12 setembro, 2018

Dica de Roteiro de 15 dias na Itália!

Ciao a tutti! Come va?
Alguns amigos me pedem dicas de como planejar a ordem das cidades para visitar a Itália da maneira mais econômica e flexível, afim de conhecer o maior número de cidades possível, sem perder muito tempo com deslocamentos.
Itália Roteiro de 15 dias
Veneza é uma das cidades que absolutamente não pode faltar no seu roteiro
Quero ressaltar que o roteiro sugerido nada mais é que uma opção, levando em conta o tempo entre uma cidade e outra e o quanto se pode percorrer de norte a sul (ou vice-versa) sem perder muito tempo “voltando para trás”. E aí, obviamente, deve ter o toque personalizado de cada um, adaptando para aquilo que é sua prioridade, seu sonho. Um exemplo: não incluí a região da Calabria no meu roteiro para uma viagem de 15 dias. Apesar de ser uma região encantadora acho 15 dias pouco para descer até o extremo sul da “Bota”. O mesmo acontece com a região da Campagna, Napoli e Ilha de Capri. Para essas localidades deixaria mais tempo se viesse durante o verão, por exemplo, visto a oferta de atrações litorâneas.

Mais uma explicação: comecei o roteiro por Roma, já que a maior parte dos voos chegam pela Capital. Caso você chegue aqui por Milão, outro destino que conta com voos diretos do Brasil, comece o roteiro de “trás para frente”.

Ah sim! E apesar de ter acrescentado nesse texto o valor dos bilhetes de trem, considere a possibilidade de alugar um carro. A simulação do valor do aluguel (que pode ser feito com a CNH brasileira e que eu contei mais AQUI) para 15 dias sai por aproximadamente 120 euros*, retirando o carro no Aeroporto de Roma e devolvendo no Aeroporto de Milão. Considerando um carro pequeno, para 4 pessoas, o valor do aluguel será bem inferior ao da soma dos bilhetes de trem para essas mesmas 4 pessoas.



Itália Roteiro de 15 dias

*Empresa Ecovia (por meio do site Rentalcars.com, valor simulado em 12 de setembro de 2018).

Mas vamos para o que interessa! O que ver na Itália em 15 dias!

Dias 1, 2 e 3: Roma
Apesar de ser uma opção começar a conhecer a Itália por Milão, eu optaria por começar em Roma. Isso porque a Capital é uma das mais importantes (se não a mais!) cidades italianas e, também por isso, vai demandar muita energia para se “bater perna” por lá! Definitivamente, tem muito o que se ver!


Itália Roteiro de 15 dias
Pantheon, no centro de Roma

Itália Roteiro de 15 dias
O maior cartão postal da Capitale, o Colosseo

Chegando na região central por volta do horário do almoço, é possível aproveitar já a tarde desse primeiro dia e eu indico mais 3 dias inteiros por aqui (veja a continuação no “Dia 5”). Recentemente escrevi um post detalhando todas as atrações de Roma, que você pode consultar AQUI!.

Dica: Talvez seja mais interessante alugar o carro ao deixar Roma, visto que nesses três primeiros dias sua locomoção poderá ser facilmente realizada de metrô e a pé!

Dia 4: Napoli e Pompeia
Na manhã do quarto dia sugiro um bate-volta até as cidades de Napoli e Pompeia. É possível visitar o sítio arqueológico de Pompeia ainda durante a manhã (visita aproximada de três horas) e na parte da tarde conhecer a cidade de Napoli, a região do Porto, a Piazza del Plebiscito e ainda os Castelos Nuovo e Sant’Elmo.


Itália Roteiro de 15 dias
O sitio arqueológico e suas ruas de pedra de mais de dois mil anos
Dica: Adapte seu roteiro caso venha no verão ou estações intermediárias para passar um dia na Ilha de Capri! O visual é incrível e vale muito a pena!

De carro, o percurso total pode ser feito em cerca de 2 horas e meia. Já de trem, entre Roma e Napoli, em aproximadamente 1 hora e 10 minutos (expresso Freccia) e mais 45 minutos de Napoli até Pompeia, em trem regional.


Itália Roteiro de 15 dias


Retorno para Roma no fim do dia. Aproveite para conhecer alguns pontos da Cidade Eterna durante a noite como o Colosseo ou a Fontana di Trevi. Ficam incrivelmente lindos iluminados!

Dia 5: Roma
Amanhecendo em Roma, reserve esse último dia na Capital para conhecer a região do Vaticano. Programe-se, se for de seu interesse, para que essa data seja uma quarta-feira ou um domingo, dias onde é possível participar da Audiência ou assistir ao Angelus com o Papa (novamente, se for de seu interesse). Confira o relato da minha visita ao Vaticano AQUI.


Itália Roteiro de 15 dias
Basilica San Pietro, no Vaticano
Após o almoço, partida para Firenze. O trecho é feito em aproximadamente 3 horas de carro ou em cerca de 1 hora e meia de trem. O valor do bilhete é de 19,90 euros por pessoa.


Itália Roteiro de 15 dias


Dica: aprecie incansavelmente, de trem ou de carro, a linda paisagem dos campos de girassóis do interior da Toscana! É incrível!!!

Dia 6: Firenze
Amanhecendo em Firenze, passe o dia desbravando as ruas da cidade que é o berço do Renascimento Italiano. As atrações são inúmeras, mas só para citar algumas: Ponte Vecchio, Piazza della Signoria, Piazza della Repubblica, Palazzo Vecchio, a Piazza del Duomo e a Cattedrale di Santa Maria del Fiore, Piazza Pitti e a Piazzale Michelangelo.

