11 agosto, 2018

Dica de Viagem: Füssen e Castelo de Neuschwanstein – Pt. 1

Buongiorno a tutti!

Esse mês tive novamente a oportunidade de cruzar as fronteiras da Itália e conhecer mais uma cidadezinha, dessa vez no sul da Alemanha, mais precisamente na divisa com a Áustria. Cheguei à Füssen com o propósito de conhecer o tão famoso e encantador Castelo de Neuschwanstein e as paisagens que vi, tanto no caminho quanto por lá, renovaram meus conceitos de “conto de fadas”!


Füssen e Castelo de Neuschwanstein
Castelo de Neuschwanstein 
Fui de carro de Milão a Füssen (Alemanha) fazendo apenas pequenas paradas pelo caminho. Saí numa terça-feira às cinco da manhã e fui direto ao Castelo, chegando lá por volta das 11h00. Fiz duas paradas que renderam fotos incríveis e mostro mais abaixo. Pernoitei na cidade de Füssen, fiz um tour pela manhã e retornei na tarde seguinte.

Füssen e Castelo de Neuschwanstein
Füssen

A Motivação: conhecer Füssen e o Castelo de Neuschwanstein

Imagine então esse cenário: verão europeu, interior da Alemanha, campos verdes feito tapetes do sul da Baviera e uma cidadezinha que parece maquete, em estilo típico bavarese, casas típicas, coloridas e que se inserem em uma região chamada “Rota Romântica”. Assim é Füssen. Pouco mais de 14 mil habitantes em um território de cerca de 43 quilômetros quadrados.


Füssen e Castelo de Neuschwanstein


O ápice da beleza, entretanto, está na cidade vizinha Schwangau, mas se chega facilmente de ônibus ou carro em 5 minutos. O Castelo de Neuschwanstein visto ainda da parte de baixo da cidade é apenas um ponto branco, no alto de uma montanha rochosa de vegetação densa. Mas acredite: a visão de conto de fadas, príncipes e princesas é tão real que me fez oscilar entre gritos de entusiasmo e choro de emoção! kkkkk


Füssen e Castelo de Neuschwanstein
Primeira vista que tive do Castelo 😍

Quer conhecer a Europa partindo da Itália? Acesse também:
Monaco: passeio de um dia saindo de Genova
Lugano:um pedacinho da Suíça no quintal de casa

Como chegar
De carro, saindo de Milão, chega-se à Füssen em cerca de 5 horas, se não fizer paradas. Mas além da necessidade de “esticar as pernas” a paisagem linda do caminho te fará parar e apreciar. Os 500 km são percorridos pelas estradas A9 na Itália, sentido Como, A2 na Suíça, sentido San Bernardino, E43 fazendo divisa com o pequeno País de Liechtenstein, A14 ao entrar na Áustria e por fim percorre-se as 308/310, já dentro da Alemanha. Nem preciso falar que todas são verdadeiros tapetes, muito bem sinalizadas. Velocidade permitida em grande parte de 130 km/h que nem se sente, tamanha qualidade do asfalto.

Ainda na Suíça, mais precisamente em meio aos Alpes, minha primeira parada foi no vilarejo de Sufers, cujo lago de águas turquesa retoca a paisagem como numa pintura! A cidade dispõe de um posto de gasolina, uma agência de correios e um restaurante e tem apenas 125 habitantes, densidade de apenas 3 habitantes por quilômetro quadrado! É pedir muito querer ser o 126º? Rs...


Sufers

Sufers

Sufers
A cidade está há 1430 m do nível do mar. Repare nas nuvens baixinhas!
Voltando para a estrada, pedágios apenas dentro da Itália, valor de 2,80 euros. Já de combustível, se seu carro for à diesel como o meu, gastará cerca de 50 euros ida e volta. Vale lembrar que se cruzará as fronteiras da Suíça, Áustria e da Alemanha. Não fui parada pois já tenho o selo de permissão para entrar com meu carro na Suíça (chama-se "vigneta" e tem um custo anual de 43 euros). Portanto, obrigatoriedade máxima de documentos originais e na validade tanto para o carro quanto para os passageiros!

Dica: se você for alugar um carro aqui na Itália não esqueça de avisar à locadora caso tenha interesse em cruzar fronteiras. Apesar de não haver nenhum problema em entrar com um carro italiano em outro país, alguns documentos extras podem ser exigidos, como a comprovação do pagamento do seguro. Isso vale se seu carro for próprio também!

