidades da cultura italiana para se adaptar

Ciao amici!

A adaptação cultural em um novo País é tão importante (e delicada) como qualquer outra quando decidimos emigrar. É tão (ou até mais) delicada quanto aprender o novo idioma ou se inserir no mercado de trabalho.

Isso porque as características culturais e, mais precisamente os comportamentos, são regados de particularidades tão inerentes aos povos que na imensa maioria das vezes é melhor aceitar e pronto, ainda que seja difícil deixar de fazer um paralelo com o comportamento que estamos acostumados desde sempre, particular do nosso País de origem.

Cultura na Itália
Fonte: Pixabay
Hoje vou contar as cinco curiosidades que mais me chamaram atenção desde que cheguei:

A comida

Esse item é o primeiro e o mais importante, ou seja, o que mais me chamou atenção pela intensidade. Começamos com a seguinte afirmação: a comida é venerada na Itália!

Obviamente todos prezamos por comer bem e reconhecemos a importância de ter comida em casa, isso é indiscutível. Mas a relação dos italianos com a comida é realmente passional.

Cultura na Itália
Fonte: Pixabay
Algumas características que me chamam atenção aqui:


·      A regionalidade é marcante demais na culinária italiana. Se um prato é típico do Lazio  ele não será bom o suficiente quando provado em um restaurante da Lombardia (isso, claro, se você encontrar por lá!). A não ser que seja um restaurante típico da região. A pizza é sagrada e não invente colocar nada além dos ingredientes tradicionais. Pizza boa é a de Napoli. Assim como cannolo bom é o da Sicilia. E não se discute isso por aqui;

·      Não venha com ideia de Mc Donald’s, Burger King e afins para os italianos. Eles, na grande maioria das vezes, odeiam e rejeitam veemente os fast foods (fa schifo é o que você irá ouvir). Você até os encontrará nas ruas da Itália, mas muito mais frequentado por turistas;

·      É inadmissível alterar a receita! Se um prato sempre foi feito daquela forma, ele continuará sendo feito assim pela eternidade! E qual a receita certa? A da nonna! Qual nonna? A tua nonna, cavolo! Hahaha... É assim e ponto! O tradicional impera por aqui;

·      “Produzido na Itália”, “Grãos italianos”, “Leite 100% italiano”, “Ovos: de galinhas criadas em ambiente aberto” ou “de galinhas alimentadas vegetalmente”. Essas são frases comuns de se ver nas embalagens dos produtos aqui. Quanto mais natural, plantado e criado pelo agricultor da região onde o produto está sendo comercializado, melhor (os ovos, por exemplo, vêm com um carimbo do código da cidade onde foram produzidos). Aliás, esses são os bons, os outros não! Aqui é comum o termo “Km 0”, ou seja, produtos produzidos, comercializados e consumidos na mesma área, ou seja, a zero quilômetro de distância;

Cultura na Itália
Embalagem com a inscrição do tipo de criação. Fonte: Selex
·      Il caffè! Sagrado e venerado! Não veja o café como uma bebida matutina, porque ele vai muito além disso. É as boas vindas quando você vai na casa de alguém e é o que conecta as pessoas no ambiente de trabalho, entre amigos ou familiares; E claro! O ideal é aquele preparado na moka Italiana!

Cultura na Itália


·      Uma experiência própria que vivi quando cheguei aqui. Recebi o convite da minha vizinha para almoçar na casa dela e ela me disse quando cheguei “hoje vocês vão comer do nosso”! Entendi, do nosso jeito, do nosso produto. E é exatamente assim que as coisas funcionam! Brincadeiras a parte, nunca discuta sobre comida por aqui.

O trânsito

Aqui não vou me alongar, mas não poderia deixar de dizer o quanto o trânsito na Itália (algumas regiões piores, outras nem tanto) me assustou de cara! Resumidamente eu diria que por aqui existe o seguinte pensamento: se eu parar meu carro no meio da rua, ou em faixa dupla, ou deixar a porta aberta, ou estacionar em cima da faixa de pedestres, e não estiver impedindo que os outros circulem por ali, estará tudo certo!

