30 maio, 2019

Conversão da CNH Brasileira em Patente Guida Italiana

Ciao a tutti!!!

Quem acompanhou o desgaste de anos e anos para a aprovação entre os países da lei que permite converter a CNH Brasileira em Patente Guida aqui na Itália já pode realizar o processo desde 2018, inclusive para as CNHs do modelo novo (de 2017 em diante) que vinham sendo barradas pelo departamento de trânsito italiano por não constarem na circular da conversão.

Conversão CNH
Fonte: Flickr

Desde fevereiro de 2019 todos os modelos constam na circular e o processo pode ser solicitado junto à Motorizzazione (departamento de trânsito italiano) do comune/província onde você reside. Porém, como um dos critérios para a conversão é morar há menos de 4 anos na Itália, muita gente acabou perdendo o direito.

A minha conversão solicitei em uma agenzia di pratiche automobilistiche (como uma auto escola / despachante que temos no Brasil) que fez a interface apresentando meu pedido junto à Motorizzazione de Milão. Todo o processo, da entrega dos documentos até a entrega da patente guida italiana levou exatos 90 dias. Esse prazo tende a variar muito, de região para região, devido ao fluxo de pessoas.

Documentos
- CNH Brasileira que aliás, ficará retirada. Aconselho fazer uma cópia. A CNH não pode estar vencida ou ser "permissão para dirigir".
- Certificato storico di residenza, solicitado junto ao seu comune. Alguns lugares pedem que o documento tenha a marca da bollo (selo, carimbo ou inscrição que dá autenticidade aos documentos públicos). Certifique-se com antecedência.  
- Exame Médico, basicamente de vista e algumas perguntas gerais, como estamos acostumados no Brasil. O exame pode ser realizado em uma série de médicos habilitados para esse fim, assim como com seu médico de base. O meu realizei na própria auto escola, com dia e hora marcados por eles.
- 3 fotos em formato tessera, recentes, fundo branco.
- Tradução juramentada da CNH, do português para o italiano.

Valores:
- 25 euros pelo Certificato Médico
- 16 euros pela marca da bollo do Certificato di Residenza
- entre 80 e 100 euros a tradução juramentada da patente (preço aqui na região de Milão)
- 160 euros pelos demais procedimentos junto à Motorizzazione, marca da bollo e honorários da auto escola (esse é outro valor que pode variar consideravelmente).

Vale lembrar que é obrigatório atualizar seus dados na Anagrafe do seu comune após receber a Patente Italiana. As informações referentes à sua patente (como sistema de pontos) e ao seu veículo (revisão, carta di circolazione, solicitação de segunda via) podem ser acompanhadas por meio do Portale dell'Automobilista, do Ministero delle Infrastrutture e dei Trasporti.

Abbraccio e arrivederci!

Nenhum comentário:

Postar um comentário