14 março, 2018

Utilizando os Serviços do Consulado do Brasil em Milão - Renovação de Passaporte


Ciao!!!

Hoje eu utilizei pela primeira vez os serviços do Consulado Brasileiro aqui em Milão.

Consulado do Brasil em Milão

Começo já elogiando os atendimentos da recepcionista e da atendente que efetuou o meu atendimento. Todos os funcionários bastante atenciosos, educados e prestativos. Atendimento realizado no horário e sem atrasos. Adorei!

O serviço que busquei foi o de Renovação do Passaporte Brasileiro. Acabei fazendo também a transferência do meu título de eleitor para a jurisdição do Consulado de Milão, mas desse assunto contarei os detalhes futuramente.

Passo a Passo

O passo a passo para agendamento de Renovação do Passaporte foi muito tranquilo e intuitivo por meio do site do Consulado do Brasil em Milão. Meu passaporte era ainda do modelo antigo, com validade de 5 anos e iria vencer no mês que vem.

Só me dei conta disso porque em janeiro quando fui para o Brasil, o funcionário da AirFrance no aeroporto me perguntou se eu tinha algum documento que comprovasse minha residência na Europa. Isso porque, se não houvesse essa comprovação eu não poderia embarcar para cá com um passaporte cuja validade era de menos de seis meses. Apresentei a carta d’identità italiana e o passaporte italiano e só assim não tive nenhum problema em embarcar no Brasil com o passaporte brasileiro prestes a vencer.

Agendando o Serviço:

1º passo: agendar o atendimento no Consulado Brasileiro por meio do Portal http://milao.itamaraty.gov.br/pt-br/agendamento_online.xml.

Basta criar uma conta com seus dados pessoais, selecionar o serviço desejado e abrirá o calendário com as vagas disponíveis. Entrei hoje (14/03) por curiosidade para ver como está a agenda e a próxima disponibilidade está para o dia 29/03, ou seja, daqui a 15 dias. No meu caso, quando agendei, a espera também foi de aproximadamente 15 dias.

Dica! Todo dia a meia-noite o sistema abre novas disponibilidades para dali 2 semanas, preenchendo assim casos de desistência ou nova agenda para um próximo dia. Se houver urgência, é viável entrar nesse horário.

2º passo: preencher o formulário online com seus dados e os detalhes do documento requerido.

3º passo: anexar digitalmente os documentos solicitados.

  •          Documento de Identificação Brasileiro (RG, CNH ou Carteira de Trabalho);
  •          Comprovante de quitação eleitoral (que poderá ser emitido gratuitamente AQUI);
  •          Passaporte vencido ou a vencer, folhas da foto e da assinatura;
  •          Comprovante de residência na jurisdição do consulado;
  •          Certidão de Casamento e/ou averbação de divórcio em caso de alteração de nome;
  •          Será necessário ainda fazer o upload de sua assinatura e de uma fotografia, que também deverá ser apresentada no dia do agendamento.


4º passo: imprimir o protocolo de requerimento, assinar no campo específico e colar a fotografia no local indicado.

5º passo: no dia do atendimento dirigir-se ao Consulado com o original dos documentos anexados e com a ficha de solicitação do requerimento.

No dia do Agendamento:

Ao chegar ao Consulado, dirija-se à recepção e entregue seus documentos em original juntamente ao formulário de requisição. Você deverá então aguardar e será chamado pelo nome.

Durante seu atendimento serão colhidas as digitais e você então deverá pagar a taxa de renovação do passaporte (brasileiros adultos, passaporte de 10 anos o valor é de 120 euros).

A partir das 13h00 do mesmo dia do agendamento já é possível retirar o passaporte. Basta novamente aguardar na sala de espera e você será chamado pelo nome. Deverá conferir seus dados no documento, assiná-lo diante do atendente e pronto! Já sai com seu novo passaporte e poderá ficar tranquilo pelos próximos 10 anos!

Observação!
Como estou muito próxima ao Consulado de Milão (menos de 20 km) e tenho flexibilidade de horários optei por fazer todo o processo de renovação do passaporte pessoalmente.
Porém, todo o processo de renovação de passaporte pode ser realizado por meio da Posta, com o serviço chamado Consolato Postale. Para mais informações sobre a documentação necessária e o passo a passo para solicitar o serviço por correspondência, consulte aqui: http://milao.itamaraty.gov.br/pt-br/passaporte_pelo_correio.xml