Quem optar por ir de ônibus pode (e deve!) aproveitar a oportunidade e conhecer também a cidade de München (Munique para os brasileiros e Monaco da Baviera para os italianos). Digo isso porque Füssen fica fora da rota dos ônibus e trens de maior circulação, mas com diversas opções saindo de Munique!

Com a empresa FlixBus os valores são:
- Saindo de Milão e indo para Füssen com troca de ônibus em Verona: 36 euros por pessoa, duração da viagem de 9h e 50 minutos.
- Saindo de Milão e indo direto para Munique sem troca de ônibus: 28 euros por pessoa, duração da viagem de 8h e 15 minutos.
- Saindo de Munique e indo direto para Füssen sem troca de ônibus: 8 euros por pessoa, duração da viagem de 2h e 25 minutos.

Estacionamento
Toda a área aos pés da montanha onde está o Castelo é servida de estacionamentos para quem fará a visita. O valor da diária é de 6 euros e as vagas podem ficar limitadas em meses de alta temporada como julho e agosto. Cheguei por volta das 11 da  manhã e, apesar dos estacionamentos estarem bem cheios esperei apenas 10 minutos por uma vaga. Os preços são de agosto/2018.


Castelo de Neuschwanstein
Os "Ps" em azul no mapa é onde estão os estacionamentos
Chegar até o Castelo
Tenha em mente que se leva cerca de 40 minutos para chegar a pé até o Castelo partindo da região onde está a bilheteria. E prepare-se para subida! Apesar de estar em meio à mata, o que confere um ar fresco e úmido mesmo durante os dias mais quentes do verão, é possível percorrer alguns percursos: dois deles menos ingrimes, de asfalto, que levam diretamente ao Castelo e um outro de pedras, mais ingrime, que leva próximo até a chegada dos ônibus e acesso à Marienbrücke. Subi pelo de pedras e desci pelos de asfalto, metade do caminho em cada.


Füssen e Castelo de Neuschwanstein

Füssen e Castelo de Neuschwanstein
Vias de acesso ao Castelo, no percurso a pé
Existem ainda opções de charrete e ônibus que levam os visitantes até bem próximo da região de acesso à Marienbrücke e ao Castelo. O valor do ônibus é de 3 euros (ida e volta) por adulto. Crianças pagam 1,50 euros. Atente-se também aos horários do ônibus. No verão o última parte às 17h30 e no inverno às 15h30.

Visita ao interior do Castelo de Neuschwanstein
O Castelo que inspirou os estúdios Disney para a realização do castelo da Cinderela (aquele da abertura dos filmes) existe! Neuschwanstein foi idealizado pelo Rei Ludwig II da Baviera e, apesar de não ser um Castelo Medieval (sua construção data de 1869) foi projetado aos moldes de um. O Castelo, entretanto, nunca foi terminado. Ludwig morreu aos 40 anos após ser diagnosticado insano e feito prisioneiro em seu Castelo. Levado posteriormente para Berg, Ludwig II foi misteriosamente encontrado morto nas águas do Lago Starnberger.


Füssen e Castelo de Neuschwanstein


Fotos dentro do Castelo não são permitidas. Porém é possível visitar os aposentos reais, seus escritórios, grandes salas cujos afrescos fazem sempre referências às lendas alemãs de Lohengrin, o Cavaleiro Cisne e à opera de mesmo nome de Richard Wagner, amigo próximo de Ludwig II.


Füssen e Castelo de Neuschwanstein

Füssen e Castelo de Neuschwanstein

Füssen e Castelo de Neuschwanstein

Füssen e Castelo de Neuschwanstein


Bilhetes
A solicitação de bilhetes para ingresso no Castelo deve ser feita com antecedência, de forma online. Por meio do site oficial (acesse por AQUI) se faz a “reserva” preenchendo um formulário com o dia e a hora da visita. Alguns dias depois chegará por e-mail a confirmação da solicitação. O pagamento deve ser feito na bilheteria, apenas no dia da visita no momento de retirar os ingressos.

