Ciao a tutti!!
Desde o mês de setembro de 2017 a
cidade onde vivo aqui na Itália aderiu à nova Carta D’Identità Elettronica. O documento é equivalente ao RG no
Brasil e a versão eletrônica prevê maior segurança e praticidade na
identificação do cidadão.
A carta eletrônica parece com um
cartão de crédito, em plástico, e além dos diversos recursos de segurança
anti falsificação (como foto impressa a laser e codice fiscale estampado em
forma de código de barras) possui também um microchip, semelhante aos utilizados nos passaportes eletrônicos,
onde estão gravados os dados anagraficos do titular, assim como suas digitais.
Carta Elettronica Italiana. Fonte - Wikimedia Commons. |
Por aproximação a um dispositivo
de leitura do chip, os dados do titular são acessados. O que facilita e agiliza
a identificação do cidadão ao apresentar-se
em algum órgão público ou ao atravessar fronteiras, por exemplo.
A maior facilidade do documento
de identificação eletrônico está no fato de o mesmo oferecer uma identidade digital para que se possa,
por meios digitais, utilizar o SPID (Sistema
de Identidade Pública Digital) e requerer serviços públicos como por exemplo
serviços anagraficos, de INPS, autocertificações, de saúde, de transporte, de
instrução, cultura, entre tantos outros.
Como solicitar
Para solicitar a carta d’identità
elettronica, após ter a residência fixada, o cidadão deverá realizar o
agendamento pessoalmente no comune ou por meio da internet no site específico
da Carta http://www.cartaidentita.interno.gov.it/.
Na minha cidade (metropolitana de
Milão) atualmente o agendamento para a solicitação da carta abre agenda para
cerca de 45 dias depois. Antes
disso, apenas com observação de urgência no próprio comune. Aqui quero frisar
que cada comune têm um porte, uma capacidade de atendimento, e sendo assim o
prazo varia.
No dia e horário do agendamento,
o cidadão deve apresentar-se munido do protocolo
de agendamento, de um documento de identificação como passaporte ou carta d’identità
anterior e de uma foto em formato tessera. Além disso, deverá realizar o
pagamento da taxa de confecção e envio do documento no valor de 22,21
euro, tanto para a primeira emissão quanto para renovação.
A carta chegará no endereço de residência em um prazo de
até seis dias úteis. Como a mesma vem por raccomandata (carta registrada) será
necessário que alguém esteja no endereço para assinar o recebimento. Importante: no momento da solicitação
você poderá acrescentar a autorização para uma outra pessoa receber por você.
Somente o titular e essa pessoa delegada poderão assinar o recebimento.
Caso não haja ninguém no endereço, será deixado em sua
residência um aviso. Nesse documento constará um número de telefone da Central onde será possível agendar um novo envio ou
informar que deseja retirar o documento no ufficio da Posta, normalmente o central
da cidade.
Vale lembrar:
A carta d’identità em modelo
cartaceo é valida até seu vencimento. Portanto não é necessário requisitar a
eletrônica antes disso, a não ser que a mesma seja perdida ou danificada.
A validade da carta depende da
idade do titular. Para adultos, maiores de 18 anos, terá validade de 10 anos. Para crianças e adolescentes entre 3 e 18 anos
de idade a validade será de 5 anos e para crianças menores de 3 anos a validade
será de 3 anos.
Falei anteriormente AQUI sobre a emissão da antiga Carta D’Identità.
E AQUI sobre os procedimentos de residência na Itália.
Arrivederci!