24 maio, 2018

A Casa na Itália: nomeclaturas e curiosidades na hora de comprar ou alugar um imóvel (Pt.2)

Ciao Ragazzi!

Dando continuidade ao post sobre as particularidades das casas aqui na Itália (confira a primeira parte AQUI), vou falar hoje de algumas diferenças bem curiosas que percebi ao me mudar para cá. Confira!

Ralos na cozinha, banheiro ou quintal

Não E-X-I-S-T-E-M! Por isso, antes de jogar aquele belo balde de água com sabão e desinfetante no chão do seu banheiro, pense duas vezes. Provavelmente você terá de recolher toda a água com um pano ou esfregão.

O chuveiro, quando não fica dentro da própria banheira, normalmente terá box de vidro ou acrílico, o que torna impossível escoar a água por ali. A saída é recorrer realmente ao velho pano chão.

A casa na Itália
Meu banheiro! 😊


Por esse mesmo motivo não é tão comum encontrar o “rodo” em supermercados menores. Ele não têm tanta utilidade por aqui. As donas de casa usam (e amam!) o já tradicional MOP.

A casa na Itália
Foto: Pixabay
A Vasca
A famosa banheira! Engana-se quem acha que ela é sinal de luxo nas casas aqui da Itália. Acontece que na grande maioria dos banheiros italianos você encontrará uma “vasca”. Seja em uma casa mais requintada, seja em uma bem simples de aluguel.

A casa na Itália
Disposição comum dos banheiros por aqui. Foto: Pixabay
O chuveiro, normalmente, fica dentro da própria banheira. O que te obrigará a entrar na mesma ainda que você queira fazer apenas uma ducha rápida no início do dia.

Iluminação
Uma coisa que me chama muito atenção nas casas aqui na Itália é o costume de colocar a iluminação na parede do cômodo ao invés de instalar (fiação e a própria lâmpada) no teto do imóvel. As duas casas que já morei aqui na Itália eram assim. Abaixo deixo algumas fotinhos da minha sala e do meu quarto. Particularmente não gosto dessa forma, pois parece que o ambiente está sempre mal iluminado, sempre escuro.

A casa na Itália

A casa na Itália

Aliás, o tipo das lâmpadas que têm aqui na minha casa também foi uma novidade para mim. Lâmpadas do tipo “alogena”, que eu nunca tinha ouvido falar. Iluminam por um tipo de filamento e são incandescentes, ou seja, têm aquele aspecto amarelado que eu também não gosto. Como a casa é alugada, vou trocando por novas fluorescentes à medida que vão queimando.


A casa na Itália


Riscaldamento Autônomo
Lembro da primeira vez que vim para a Europa e me deparei no banheiro do hotel com isso 👇. Achei que era suporte de toalha!Rs...

A casa na Itália

As casas aqui na Itália e na Europa em geral são comumente aquecidas por meio de “riscaldamento a gás”. Tudo parte de uma “caldaia”, algumas vezes autônoma para cada apartamento, outras vezes centralizada para todo o prédio, que aquecem a água e distribuem por meio de encanamento para toda a casa. Em cada cômodo existem os “termosifones” que, como um radiador, dissipam o calor da água para o ambiente o fazendo aquecer.

A casa na Itália
Fonte: Pixabay
A temperatura é controlada em uma central na casa e, em cada "termosifone" dos ambientes há uma espécie de controle de fluxo da água. Se bastante aberto o cômodo se aquecerá mais rápido, se fechado não se aquecerá. O que é muito útil a noite quando, por exemplo, deixamos aberto apenas do quarto onde estamos economizando assim na conta do gás.


A casa na Itália


A Cantina
É o que conhecemos no Brasil como o porão. Apesar de não ser mais comum encontrá-lo nas novas construções do Brasil, aqui a existência da cantina em uma casa será um ponto positivo que o consultor imobiliário fará questão de expôr na hora de te mostrar uma propriedade.

Normalmente a cantina fica no subsolo do prédio, onde cada proprietário terá sua porção individual. Muitos utilizam o espaço para usar como lavanderia. Outros para guardar ferramentas e fazer o famoso “quartinho da bagunça” e há ainda aqueles que a utilizam no sentido original da palavra, ou seja, para armazenar garrafas de vinho.

A casa na Itália
Fonte: Google
O Box
O box é um espaço muito parecido com uma “caixa” em proporções gigantes, para guardar o carro. Também conhecido como “garage” nem sempre ficará no interior do condomínio ou do prédio (nesse caso será chamado de posto auto, ou seja, uma “vaga”).

A casa na Itália
Fonte: Google
Algumas vezes são apartados da casa ou apartamento, podendo ficar até do outro lado da rua. Também por esse motivo muitas vezes são vendidos de forma apartada da casa, independente da aquisição ou não do imóvel.

A casa na Itália
Fonte: Google

A casa na Itália
Fonte: Google
Abbraccio e alla prossima!