08 julho, 2017

App para dar aquela mãozinha na coleta do lixo!

Ciao Amici!

Hoje a dica é rapidinha e é sobre a coleta seletiva de lixo aqui na Itália! Contei AQUI como funciona a raccolta differenziata, ou seja, a coleta seletiva do lixo nas comunes italianas.

Confesso que ainda estou me acostumando com esse meu novo dever de cidadã italiana (AMOOO) de dispor na rua o lixo todo separado nos dias certos para que os coletores os levem para seu devido fim. E ainda me pergunto onde devo colocar certas coisas! Tipo lata de atum vai junto com o... plástico! Pois é um material totalmente reciclável.

Enfim... Minha última dúvida foi onde colocar a pilha de isopor que veio na embalagem da minha máquina de lavar! Fui consultar a cartilha do comune e não constava nada. Aí recorri à internet e encontrei um App super mega ultra útil!

App Raccolta Rifiuti

COLETA DO LIXO NA ITALIA


O aplicativa está no Google Play (Android) e é bem levinho, tem menos de 5 MB.
A carinha é super intuitiva e oferece alguns recursos bem bacanas. São eles:

1. Busca pelo material: basta digitar o material para descobrir onde o mesmo deverá ser descartado. No caso da pesquisa abaixo o isopor (polistirolo) deverá ser colocado no Plástico (saco amarelo) em caso de pequenas quantidades, ou no indifferenziato (saco cinza).


COLETA DO LIXO NA ITALIA

2. Busca pelo símbolo: caso você não saiba de que material é feita a embalagem, basta localizar o símbolo semelhante ao que estará impresso nela e verificar a cor correspondente à coleta indicada.



3. Programar avisos da coleta de forma personalizada: isso eu achei fantástico! Como os dias da coleta variam de cidade para cidade e (no caso da minha) passa apenas duas vezes por semana, o aplicativo te lembrará de separar aquele tipo de lixo na data correta! Pode parecer bobagem, mas caso eu me esqueça de colocar o "papel" para a coleta na terça feira, o mesmo só irá passar novamente na próxima terça! O mesmo acontece para o plástico na sexta. O único tipo de lixo que é recolhido duas vezes na semana (novamente, na minha cidade) é o orgânico.


Bacione!