21 março, 2018

Contas de Concessionárias na Itália: luz, gás, telefone e RAI


Ciao a tutti!

Boletos de contas a pagar! Aqui na Itália as contas chegam de maneira muito simular às do Brasil, com algumas particularidades.

A primeira delas, e talvez a que mais difere dos costumes no Brasil, é que as contas de consumo são bimestrais. Ou seja, pagamos de uma só vez o que consumimos durante os dois últimos meses. Por exemplo, agora no mês de março paguei a conta de luz, da concessionária Enel referente ao fornecimento de energia elétrica nos meses de janeiro e fevereiro.

O boleto é muito bem detalhado e descreve exatamente os valores que o compõem, ou seja, o valor da energia em si consumida, o valor proveniente dos tributos, assim como um histórico de consumo desde o início do fornecimento da energia.

O mesmo ocorre para as contas de gás e telefone. Aqui em casa utilizamos a Gelsia como fornecedora de gás e a Vodafone para a linha telefônica e a internet de fibra.

Curiosidade: um fato curioso é que se você não colocar suas contas de consumo em débito automático, deverá pagar um valor de caução na primeira fatura. A de energia por exemplo, nos cobrou no primeiro boleto um valor adicional de 15 euros. O mesmo valor nos foi reembolsado no mês seguinte, quando colocamos a conta em débito automático.

A imagem abaixo é de um boleto de energia da minha casa onde, nas setas vermelhas temos:

1ª seta: observação do período bimestral do fornecimento da energia;
2ª seta: descrição da composição do valor: fornecimento de energia durante a faixa azul (nos finais de semana e a noite o valor do Kw/h é mais barato) e na faixa laranja (durante o dia dos dias úteis o valor do Kw/h é 4 vezes mais caro) e  tributos;
3ª seta: observação do pagamento do canone RAI.

Conta de Energia na Italia
Conta de Energia aqui na Italia
Televisão

A RAI (Radiotelevisione Italiana) é a sociedade publica de transmissão de TV aqui na Itália e, apesar de ser pública, é a pagamento! Sim, todas as residências devem pagar o “canone RAI”, ou seja, uma espécie de anuidade pela televisão. Basta ter um aparelho de televisão ligado à antena em casa que você será obrigado a pagar o canone da RAI que, para o ano de 2018 foi estipulado em 10 parcelas de 9 euros, ou seja, 90 euros no ano. O valor vem na conta de energia, ou seja, duas parcelas (18 euros) por boleto já que a conta é bimestral.

Se por algum motivo, por exemplo religioso, você não possuir um aparelho de televisão em casa, é possível solicitar então a exclusão do pagamento do boleto de energia. Sem “jeitinhos”, obviamente, já que o sinal daquele ponto não poderá ser utilizado.

Mas, ao contrário do que pensávamos quando chegamos aqui, a RAI deixa muito a desejar no que diz respeito a uma tv à pagamento. Isso porque apesar dos centenas de canais, os conteúdos são extremamente fracos, muitos programas de auditório, dezenas de canais de vendas, mais outro tanto de canais locais das províncias, com poucas opções de canais temáticos como o RAI News, de filmes, esportes e infantis.

Futebol então, nem pensar! Sobram programas de mesa redonda (na maior parte deles a discussão ocorre durante a transmissão da partida, com o cronômetro rolando na tela e uma espécie angustiante de narração medonha simultânea) mas nenhum jogo é transmitido, nem mesmo "unzinho" rs por rodada da Série A. Deve-se assinar a Sky ou recorrer aos bares para um aperitivo durante a transmissão da partida.

Ou seja, para ter a qualidade e variedade de uma tv por assinatura, continuamos tendo de recorrer à Sky e assim reservar um valor à mais no orçamento.

Estimativa de consumo

Muito brevemente, vou deixar abaixo um quadro com os valores médios das contas de consumo nesse quase um ano de residência aqui na Itália. Lembrando que os valores referem-se sempre a dois meses de consumo.

Observação 1: valores para o nosso núcleo familiar de três pessoas, região da Lombardia (Itália Setentrional).

Observação 2: vale lembrar que não utilizamos o gás para o aquecimento da casa. O valor do gás refere-se aos chuveiros, torneiras aquecidas e fogão.

Contas de Consumo na Itália
Nosso gasto médio com as contas de consumo na Italia


Abbraccio e alla prossima!