Juro, já vi carros estacionados como motos, embicados na sarjeta, e tudo bem! Dá pra passar atrás? Então tudo bem! Não estou dizendo que isso não seja passível de uma multa de trânsito, isso acontece! Mas digamos que aqui esses “detalhes” não são lá tão levados em conta!

As fotos a seguir eu fiz hoje num intervalo de cinco minutos, sem brincadeira, nos arredores da escola da minha filha.


A forma de se vestir

Estilo é estilo e não tem nada mais particular que isso. Mas sem brincadeira, me senti inúmeras vezes um “E.T.” quando saia na rua e via os olhares de reprovação (ou curiosidade, nunca entendi direito) para minhas roupas e sapatos. E garanto: sou super discreta e simples na hora de me vestir! Fato é que não era uma questão de eu estar simples e eles muito arrumados, nem que eu estava muito arrumada e eles mais simples. Nem sobre roupas sensuais, nem sobre roupas chamativas, nada disso! Cheguei até a pensar que por ser Milão a moda poderia ser bem forte nas ruas daqui... Mas no geral acho eles mais simples nesse quesito até que muitos brasileiros.

Mesmo depois que comecei a consumir as roupas daqui, por necessidade e não por me identificar (às vezes com cortes mais retos, sem estampas e quase sempre de cores sóbrias), percebia ainda os olhares. Sapatos abertos então, quase raro! Sandálias, rasteirinhas... só na praia! Na cidade só sapatos fechados e sóbrios.

Cheguei à conclusão que eles olham na cara larga! De cima à baixo sem fazer questão alguma de esconder isso. Amigos e familiares que vieram nos visitar também perceberam e ficaram incomodados com isso. Então é normal, melhor nem ligar!

Cultura na Itália
Fonte: Pixabay
A forma de falar

Não é exagero e nem clichê. Italianos falam alto sim, muitas vezes de uma forma que para nós parece grosseira. Mas acredite, não estão sendo grosseiros e não estão brigando com você. Quando entendi  e internalizei isso parei de “sofrer”. Brinco mas é verdade.

Cultura na Itália

Não esqueço uma vez que precisei de um documento da prefeitura que teria que constar as cidades que já morei aqui. Eu não sabia que deveria pedir cada um na sua prefeitura, talvez já viesse um “histórico”. Enfim, perguntei para a funcionária se o documento já viria mencionando a outra cidade. Ela me disse: “mas é claro que não, ou você acha que eu tenho meios de entrar no sistema de um outro lugar e conseguir isso para você?!”. Uooowww! Hahaha. Respondi: “Não, não acho, mas agradeço muito a sua informação”. Só para exemplificar que eles falam assim mesmo, sem rodeios e isso soa estranho para nós num primeiro momento, mas não quer dizer que a pessoa te odeia!

Outra coisa que pode chamar a atenção é que os italianos normalmente se lamentam muito! Sempre terá alguma coisa que não vai bem. Dificilmente exteriorizam uma alegria ou uma simpatia, principalmente se não há aquela intimidade prévia. Inúmeras vezes eu já ouvi de italianos: “se vê que você não é daqui, você sorri quando fala, tem um sorriso bonito”... Enfim! Aceita que dói menos.

Entre Amigos

Os italianos adoram sair entre amigos e fazem isso com muita frequência: happy hour e o famoso aperitivo acontecem por aqui de segunda à segunda, faça chuva, neve ou faça sol, não apenas nas sextas como vemos no Brasil. Não sei se na minha idade já não convivo mais com a molecada das “baladas” mas o que eu percebo é que o ponto de encontro é prioritariamente em restaurantes ou onde quer que se possa degustar comer enquanto se conversa! Sim, eles amam comer, vide o primeiro tópico desse texto.

Cultura na Itália
Fonte: Pixabay
Para terminar, quero deixar claro que nada aqui é uma crítica, mas são características dos italianos que valem ser conhecidas! Uma vez que entendemos a necessidade de respeitá-las e entendê-las, nosso processo de adaptação (e a vida no geral) se torna muito mais fácil!

Un bacio e alla prossima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário