01 agosto, 2018

Ferragosto: a época mais aguardada por nós, italianos!

Buongiorno amici!


Ahhh o Ferragosto! Para os italianos sinônimo de férias, praia, passeio pelos lagos, pic-nic na montanha, curtição ou muito descanso! A verdade é que o feriado do dia 15 de agosto é um dos (se não o mais) esperado pelos italianos. E por aqui tudo pára: é a época que as escolas estão de férias entre um ano letivo e outro, a época que as empresas dão férias coletivas para os funcionários e, acima de tudo, alto verão italiano!

Ferragosto

Na história, as festividades do Ferragosto precedem o século XVIII a.C e originalmente celebravam o fim anual dos trabalhos agrícolas. Nessa ocasião os trabalhadores obtinham gorjetas e conquistavam o descanso pelo trabalho pesado que tinham acabado de concluir.

Já nos anos 20, o regime fascista instituiu entre os dias 13 e 15 de agosto passagens de trens com preços muito reduzidos, além da organização de excursões para o mar e as montanhas, acessíveis também para famílias de menor poder aquisitivo. Nessa época nasceu a tradição do pic-nic durante o Ferragosto.

No dia 15 de agosto, ou seja, o Ferragosto, também é comemorada a Festa da Assunção de Maria. 

Ferragosto na prática
Na prática o Ferragosto tem também diversos pontos negativos. Costumo comparar muito com a semana entre Natal e Ano Novo no Brasil, ou até mesmo com o Carnaval.


Para quem sai de férias, que é o nosso caso esse ano, prepare-se para tudo, mas t-u-d-o mesmo muito cheio! Hotéis com reservas esgotadas, restaurantes com fila de espera, preços mais altos que o normal, pequenos supermercados nem sempre abastecidos, praias lotadas, lagos lotados, ruas de cidades turísticas lotadas, enfim! Todo mundo estará de férias, junto com você... Ahhh sim, e com os Alemães! Nossos vizinhos adoram vir passar o verão conosco! Eu sou suspeita para falar pois adoro a cultura alemã, então são muito bem vindos! Herzlichen willkommen!

Para quem fica na cidade e não tira férias nessa época, sugiro antes de mais nada se programar. Sim, pois mesmo que sua rotina não se modifique, a da grande maioria em sua volta irá se modificar: prepare-se para a maior parte dos comércios fechados ou com horário reduzido. E isso inclui órgãos públicos, transporte público e até farmácias em sistema de plantão!

Lembro que em 2016 tive minha primeira “experiência” de Ferragosto quando fiquei esperando mais de 1 hora no ponto de ônibus – desavisada master, italiana principiante! A grandíssima maioria das empresas de transporte público passam a ter um horário diferenciado para o período “estivo” (alta temporada, verão), principalmente durante o mês de agosto. Já no ano passado, precisei imprimir um documento e não havia uma cartoleria (papelaria) aberta na minha cidade! Achei melhor comprar uma impressora do que ir até outra cidade – italiana intermediária! Nesse ano, já fiz a solicitação dos livros escolares da minha filha, pois a livraria adivinhem??? Sim!!! Fechará e retorna apenas em 25 de agosto, o que faz de mim uma italiana avançada no quesito Ferragosto! 🏆👊👏

Só de curiosidade, deixo algumas fotinhos que fiz nas vitrines de alguns comércios aqui na minha cidade. Bacione e alla prossima!


Ferragosto na Itália
Cartoleria

Ferragosto na Itália
Cafeteria / Restaurante

Ferragosto na Itália
Loja de Roupas

Ferragosto na Itália
Farmácia

Ferragosto na Itália
Loja de Móveis


Nenhum comentário:

Postar um comentário