06 maio, 2018

Quanto custa uma compra no Supermercado?


Ciao, ragazzi. Come state?

Algumas pessoas me perguntam sobre o custo de vida e o valor das despesas que temos aqui na Itália. Já fiz um post sobre as contas de consumo, que você pode conferir AQUI e hoje vou falar sobre os custos com supermercado. Ah! Também dei uma dica interessante de como economizar no supermercado AQUI.

Mas antes de tudo, quero dizer que nossas compras da casa fazemos em três lugares diferentes: o supermercado MD para alimentos não perecíveis, algumas coisas de geladeira e enlatados, o Carrefour para açougue e hortifrúti e o Acqua e Sapone para produtos de higiene pessoal e limpeza.

Itens Não Perecíveis e de Geladeira

Hoje fiz a compra no MD e apesar dela não estar completa porque ainda tenho alguns itens da compra passada, é assim que costuma ser. Foram 66 artigos, entre arroz, macarrão, feijão, óleo, queijo, atum, farinha, pães, entre outros.

Dica: aproveite as promoções e acho que isso vale no mundo todo. Apesar de termos o costume de fazer uma compra grande no mês, sempre que vou comprar as frutas, verduras e frios para o lanche da escola da minha filha, acabo aproveitando para comprar um ou outro item que estiver em promoção.

Hoje comprei itens de mercearia e geladeira, além das merendinhas para o lanche da escola. Para não descrever item por item, deixo a foto dos produtos. Valor: 73,68.

Supermercado na Itália



Já expliquei na postagem dos Ovos de Páscoa (AQUI) o porquê não se deve converter o valor para reais, mas entender o quanto o valor da compra representa em percentual do seu salário. Só assim a correlação fará sentido ao comparar Brasil e Europa. Essa compra acima, por exemplo, representaria 4% de um salário médio aqui na Itália.

Açougue

A compra de açougue fiz no Carrefour e é suficiente para aproximadamente 15 dias. Como eu praticamente não como carne, acho que para muitas famílias de três, como a nossa, a quantidade não daria para 15 dias, mas aqui em casa dá!

Os 5 itens dessa compra, duas bandejas de carne moída sceltissima (explico mais abaixo), uma bandeja de carne moída scelta, uma bandeja de peito de frango sem pele e sem osso e uma bandeja e carne scelta em pedaço, custaram €26,23. Mais a batatinha congelada de 450 gramas por €0,95.

Supermercado na Itália


Fato é que aqui na Itália, e com certeza aqui no norte onde moro, comprar carne é caro! Abaixo deixo algumas fotinhos que fiz no supermercado, de produtos que não adquiri, para se ter uma ideia dos valores por aqui.

Supermercado na Itália
Coxa de Frango - 4,99/kilo

Supermercado na Itália
Carne equivalente ao coxão duro - 8,78/kilo


Supermercado na Itália
Bisteca suína - 5,98/kilo

Supermercado na Itália
Linguiça suína - 4,79/kilo

Curiosidade: A carne moída italiana é dividida em alguns tipos, assim como no Brasil temos de “primeira” ou de “segunda”. São elas:

- sceltissima: a melhor qualidade, com menor percentual de gordura. Preço aproximado: 9,90/kg.
- scelta: a intermediária em qualidade. Utilizo para fazer molhos e receitas combinando batata, repolho, entre outras. Preço médio: 8,48/kg
- trita da sugo: indicada para molhos, porém a alta concentração de gordura faz com que essa opção seja a de menor qualidade. Preço aproximado: 5,98/kg.

Un abbraccio e alla prossima!