07 março, 2018

A Sibéria é aqui! Super frente fria aqui na Itália!

Ciaaaooo a tutti!!

Genteeeeee, que frio foi esse!! Hahaha...

Como foi bastante noticiado no Brasil, aqui na Itália recebemos, no fim de fevereiro e começo de março, uma super-ultra-mega frente fria vinda nada mais, nada menos, que da SIBÉRIA!!!

Neve e gelo inclusive em Roma, o que é muito difícil de acontecer, principalmente para essa época do ano, quando estamos nos preparando para receber a primavera! Mas a cidade eterna ficou um encanto! Fotos do Coliseu todo branco, coberto de neve, rodaram o mundo tudo! Eu, particularmente, acho lindíssimo!

Mas o que quero contar mesmo é sobre as medidas que as cidades tomam por aqui durante as nevascas. Posso falar, mais precisamente, sobre a minha cidade.

Uma semana antes de começar a neve, quando as previsões já alertavam para temperaturas inferiores aos -9ºC aqui onde moro, a prefeitura já atualizava a página do facebook diariamente com informações sobre medidas de segurança durante a chegada do “Burian”, como foi chamada a geada vinda da Sibéria.

A prefeitura divulgou de forma insistente o telefone da defesa civil para casos de acúmulo de neve que impossibilitassem a mobilidade dos cidadãos. Além disso, foi intensificada a colocação de sal nas principais vias e acessos da cidade, como escolas, passagens de nível, centro comercial, entre outros, com a finalidade de derreter a neve que caia e prevenir acidentes nessas áreas onde existe uma grande concentração de pedestres.

Minha cidade é bem pequena, portanto não existe (ou pelo menos não tenho conhecimento) de moradores de rua que vivam aqui. Porém, cidades maiores como Milão abriram escolas, estações de trem e metrô e aumentaram as vagas nos abrigos para que os moradores de rua pudessem pernoitar abrigados do frio. Além disso, a polícia municipal realizou rotas noturnas afim de recolher esses moradores e porta-los até os abrigos, com refeição, cobertores e leitos.

Aqui nevou da madrugada de quinta até sábado a noite, precipitação de aproximadamente 12 cm ao todo. O engraçado é que, em dias de céu azul, a temperatura despenca e a sensação térmica é sempre inferior ao que de fato o termômetro está marcando. faz um frio tremendooooo se o céu estiver limpo. Já quando neva, o frio fica mais ameno. Se não houver vento é até tranquilo caminhar ao ar livre, desde que com o agasalho apropriado.

Deixo as fotinhos da nevasca que, enquanto para os italianos é tão comum, para nós do País Tropical é sempre sinônimo de diversão e beleza!!

Baci a alla prossima!

Neve na Itália
Parque Comunale

Neve na Itália
Parque Comunale

Neve na Itália
Parque Comunale

Neve na Itália
Passagem de nível sobre a linha do trem

Neve na Itália
Pracinha pública

Neve na Itália
Calçada cheia de neve!

Neve na Itália
Jardim no terreno do Comune

Neve na Itália
Jardim no terreno do Comune


Neve na Itália
Rua e acesso a estação ferroviária


Neve na Itália
Passagem de carros e pedestres sobre o rio

Neve na Itália
olha o estado na cerca viva! hahahaa

Essa montagem fiz com a primeira foto durante a nevasca e a debaixo, quatro dias depois, com a neve já derretida