Faça a solicitação com a maior antecedência que puder: a minha realizei no dia 16 de maio. A confirmação foi validada no meu e-mail no dia 28 de maio e a visita ocorreu no dia 7 de agosto. Uma taxa de serviço de 1,80 euros é cobrada por pessoa, mas acredite: vale muito a pena pagar. Primeiro porque na alta temporada você irá saltar uma fila de aproximadamente 40 minutos para comprar os bilhetes (veja na foto abaixo!) e segundo porque, chegando às 11 da manhã, havia bilhetes disponíveis apenas para visita às 17 horas. Ressalto que a última visita durante o verão acontece às 18h. O valor do bilhete é de 12 euros por adulto. Crianças e jovens de até 18 anos não pagam!


Füssen e Castelo de Neuschwanstein
Voucher dos tickets recebido por email

Atenção: os bilhetes devem ser retirados obrigatoriamente em até 1h30 antes do horário da visita. A parte boa é que com a reserva online havia apenas uma pessoa na minha frente na hora que cheguei.


Füssen e Castelo de Neuschwanstein
A fila para quem não reserva online leva cerca de 40 minutos

Füssen e Castelo de Neuschwanstein
Como fiz a reserva online, a fila é preferencial. Não esperei nem um minuto
Dica: a entrada no Castelo se dá por catracas eletrônicas. Os bilhetes têm um código de barras onde é possível passar pelas catracas apenas nos 5 minutos que antecedem a visita. Nem antes e nem depois! Após esses 5 minutos seu bilhete perde a validade e não poderá ser trocado. Portanto, atente-se, muito, muito e muito!


Füssen e Castelo de Neuschwanstein
Catraca de acesso ao Castelo
Marienbrücke
É daqui que se tem uma das vistas mais encantadoras do Castelo de Neuschwanstein. A ponte, de 35 metros de altura, está localizada em uma região privilegiada, que confere uma vista incrível do Castelo. Atente-se já que um pedacinho de ponte será bastante disputado para aquela foto típica de quem visita o Castelo. De toda forma, as pessoas parecem compreender o momento de cada um de fazer suas fotos e existe uma certa organização. Melhor assim!

Marienbrücke

Marienbrücke
A ponte tem singelos 35 metros de altura e o assoalho de madeira balança com o caminhar dos centenas de turistas


Marienbrücke
Vista do Castelo a partir da famosa Marienbrücke
Minha visita foi em agosto, alta temporada de férias dos europeus e alto verão por aqui... Imagina como estava a circulação na ponte!!! Mas vale a pena, tanto o tempo de espera – que nem é tanto assim, diria uns 15 minutos, quanto o acúmulo de turistas. A vista é indescritível!

Füssen e Castelo de Neuschwanstein
Marienbrücke disputadíssima!
Marienbrücke
Em um ângulo oposto, ou seja, a partir do Castelo, essa é a vista da Marienbrücke 
Castelo de Hohenschwangau e outras atrações ao redor de Neuschwanstein
O Castelo de Hohenschwangau está na parte baixa da montanha, muito próximo à bilheteria e à parada de ônibus. Desse ponto, em apenas 10 minutos se chega em seus portões de entrada. Apesar de não ter sido construído por Ludwig II o mesmo o visitou muitas vezes em sua adolescência, além de ter hospedado aqui seu célebre amigo Richard Wagner.

Visitei essa atração apenas por fora, já que havia passado bastante tempo em Neuschwanstein. O bilhete de ingresso pode ser adquirido em forma de combo com o outro castelo ou singularmente. Os valores são os mesmos, assim como os horários dos tours. Atente-se apenas para um prévio planejamento de horários para a visita aos dois castelos.


Hohenschwangau

Hohenschwangau

Hohenschwangau

Hohenschwangau


Próximo à Hohenschwangau está também o lago Alpsee. Durante o verão é muito comum, para turistas e locais, se banharem nas águas límpidas turquesa do lago. Mesmo que apenas para molhar os pés e admirar o visão incrível das montanhas da Bavária. Eu escolhi ver o entardecer por aqui. E saí com a energia recarregada! O lugar é incrível!



Alpsee

Alpsee

Alpsee
Vista do Lago Alpsee a partir do Castelo de Neuschwanstein
Füssen
Confira a segunda parte desse relato com fotos, atrações e dicas do que fazer, comer, ver e onde se hospedar em Füssen AQUI!

Abbraccio e ci vediamo presto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário