15 agosto, 2017

De Milão a Turim, a “Paris Italiana” (Parte 1)

Ciao Amici!!!

Torino, ou Turim em português, é a capital da Região do Piemonte e a quarta cidade mais populosa da Itália, com mais de 900 mil habitantes. Quando se fala em economia é a terceira maior, ficando atrás apenas de Roma e de Milão.

A cidade, que fica há 140 km de Milão, está também há apenas 110 km da divisa com o sul da França.  

Turim é conhecida como a “Pequena Paris”, ou a “Paris Italiana”. Isso devido à sua arquitetura, disposição das praças e avenidas, pequenos cafés ‘vintage’ e, principalmente, por conta de suas luzes noturnas que dão um ar romântico e saudosista à cidade.

Torino Turim Itália
Piazza Vittorio Veneto (Wikipedia)

Torino Turim Itália
Piazza Castello (Wikipedia)


Viajei de carro, a partir de Milão, e nas minhas viagens por aqui costumo sempre planejar com o site ‘Calcolo Percorso’ (http://calcolopercorso.it/it). O site faz uma simulação do gasto que se terá no percurso, levando em conta as variáveis de quilometragem, tipo de combustível e pedágios. É possível alterar rotas, simular diferentes caminhos e conhecer o gasto final do percurso.

Torino Turim Itália
Cálculo do percurso de Milão a Turim

De acordo com a ferramenta, no trajeto de Milão a Turim, o percurso de 146 km será realizado em aproximadamente 1 hora e 48 minutos. O valor do pedágio é de 15,60 euros e, utilizando o diesel (é possível alterar para gás ou benzina), o custo com o combustível será de 9,13 euros. O total da viagem, para um  passageiro, é de 24,73 euros.

Só para registrar, o valor final estipulado pelo site foi EXATAMENTE o que eu gastei e refere-se à ida. Ida e volta foram 49,46 euros (ou 16,49 por pessoa, já que viajamos em três).

Viagem de Carro:

O percurso de Milão a Torino é realizado pela autoestrada A4 (Torino-Trieste), direção oeste (A4/E64). Do percurso total, do centro de Milão ao centro de Turim, 125 km dos 146 km são de autoestrada! Com velocidade máxima de 130 km/h o caminho é plano, reto e acontece paralelo às gigantescas montanhas dos Alpes, o que confere uma visual magnifico se o dia estiver aberto e com boa visibilidade. A autoestrada é perfeitamente conservada e bem sinalizada. Resumidamente padrão Europa, o que ainda surpreende a novata aqui! Portanto, ligue seu rádio, coloque suas melhores musicas e desfrute do conjunto perfeito da viagem.

Viagem de ônibus (FlixBus):

Quem ainda não conhece, tem de conhecer a FlixBus. A empresa de ônibus de viagem (pullman, em italiano) opera em mais de 20 países oferecendo preço justo e conforto em seus mais de mil destinos. Os ônibus são equipados com televisores, wifi gratuito (150 MB por trecho) e tomadas para recarregar laptops e celular.

De Milão a Torino e vice-versa, a bordo do FlixBus, a viagem sairá por 17,80 euros por pessoa, conforme simulação abaixo. Lembrando que o tempo de viagem é o mesmo que de carro, ou seja, aproximadamente 1 hora e 50 minutos.

Torino Turim Itália
Simulação do Site FlixBus

Viagem de trem:

Uma terceira opção para o percurso é utilizar a Trenitalia. E, de trem, podemos fazer duas escolha:

Escolha 1: realizar a viagem com trens regionais. Essa opção, ida e volta, sai por 19,80 euros por pessoa. Porém, o trem é ‘parador’ como brincamos por aqui. Ele levará 2 horas e 3 minutos exatamente por ir parando nas estações intermediárias.
Torino Turim Itália
Simulação Trem Regional

     Escolha 2: viajar com a opção de trens de alta velocidade, o FrecciaRossa. Nessa modalidade o trajeto, que de carro e ônibus leva 1h50, será feito em apenas 60 minutos! O inconveniente, entretanto, está no preço: salgados e incríveis 66 euros por pessoa ida e volta.
Torino Turim Itália
Simulação FrecciaRossa - Trem de alta velocidade

    Confira no próximo post as principais atrações turísticas de Turim!

    Alla prossima!