É em Firenze também que está David, de Michelangelo. Para mais informações, acesse o site ofical da Galleria dell'Accademia di Firenze AQUI.


Itália Roteiro de 15 dias
Ponte Vecchio, em Firenze
Dia 7: Pisa
Partindo de Firenze, chegue até a cidade de Pisa em aproximadamente 1 hora, seja de carro ou de trem. Visite a famosa Torre di Pisa, mundialmente conhecida pela sua inclinação e percorra o centro histórico da cidade. O valor do bilhete para ingressar na Torre é de 18 euros por pessoa.


Itália Roteiro de 15 dias


No fim da tarde, saída para Bologna. O trajeto de carro dura cerca de 2 horas e 15 minutos. Já de trem é preciso voltar até Firenze e dali partir para Bologna (uma mudança de trem). A viagem dura aproximadamente 2 horas.


Itália Roteiro de 15 dias

Dia 8: Bologna
Amanhecendo em Bologna aproveite o dia para descobrir a Cidade Vermelha, conhecida pelas centenárias Universidades e pela famosa Lasagna Bolognesa! Confira AQUI as dicas e o relato dessa cidade incrível, que tive a oportunidade de conhecer no começo desse ano.

No fim da tarde, saída para Veneza. O percurso de carro leva cerca de 1 hora e 50 minutos. Já de trem, na modalidade expresso, é possível chegar a Veneza em 1 hora e meia ou, na modalidade regional, em 2 horas e 10 minutos. Confira abaixo a variação de valores entre os bilhetes:


Itália Roteiro de 15 dias
Pernoite em Veneza.

Itália Roteiro de 15 dias
Bologna é famosa por suas Torres. Na foto a famosa Torre degli Asinelli

Dias 9 e 10: Veneza
Aproveite o nono e o décimo dia em uma das cidades mais encantadoras da Itália e do mundo! Veneza é deslumbrante em qualquer época do ano e definitivamente não pode ficar de fora do seu roteiro pela Itália.

Confira AQUI o meu relato de viagem com dicas, sugestões, passeio de gôndola e muito mais pelos canais de Veneza.


Itália Roteiro de 15 dias
Os famosos canais e suas românticas gôndolas, em Veneza

Itália Roteiro de 15 dias
Basilica San Marco, em Veneza


Dia 11: Verona e Milão
Na manhã do dia 11 saia cedo de Veneza em direção à Verona. A cidade, mundialmente conhecida como o local onde se desenrolou a trágica história de amor de Romeu e Julieta, é simplesmente encantadora e merece o passeio de um dia inteiro!

De Veneza até Verona de carro, estipule aproximadamente 1 hora e 15 minutos. Já de trem, o percurso pode ser realizado em menos de 1 hora.


Itália Roteiro de 15 dias


Confira AQUI todos os detalhes da cidade de Verona no meu relato de viagem!

No fim da tarde, prossiga até a cidade de Milão. O percurso de carro dura cerca de 2 horas. De trem, o trecho é realizado em cerca de 1 hora de 15 minutos.


Itália Roteiro de 15 dias


Itália Roteiro de 15 dias
Verona

Itália Roteiro de 15 dias
Arena de Verona
Dia 12 e 13: Milão
Aproveite os dias de número 12 e 13 para conhecer e desbravar a capital financeira da Itália. Milão, que também é conhecida como a capital da moda italiana, oferece diversas atrações culturais e arquitetônicas, entre elas o Duomo di Milano, o Castello Sforzesco, os bairros de Brera e Navigli e ainda o Cenacolo Vinciano, onde está a obra mundialmente renomada Última Ceia, do célebre Leonardo da Vinci.


Itália Roteiro de 15 dias
Arco della Pace, em Milano

Itália Roteiro de 15 dias
Detalhe da arquitetura do Duomo di Milano
Confira AQUI as dicas para visitar o Duomo di Milano e clique AQUI para conferir como visitar A Última Ceia de Da Vinci em Milão.

Dia 14: Bergamo/Como/Lecco/Lugano (Suiça)/Genova/Torino/Chiesa
Milão está muito próxima de cidades incrivelmente encantadoras, muitas vezes deixadas de lado na maior parte dos roteiros turísticos.

Como dica de passeio do tipo “bate-volta” saindo de Milão eu indicaria para o 14º dia uma das cidades à seguir:

Monza, há apenas 20 km de Milão;
Bergamo, há 50 km de Milão;
Como, também há 50 km de Milão;
Lecco, há 55 km de Milão;
Lugano, cidade já em território Suíço, há 78 km de Milão;
Genova, há 145 km de Milão;
Torino, há 140 km de Milão;
Chiesa in Valmalenco, e suas estações de ski, há 160 km de Milão.

Clique no nome das cidades e confira meu relato de viagem em cada uma delas!

Dia 15: Milão e Retorno ao Brasil
De Milão você poderá embarcar direto para o Brasil, pelo aeroporto de Malpensa. Caso seu voo saia de Roma, poderá fazer uma conexão ou retornar até a Capital de trem para, dali, embarcar de volta para o Brasil.

Vale lembrar que todas as simulações de bilhetes de trem foram realizadas no site da Trenitalia, com aproximadamente um mês de antecedência ao dia da viagem. Valores consultados em setembro/2018.

Un abbraccio e alla prossima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário