25 setembro, 2017

Posto de Combustível Self-Service na Itália

Buongiorno a tutti!!!

Assim como outros serviços aqui na Europa, abastecer o combustível da nossa "macchina" pode ser feito também na forma self-service nos postos italianos.

O que pode parecer meio complicado no começo é bem simples e o melhor: custa menosSim, abastecer seu próprio carro te dará alguns centavos de desconto no valor do combustível. Ou melhor, usar o serviço de frentista do posto acaba por encarecer o valor total do produto.

A dica é sempre prestar atenção na hora de entrar no posto, visto que as bombas específicas para o auto-atendimento estarão marcadas com a expressão self-service. Do contrário, o frentista virá e fará o serviço para você.

Resumidamente, existem três formas de abastecer o próprio carro:

1) Realizar o pagamento na máquina com o valor do abastecimento desejado (muito parecido a um caixa eletrônico bancário) e liberar a bomba para o abastecimento;

2) Realizar o abastecimento no valor desejado e se dirigir à loja de conveniência do posto para realizar o pagamento (aqui, também pode acontecer o inverso: primeiro paga e depois abastece);

3) Realizar a liberação da bomba por meio do cartão de crédito ou dinheiro e liberar a bomba para abastecimento, sem necessariamente pré determinar o valor. Essa modalidade explico no passo a passo a seguir:

Passo 1:
Ao estacionar o carro próximo à bomba self-service, dirigir-se à máquina de pagamento. Escolher a bomba, inserir o cartão e digitar a senha. Não será solicitado o valor do abastecimento.

Abastecer o carro na Itália


Passo 2:
Na bomba selecionada, escolher o tipo de combustível (benzina, diesel, etc.). Retirar a mangueira e proceder com o abastecimento, acompanhando no visor da bomba o valor e a litragem parciais.

Abastecer na Itália



Passo 3:
Ao concluir o abastecimento com o valor desejado realocar a mangueira no bocal da bomba e retirar o recibo de pagamento na máquina de auto atendimento.





Vale lembrar que em muitos casos, seja durante a noite ou em postos de combustível localizados em lugares mais isolados, não existem frentistas, apenas a opção de auto atendimento.

Abbraccio ed arrivederci!